domingo, 26 de junho de 2011

Novela: Renascer


Adriana Esteves e Marcos Palmeira em cena de "Renascer". Eles interpretam, respectivamente, Mariana e João Pedro.

Autor: Benedito Ruy Barbosa.
Capítulos: 213.
Horário: 20h30.
Exibição: 8 março-13 novembro 1993.
Elenco: Antônio Fagundes, Adriana Esteves, Marcos Palmeira, Patrícia Pillar, Tarcísio Filho, Herson Capri, Luciana Braga, Cláudia Lira, José de Abreu, Roberto Bomfim, Regina Dourado, Gésio Amadeu, Leonardo Brício, Eliane Giardini, Ana Lúcia Torre, Luiz Carlos Arutin, Betty Erthal, Jofre Soares, Solange Couto, Chica Xavier, Cosme dos Santos, Jackson Costa, Tereza Seiblitz, Leila Lopes, Paloma Duarte, Daniele Rodrigues, Rita Santana, Bertrand Duarte, Toninho da Cruz, Pablo Sobral, Leonardo Vieira, Maria Luisa Mendonça, Cyria Coentro, Jackson Antunes, Marco Ricca, Isabel Fillardis, José Wilker, Cacá Carvalho, Patrícia França, Osmar Prado, Nelson Xavier, Cecil Thiré, Taumaturgo Ferreira e Fernanda Montenegro.
Sinopse: A novela se divide em duas fases: a primeira ocorre quando José Inocêncio (Leonardo Vieira) chega nas roças de cacau em Ilhéus (BA) e finca seu facão em um jequitibá, que representa sua força, acompanhando a trajetória do personagem ao longo na narrativa. Com o passar dos anos, constrói um império do cacau e se casa com Maria Santa (Patrícia França), quem morre ao dar luz a João Pedro (Marcos Palmeira), que o culpa pela morte de seu grande amor.
Já na segunda fase, ocorre quando José Inocêncio (Antônio Fagundes) conserva uma aura mística em torno de si. Os filhos José Augusto (Marco Ricca), José Bento (Tarcísio Filho) e José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) moram e trabalham na cidade grande. Já o caçula João Pedro se mantêm ao lado do pai, mesmo sofrendo com indiferença, e a relação entre os dois piora quando chega Mariana (Adriana Esteves), neta de Belarmino (José Wilker), inimigo de José Inocêncio, morto na primeira fase da novela; e que se acaba casando com este, deixando um golpe para João Pedro.
No final, José Inocêncio é morto por Teodoro (Herson Capri), João Pedro casa-se com Sandra (Luciana Braga), e Mariana vai embora sozinha.
Curiosidades:
  • Teve média de 60 pontos, sendo uma das novelas mais populares da década de 90.
  • Foi reapresentada no Vale A Pena Ver de Novo, entre 14 de agosto de 1995 e 1 de março de 1996, em 145 capítulos.
  • Primeira novela de Leonardo Vieira, Maria Luisa Mendonça, Marco Ricca, Paloma Duarte,Isabel Fillardis e Patrícia França, esta última trabalhou em "Tereza Batista".
  • Titulos Provisórios: "Bumba-Meu-Boi" e "Jequitibá Rei".
  • Grande destaque para Maria Luisa Mendonça como a hermafrodita Buba e para Osmar Prado como  o caricato Tião Galinha.
  • Osmar Prado desentendeu-se com a produção e foi afastado, apesar de seu grande papel.
  • Outros grandes temas desta novela foram o celibato religioso através do padre Lívio (Jackson Costa), que se apaixona pela sensual Joaninha (Tereza Seiblitz), e a questão dos meninos de rua, através da menina Teka (Paloma Duarte), que engravida precocemente.  
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Novela: Perigosas Peruas


Mário Gomes e Silvia Pfeifer, respectivamente, como Belo e Leda.

Autor: Carlos Lombardi.
Capítulos: 172.
Horário: 18h40.
Exibição: 10 fevereiro-29 agosto 1992.
Elenco: Vera Fischer, Mário Gomes, Silvia Pfeifer, Alexandre Frota, Guilherme Karan, Françoise Forton, Tato Gabus Mendes, Beth Goulart, Rosita Thomas Lopes, Irving São Paulo, Gerson Brenner, John Herbert, Bianca Byington, Felipe Martins, Rômulo Arantes, Cleyde Blota, Cissa Guimarães, Natália Lage, Nicete Bruno, Flávio Migliaccio, Nair Bello, José Lewgoy e Cassiano Gabus Mendes.
Sinopse: Amigas desde a infância, Cidinha (Vera Fischer) e Leda (Silvia Pfeifer) seguiram caminhos opostos: a primeira virou uma dona-de-casa que jamais pensou em trabalhar fora e, a segunda, tornou-se uma profissional bem sucedida, com aversão a casamento e filhos. Em comum, apenas um amor do passado: Belo (Mário Gomes), filho da italiana Dona Gema (Nair Bello), o qual acabou por casar-se com Cidinha.

O que Cidinha não sabe é que, durante a sua gravidez, Leda também esperava um bebê de Belo e que, com a morte prematura do bebê de Cidinha, Belo havia trocado os bebês na maternidade.
De volta ao Brasil depois de anos de sucesso profissional no exterior, Leda irá reivindicar a guarda da filha com Cidinha. Mas Belo trabalha para os Torremolinos, uma família poderosa da máfia, chefiada pelos primos Franco (Cassiano Gabus Mendes) e Branco (José Lewgoy). E eles envolvem Belo em uma grande enrascada: ou ele mata Leda e Cidinha, ou eles o matam.
Curiosidades:
  • O autor Cassiano Gabus Mendes fora convidado por seu antigo colaborador Carlos Lombardi para atuar na novela após anos sem estar à frente das câmeras, interpretando o "poderoso chefão" Dom Franco Torremolinos. Cassiano confessou, após o fim de Perigosas Peruas, ter detestado a experiência, numa novela em que seu filho mais velho, Tato Gabus Mendes, também fazia parte do elenco, compondo o popular personagem do policial Paulinho Pamonha.
  • Apesar da interessante proposta inicial e de sua boa primeira metade, Perigosas Peruas acabou sofrendo uma acentuada queda de qualidade do meio para o fim e terminou não registrando o mesmo sucesso das novelas anteriores de Carlos Lombardi na Globo: Vereda Tropical (1984) e Bebê a Bordo (1988).
  • Vera Fischer chegou a ser cortada do elenco, devido à problemas que apresentou no início das gravações. Para assumir o papel de Cidinha, chegou-se a convidar Natália do Valle,Bruna Lombardi e Maria Zilda Bethlem. Nenhuma delas aceitou e Vera Fischer pediu para continuar na história, prometendo se comportar bem até o final. Prometeu, cumpriu e sua personagem foi um grande sucesso. Dois anos depois, em 1994, Vera Fischer voltaria a enfrentar problemas com a produção de uma novela, dessa vez, em Pátria Minha. No entanto, não teve a mesma sorte e sua personagem, Lídia Laport, foi tirada da trama, morta num incêndio de um hotel.
  • Após sofrer várias críticas ao seu trabalho na minissérie Boca do Lixo (1990) e em Meu Bem, Meu Mal (1990), Sílvia Pfeiffer finalmente reverteria a situação e agradaria a todos com sua requintada e, ao mesmo tempo, desajeitada Leda, revelando ter talento para papéis cômicos.
  • Duas mudanças foram feitas no texto original: a tentativa de suicídio da menina Tuca (Natália Lage), com 13 anos na época, cortada pela direção da emissora; e o final escrito para Belo (Mário Gomes), que deveria morrer por volta do capítulo 100. Como tinha grande popularidade entre os telespectadores, preferiu-se manter o personagem vivo.
  • Interessante núcleo formado pela Família Torremolinos, encabeçado por Franco Torremolinos, personagem de Cassiano Gabus Mendes.
  • O grupo de cantoras As Frenéticas gravou o tema de abertura especialmente para a novela.
  • Excelente trilha sonora internacional com grandes sucessos do ano de 1992, como All Together Now, com The Farm, Spending My Time, com Roxette, I'm Too Sexy, com Right Said Fred, Senza Una Donna, com Zucchero & Paul Young, Change, com Lisa Stansfield, Give It Away, com Red Hot Chili Peppers, Slipping Away, com Information Society, Get Ready For This, com 2 Unlimited, Tears In Heaven, com Eric Clapton, Hold On My Heart com Genesis, dentre outros.
  • Antes de se tornar apresentadora de telejornais, Fabiana Scaranzi estreou como atriz, nesta novela, com a personagem Joana.
  • John Herbert chegou a ser creditado, em umas das aberturas, como "Jonh Herbert".

Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Biografia: Betty Lago


Betty Lago em 1993.

A atriz Elizabeth Lago Netto nasceu no dia 24 de junho de 1955 em Rio de Janeiro.
Antes de virar atriz, ela era modelo que fazia sucesso internacionalmente. Seu primeiro trabalho na TV foi na minissérie "Anos Rebeldes" (92), e mais tarde, fez "Sex Appeal" (93).
O sucesso dela veio na novela "Quatro Por Quatro" (94), de Carlos Lombardi, no papel da psicologa dondoca Abigail. Nessa novela, ganhou o troféu Imprensa de atriz revelação.
Depois, fez "Vira-Lata" (96), como Valquíria, "O Amor Está No Ar" (97), como a protagonista sofredora Sofia Schnaider, o remake de "Pecado Capital" (98), como Mila, "Uga Uga" (2000), como a aeromoça Brigitte, "O Quinto dos Infernos" (2002), como Carlota Joaquina, "Kubanacan" (2003), como Mercedes, "Bang Bang" (2005) como Calamity Jane, "Pé Na Jaca" (2006), como a antagonista Morgana, "Guerra e Paz" (2008), como Marta Rocha e "Cinquentinha" (2009), como Rejane Batista.
Sua estréia no cinema foi no filme "Alô?" (97), de Mara Mourão, depois fez "Xuxa e Os Duendes 2", "Mais Uma Vez Amor" e "Xuxa em Sonho de Menina".
Também foi apresentadora de "GNT Fashion", "Saia Justa", "Pirei" e "Detox do Amor", esta última ao lado do cantor e ator Léo Jaime. Todas foram ao ar no canal de assinatura GNT.
No dia 2 de fevereiro deste ano, a atriz assinou um contrato de cinco anos na Record. Entre 2011 e 2012, fez o papel da Marizete na novela "Vidas em Jogo".
Em 2013, ela fará "Pecado Mortal", primeira novela de Carlos Lombardi na Record. Ela será Stella Nolasco, uma mulher misteriosa e irmã de Norma Shirley (Sônia Lima). 
Já foi casada com o auditor João Luis Netto, com quem teve a filha, Patrícia, e depois, se casa com o autor Eduardo Conde, com quem teve o filho, Bernardo. Em 1996, se casou com o professor de Educação Física, Guilherme Linhares. Atualmente, mora no Leblon.

Espero que gostem.
ME

domingo, 19 de junho de 2011

Novela: Mulheres de Areia


Glória Pires interpretando dois papéis: as irmãs Ruth e Raquel.

Autor: Ivani Ribeiro.
Capítulos: 201.
Horário: 18h.
Exibição: 1 fevereiro - 25 setembro 1993.
Elenco: Glória Pires, Guilherme Fontes, Marcos Frota, Vivianne Pasmanter, Humberto Martins, Eloísa Mafalda, Paulo Goulart, Nicete Bruno, Adriano Reys, Sebastião Vasconcelos, Laura Cardoso, Daniel Dantas, Isadora Ribeiro, Evandro Mesquita, Giovanna Gold, Eduardo Moscovis, Thaís de Campos, Jonas Bloch, Stepan Nercessian, Irving São Paulo, Edwin Luisi, Denise Milfont, Antônio Pompeo, Alexandra Marzo, João Carlos Barroso, Henri Pagnoncelli, Joel Barcellos, Chico Tenreiro, Marcelo Mansfield, Lú Mendonça, Alexia Dechamps, Marco Miranda, Serafim Gonzalez, Karina Perez, Gabriela Alves, Maurício Ferrazza, Toi Bressane, Cibele Larrama, Carlos Zara, Ricardo Blat, Suzana Vieira, Paulo Betti, Andréa Beltrão e Raul Cortez.
Sinopse: Baseada na novela de 1973 do mesmo autor, a trama da novela se desenvolvia em torno da disputa entre as irmãs Ruth e Raquel (ambas interpretadas por Glória Pires) pelo mesmo homem, o empresário Marcos Assunção (Guilherme Fontes). Ruth é calma, doce e generosa e está realmente apaixonada por Marcos, seu namorado. Raquel, ao contrário, é egoísta, agressiva e má, e só tem interesse na fortuna do rapaz.

Para poder conquistar Marcos Assunção e pegar seu dinheiro, Raquel tem que enfrentar Virgílio Assunção (Raul Cortez), o pai de Marcos, que não aceita o namoro, desconfiando das intenções de Raquel. Virgílio, um homem prepotente e inescrupuloso, é o vice-prefeito e dono do maior hotel da cidade. Seu sonho é fazer de Pontal D'Areia um centro turístico, mas tem que lidar com o prefeito da cidade, o ambientalista Breno (Daniel Dantas), que proíbe banhos de mar devido à poluição perigosa. A população da cidade fica dividida, e Breno tem uma forte aliada, Tônia (Andréa Beltrão), uma comerciante local. Para desmoralizar Breno, Virgílio põe espantalhos nas praias, simbolizando o prefeito que assusta os turistas. Mas Virgílio também tem que enfrentar problemas dentro de sua casa. Malu (Vivianne Pasmanter), a filha rebelde, o culpa pela morte do noivo e vive a provocá-lo, até que a moça conhece o vaqueiro Alaor (Humberto Martins), que trabalha com sua prima Arlete Assunção (Thaís de Campos). Alaor é um homem rude, e muda o seu alvo, tentando a todo custo domar as impetuosidades de Malu.
Enquanto isso, Ruth sofre calada com o casamento da irmã Raquel, mesmo sabendo que ela está com Marcos só por interesse. Ruth fica muito decepcionada com Raquel, pois ela sabia que a irmã era e ainda é apaixonada por Marcos e mesmo assim o conquistou. A história tem uma reviravolta quando as gêmeas sofrem um acidente no mar, a canoa em que estavam vira numa tempestade, e Raquel é dada como morta. Ruth, a única resgatada do acidente, fica um tempo em coma momento em que Tonho da Lua (Marcos Frota) convence a todos que ela é Raquel. Assim, depois de recuperada, aceita assumir a identidade da irmã para poder ficar ao lado do homem que ama e ao lado dele viver dias de amor. No entanto, se sente angustiada, pois odeia mentiras. Por outro lado, ela não quer vê-lo infeliz e só fez isso para ele não sofrer pela morte de Raquel, pois Ruth acha que ele gosta dela de verdade, mas o que ela não sabe é que Marcos ama Ruth, mas todos pensam que quem morreu foi a gêmea boa, o que faz Marcos sofrer demais.
Porém a maquiavélica Raquel não morreu e volta querendo ter tudo que era seu de volta, nem que para isso tenha que matar. Seu principal objetivo será destruir a sua irmã, que tomou seu lugar, e acabar com toda a família Assunção, para ter todo o dinheiro em suas mãos!
Curiosidades:

  • A idéia do remake surgiu em 1990. No entanto, após conversas entre a autora e a direção, o projeto foi adiado para 1992, ocasião na qual substituiria a novela Felicidade. A novela já estava em fase de produção quando, mais uma vez, foi adiada devido à gravidez da protagonista, Glória Pires. Wolf Maya, diretor da trama, chegou a convidar outras atrizes, como Cláudia Abreu, Malu Mader e Maria Padilha para assumir o papel de Glória, mas acabou desistindo e preferiu esperar o nascimento do bebê. A Globo então encomendou, em caráter de urgência, uma trama de Walter Negrão para o horário. Nascia, então, Despedida de Solteiro.
  • Para a novela, Ivani Ribeiro inspirou-se numa antiga radionovela sua, As Noivas Morrem no Ar, de 1965.
  • No remake, Ivani Ribeiro incorporou as tramas de outra novela sua, O Espantalho, no caso da luta do prefeito Breno (no original, Fábio Cardoso), contra a poluição das praias, esbarrando na oposição de Virgílio Assunção - antes, Rafael (Jardel Filho), o vice-prefeito e dono de vários hotéis na região da cidade. O resultado obtido foi muito bom, enriquecendo ainda mais a história das irmãs gêmeas de personalidades distintas.
  • Em 1993, o trabalho para duplicar Glória Pires era muito mais manual (exigindo assim mais da produção, dos atores, e, consequentemente, dos diretores) do que visual. Quando as gêmeas apareciam juntas no ar, Glória gravava primeiro como Ruth, no cenário original, e contracenava com a dublê Graziela Di Laurentis. Depois, ela gravava como Raquel, num anexo todo em azul, que reproduzia os objetos do cenário original. Como azul por azul não é captado pela câmera, ele era automaticamente substituído pelo cenário original e então, novamente com a ajuda da dublê e de um ponto eletrônico - no qual Glória ouvia as falas de Ruth -, eram gravadas as cenas como a gêmea má.[2]
  • Nem sempre quando Glória Pires aparecia abraçando a si própria era necessária a utilização da dublê Graziela Di Laurentis. Quando isso acontecia, eram usadas técnicas de chromakey e câmera travada, um computador gráfico e um equipamento importado especialmente para a novela: o memory-head (cabeçote com memória de movimento).
  • Os atores Carlos Zara e Serafim Gonzalez, que participaram da primeira versão interpretando Marcos Assunção e Alemão, respectivamente, também estavam presentes nesta versão. Zara como Zé Pedro, pai da comerciante Tônia, personagem de Andréa Beltrão - outro núcleo de O Espantalho- e Gonzalez como Garnizé, um dos pescadores. Serafim era o autor real das esculturas de areia que deram nome a trama.
  • Outra grande curiosidade foi a atriz Nicette Bruno ter como nome, em "Mulheres de Areia", o mesmo nome que sua personagem tinha em "Sete Pecados", Julieta, mais conhecida como Juju.
  • Para além de Marcos Frota, Eduardo Moscovis e Irving São Paulo fizeram testes para interpretar a personagem Tonho da Lua. Marcos acabou ficando com o papel.
  • Uma curiosidade, é que na Rússia a novela foi exibida com o título de Tropikanka 2, isso se deve ao fato da novela Tropicaliente, exibida meses antes nesse país, ter sido exibida com o título de Tropikanka e ter sido um fenômeno de audiência. Então Mulheres de Areia, foi lançada como uma continuação da novela, mesmo sendo originalmente exibida no Brasil um ano antes de Tropicaliente, e não tendo nada a ver com a mesma.

TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

sábado, 18 de junho de 2011

Novela: De Corpo e Alma


Cristiana Oliveira como Paloma Bianchi.
Autora: Glória Perez.
Capítulo: 185.
Horário: 20h30.
Exibição: 3 agosto 1992-6 março 1993.
Elenco: Tarcísio Meira, Cristiana Oliveira, José Mayer, Betty Faria,Victor Fasano, Maria Zilda, Stênio Garcia, Guilherme Leme, Vera Holtz, Hugo Carvana, Marilu Bueno, Daniella Perez, Eri Johnson, João Vitti, Fábio Assunção, Hugo Gross, Carla Daniel, Ewerton de Castro, Milton Gonçalves, Mário Lago, Ida Gomes, Guilherme de Pádua, Aracy Cardoso, Juliana Teixeira, Lizandra Souto, Aron Hassan, Marcelo Faria, Maria Regina, Maurício Branco, Marcelo Picchi, Márcia Real, Paulette, Patricia Novaes, Paulo Figueiredo, Tonico Pereira, Rejane Goulart, Eduardo Caldas, Nathália Timberg, Eva Todor, Renée de Vielmond, Carlos Vereza, Bruna Lombardi e Beatriz Segall.
Sinopse: Diogo (Tarcísio Meira), um juiz íntegro, sente o seu casamento com Antônia (Betty Faria) desmoronar ao se apaixonar perdidamente por Betina (Bruna Lombardi), que morre num acidente de carro, logo após ser abandonada pelo magistrado. Seu coração é transplantado em Paloma (Cristiana Oliveira), uma jovem casada com um stripper, Juca (Victor Fasano), que trabalha no Clube das Mulheres.
Diogo (que tem com Antônia um filho, Filipe (Maurício Branco), sentindo-se culpado, aproxima-se dela imaginando estar ao lado de Betina. Paloma, porém, apaixona-se por ele sem saber do seu envolvimento com a doadora do coração. Enquanto isso, Juca torna-se o protegido do misterioso Vidal (Carlos Vereza) e faz sucesso no Clube das Mulheres, acabando por se tornar amante de Stella (Beatriz Segall), uma rica senhora.
Curiosidades:
  • Além de abordar o tema do transplante e da doação de órgãos, a autora apresentou, na trama, a inversão de papéis entre homens e mulheres na atualidade. Para isso, usou as boates de striptease masculino e acabou ajudando a popularizar o Clube das Mulheres, que proliferaram no país.
  • Foi apresentada também ao grande público a estranha figura de Reginaldo, (Eri Johnson), adepto da subcultura gótica (tribo urbana, nascida na Inglaterra, no final da década de 70) e com adeptos na periferia de São Paulo.
  • A passividade de Antônia (Betty Faria) - uma esposa traída - perturbou as telespectadoras, mas Glória Perez manteve o perfil da personagem. Para a autora, ninguem gostava de se ver fraca, perdedora - e era isso que estava incomodando as "Antônias" da vida.
  • No decorrer da novela, a jovem atriz Daniella Perez, filha da autora Glória Perez, foi brutalmente assassinada pelo seu colega de elenco,Guilherme de Pádua e pela mulher dele, Paula Nogueira Thomaz, na fatídica noite do dia 28 de dezembro de 1992, uma segunda-feira.
  • Durante a semana seguinte ao crime, Gilberto Braga e Leonor Bassères, assumiram a responsabilidade de escrever os capítulos e dar uma solução para o desaparecimento dos personagens.
  • Depois de uma semana, Glória Perez retomou seu trabalho e aproveitou para incluir mais dois assuntos polêmicos na trama: a morosidade da Justiça e a inadequação do Código Penal.
  • As últimas cenas de Daniela Perez como Yasmin, na novela, foram ao ar no último bloco do capítulo 146, no ar em 19 de janeiro de 1993, uma terça-feira. Ao final deste capítulo, os atores do elenco e o diretor Fábio Sabag, prestaram uma homenagem à atriz, com depoimentos gravados, e a história prosseguiu. A saída de Yasmin da novela foi explicada com uma viagem de estudos, uma vez que a personagem era dançarina. Já o personagem Bira simplesmente deixou de existir. Estas cenas seriam inseridas como a última cena do último capítulo, fechando a novela.
  • O assassinato da atriz teve repercussão em outros países. Guilherme de Pádua e a mulher, Paula Thomaz, foram julgados e condenados a 19 anos e 6 meses de cadeia por homicídio duplamente qualificado e praticado por motivo torpe. Cumpriram sete.
  • Só na semana de estréia de De corpo e Alma, o Instituto do Coração (INCOR), em São Paulo, que estava há dois meses sem uma única doação, recebeu nove órgãos para transplante.
  • A novela marcava a estréia da atriz Cristiana Oliveira na Globo, vinda de três produções da Rede Manchete: Kananga do Japão, em 1989, Pantanal, em 1990 e Amazônia, em 1991.
  • Betina, personagem de Bruna Lombardi morreria no quarto capítulo, no ar na quinta-feira, de 6 de agosto de 1992, e Paloma, personagem de Cristiana Oliveira, ficaria com o coração, que lhe haveria de ser transplantado. Com isso, sua personagem se envolveria com o juiz Diogo, personagem de Tarcísio Meira, para desconsolo de sua mulher, Antônia (Betty Faria).
  • Inicialmente a Novela De Corpo e Alma seria exibida de 03 de Agosto de 1992, com seu término no dia 08 de Maio de 1993, totalizando 239 capítulos. Mas devido a tragédia que ocorreu com a atriz Daniella Perez, a trama foi totalmente modificada e assim consequentemente, teve a sua história encurtada.
  • Nos bastidores ninguem comentava, mas todo o elenco já pedia a Deus para que a autora Glória Perez pusesse logo um fim definitivo na trama e no sofrimento dos atores, pois depois da morte de sua filha, continuar o trabalho ficou totalmente sem sentido.
  • De corpo e alma foi co-produzida pela emissora portuguesa SIC (Sociedade Independente de Comunicação). Na época, a Rede Globo detinha 15% das ações desse canal.
  • Excelente trilha sonora internacional com grande sucessos do ano de 1992, como Rhythm Is A Dancer, com Snap!, The One, com Elton John, Under The Bridge, com Red Hot Chili Peppers, Am I The Same Girl, com Swing Out Sister, Crucify, com Tori Amos, Caruso, com Lucio Dalla, For Your Babies, com Simply Red, Hazard, com Richard Marx, Sexual, do Goddess, além de Wishing On A Star, com The Cover Girls, tema de Yasmin, que virou praticamente a marca da novela, dentre outros.
  • Obteve média geral de 52 pontos no Ibope, sendo considerada uma boa audiência para o horário, apesar de ter sido inferior a novela antecessora Pedra sobre Pedra que obteve 57 pontos.
  • O Ibope da novela elevou bastante com a grande repercussão da morte de Daniela Perez sendo morta pelo seu colega de elenco Guilherme de Pádua, chegando a picos de 70 pontos.
  • Último trabalho do ator e dançarino Paulette falecido em 30 de julho de 1993 vítima de uma broncopneumonia e de um coma diabético.
  • Título provisório: Clube das Mulheres.
  • A autora Gloria Perez fará um livro sobre a filha Daniella Perez, assassinada em 1992,a intenção da autora é esclarecer diversos equívocos que ocorreram em relação à morte de Daniella. O livro será escrito assim que terminar a novela da Globo, Caminho das Índias. Ainda segundo a publicação, o livro é uma antiga dívida de Gloria Perez com a memória da filha.
  • Nunca houve nenhuma tentativa de reprise da novela no Brasil, apesar de sua audiência.



Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Novela: Vereda Tropical


Mário Gomes em um dos destaques da TV brasileira, como o jogador Luca.

Autor: Carlos Lombardi.
Capítulos: 184.
Horário: 19h.
Exibição: 23 julho 1984- 1 fevereiro 1985.
Elenco: Lucélia Santos, Walmor Chagas, Mário Gomes, Maria Zilda, Kito Junqueira, Cristina Pereira, Eduardo Tornaghi, Paulo Guarnieri, Angelina Muniz, John Herbert, Luís Carlos Arutin, Marcos Frota, Luiz Fernando Guimarães, Norma Geraldy, Vic Militello, Nildo Parente, Fernando José, Matilde Mastrangi, Marina Miranda, Catarina Abdalla, Jonas Torres, Cristina Mullins, Regina Casé, Marieta Severo, Rosamaria Murtinho, Nuno Leal Maia, Paulo Betti, Gilberto Martinho, Geórgia Gomide e Gianfrancesco Guarnieri.
Sinopse: A operária Silvana (Lucélia Santos) é abandonada grávida pelo namorado, Vítor (Lauro Corona), que morre.
Fugindo do cerco de Oliva (Walmor Chagas), Silvana vai morar na Vila dos Prazeres, onde entra em contato com a família da viúva Bina (Géorgia Gomide), proprietária da cantina italiana La Tavola de Michele. Silvana passa então a ser cortejada pelos dois filhos mais velhos de Bina, o romântico e tímido Marco (Paulo Betti) e Luca (Mário Gomes), um azarado centroavante que perambula por diversos times da várzea de São Paulo.
O tempo passa e o caso de amor de Silvana com o jogador de futebol Luca fica tumultuado. Tanto pelo gênio esquentado dos dois, como pela presença de Verônica (Maria Zilda), que joga seu charme e poder sobre Luca. Mas a complicação maior é por parte do pai de Verônica e Vítor, Oliva, que arma uma verdadeira guerra pela posse do neto Zeca (Jonas Torres).
Por intermédio de Oliva, Silvana vai trabalhar na fábrica de perfumes CPP sem saber que ele era o dono. A fabrica era administrada também por Catarina (Marieta Severo), outra das três filhas de Oliva, que faz de tudo para impedir que Zeca se torne herdeiro da fortuna de seu pai.
Curiosidades:
  • Um grande e divertido sucesso dos anos 80, na faixa das 19 horas, que marcou a estréia de Carlos Lombardi como autor de novelas.
  • Vereda Tropical foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo, entre 27 de abril e 23 de outubro de 1987, às 13h30min., em 130 capítulos, com retumbante sucesso, atingindo a excelente média de 44 pontos no horário. Mesmo índice de Vale Tudo, reprisada nas tardes de 1992, ocupando assim o 3º lugar do ranking das maiores audiências do Vale a Pena Ver de Novo.Também foi a 1° novela que recebeu a nova abertura e o logotipo do programa,com uma música tocada até hoje e o logotipo mantido também..
  • Na época, foi lançado no mercado, com sucesso, o perfume Vereda Tropical.
  • O personagem Michelle, pai de Luca, era representado por um quadro na parede da Cantina de Bina, nada menos que pelo próprio Mário Gomes de bigode! Assim como foi feito em Incidente Em Antares com Fernanda Montenegro e em Rainha da Sucata, onde o marido da Dona Armênia era o próprio Gerson Brenner.
  • No último capítulo, quando é mostrado um gol de Luca pelo Corinthians, as cenas foram gravadas em um jogo de verdade. Quando o time corintiano fazia um gol, o ator Mário Gomes saia comemorando como se o gol fosse dele, para surpresa dos jogadores reais. Já no início da novela, são mostradas algumas cenas de Luca treinando no Santos Futebol Clube, levado pelo personagem de Nuno Leal Maia, ator santista na vida real.
  • As atrizes Maria Zilda e Marieta Severo brilharam na trama como irmãs e filhas de um poderoso empresário. Maria Zilda interpretando a chiquérrima e sedutora Verônica de Oliva Salgado e Marieta Severo a ambiciosa Catarina de Oliva Salgado.
  • O ator Mário Gomes tinha fama de ser bom de bola, se destacando nas "peladas" dos artistas, fato que fez com que o papel de Luca ficasse sob medida para ele.
  • O ex-jogador da seleção brasileira de futebol de 1982, Juninho Fonseca, participou em um capítulo da novela com Mário Gomes.
  • Em 28 de outubro de 1984, um domingo, Mário Gomes, intérprete de Luca, apresentou um videoclipe para o Fantástico cantando a música O Dono da Bola, que fazia parte da trilha sonora nacional da novela, com inserções de cenas do folhetim.
  • Angelina Muniz fez de sua personagem, Angelina, um grande sucesso. Tanto, que estampou a capa da revista Playboy de fevereiro de 1985. Bem como Maria Zilda, com sua Verônica, que estampou a capa no aniversário de 10 anos da revista, em agosto de 1985.
  • Stuck On You, o tema do casal protagonista Silvana e Luca, interpretado por Lionel Richie foi o grande destaque da trilha internacional da novela.
  • Como em Guerra dos Sexos, as personagens Lucélia Santos e Maria Zilda eram inimigas novamente, mas dessa vez Lucélia era a mocinha e Maria Zilda a vilã.
  • E se Ângela Figueiredo passou aquela novela inteira atrás do personagem de Mário Gomes sem nenhum êxito, em Vereda Tropical a sorte mudou: foi ela - numa rápida participação - o caso de Luca que despertou a ira da namorada Clotilde (Regina Casé).
  • Um trecho do tema de abertura de Guerra dos Sexos tocou no primeiro capítulo de Vereda Tropical, na cena em que Luca desce do ônibus em Cabo Frio e encara os furiosos torcedores do time adversário.
  • E o vice-versa também aconteceu: numa cena em que Nando (de novo o Mário Gomes) e Ulisses (José Mayer) se disfarçam de garçon de restaurante fino pra estragar a noite Zenon (Celulari) com Charlô (Fernanda Montenegro), tocou uma versão instrumental da música "Vereda Tropical".
  • A média geral de audiência de Vereda Tropical foi de 62 pontos. Um dos maiores sucessos da década de 1980.

Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Novela: Kubanacan


As atrizes Betty Lago e Malu Valle, como as personagens Mercedes e Remédios.
Autor: Carlos Lombardi.
Capítulos: 227.
Horário: 19h.
Exibição: 5 maio 2003-24 janeiro 2004.
Elenco: Humberto Martins, Adriana Esteves, Danielle Winits, Marcos Pasquim, Nair Bello, Vladimir Brichta, Ângela Vieira, Bruno Garcia, Daniel Boaventura, Wolf Maya, Ítalo Rossi, Françoise Forton, Mário Gomes, Lolita Rodrigues, Luiz Guilherme, André Mattos, Raul Gazolla, Nádia Gowinsky, Roger Gobeth, Rafaela Mandelli, Iran Malfitano, Daniel Del Sarto, Oswaldo Loureiro, Thalma de Freitas, Érika Evantini, Marcelo Saback, Fernanda de Freitas, Gero Pestalozzi, Andréa Leal, Paula Franco, Tatyane Goulart, Adriana Tolentino, Márcia Mancinni, Elena Toledo, Bruno Gradim, Mariana du Bois, Gabriela Linhares,  Pedro Malta, Raíssa Medeiros, João Vítor Silva, Thaís Muller, Pedro Henrique Cruz, Aimée Ubacker, Thamirez Gutierrez, Paulo Betti, Stênio Garcia, Betty Lago, Carolina Ferraz, Marco Ricca e Werner Schunemann.
Sinopse: O general Carlos Camacho (Humberto Martins), amante da primeira-dama Mercedes (Betty Lago), assume o governo de Kubanacan por meio de um golpe. Esta cidade, que vive da produção de bananas, é marcada por corrupção e empreguismo.
Em uma colônia de pescadores, o desmemoriado Esteban (Marcos Pasquim) se casa com Marisol (Danielle Winits), ex-esposa de Enrico (Vladimir Brichta), e esta se deixa seduzir por Camacho e parte para a capital.
À procura da esposa, Esteban encontra pista sobre seu passado e se envolve com as irmãs Lola (Adriana Esteves) e Rubi Calderón (Carolina Ferraz), apaixonada pelo cunhado.
Curiosidades:
  • Teve média de 36 pontos.
  • Foi mais uma novela em que Humberto Martins e Betty Lago trabalham juntos, as outras foram "Quatro Por Quatro" (94), "Vira-Lata" (96), "Uga Uga" (2000) e "Pé Na Jaca" (2006), e primeira novela em que Adriana Esteves e Marcos Pasquim atuaram juntos, e as outras foram "A Lua Me Disse" (2005), e atualmente, como par romântico em "Morde e Assopra" (2011).
  • Teve diversas participações especiais, entre elas estão Cristiana Oliveira, Letícia Spiller, Regina Duarte e Marco Ricca.
  • Ganhou 6 prêmios no total.
Fontes:
Foto:http://televisao.uol.com.br/album/betty_lago_personagens_album.jhtm?abrefoto=8
Sinopse: TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

Foto:

terça-feira, 14 de junho de 2011

Vídeo: Elizabeth Savalla e Betty Lago

Oi gente, espero que gostem do vídeo que eu publiquei.
ME

domingo, 12 de junho de 2011

INSENSATO CORAÇÃO: Milton morre atropelado por causa de Norma


Milton (José de Abreu) é o próximo personagem a morrer na novela global das oito, "Insensato Coração".
Fabíola (Roberta Rodrigues), namorada do pai de Bibi, manda-o arrumar um emprego, e para isso, tenta conseguir dinheiro com Norma (Glória Pires) para ajudá-la em seus projetos, que vai receber uma visita de Ismael (Juliano Cazarré), que vai trazer mais informações sobre as malandragens de Léo (Gabriel Braga Nunes).
Só que Milton alerta para Norma que Ismael é ex-motorista dele e que assaltou a residência do ex-marido de Norma, Teodoro (Tarcísio Meira) no passado, e flagra-a conversando com o bandido na maior intimidade.
Alertada por Jandira (Cristina Galvão), Norma procura Milton no dia seguinte e este vê a ficha criminal dela e descobre que foi condenada por assaltar e provocar a morte do ex-patrão. Depois, ele a chantageia e denúncia pela morte de Teodoro. Logo, a Norma avisa o amigo do falecido marido que Ismael irá com este ao banco.
Apavorado, Milton foge por entre os carros e acaba atropelado e morto, e Norma fica brava com Ismael e confessa a Jandira que a vingança contra o Léo a levasse a ser responsável por tantas mortes.
Depois, Norma vai ao velório de Milton e presta solidariedade a Fabíola e a Bibi (Maria Clara Gueiros). Quem vai também lá é o Léo, a mando de Cortez (Herson Capri) para fazer presença ao lado de Marina (Paola Oliveira) e impressionar Vitória (Nathália Timberg).

Fontes:
Revista Ti Ti Ti. Ed. 664. 3/6/2011.

Espero que gostem.
ME

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Minissérie: Anos Rebeldes


Betty Lago em seu primeiro papel na TV. Ela interpreta Natália.

Autor: Gilberto Braga.
Capítulos: 20.
Horário: 22h30.
Exibição: 14 julho-14 agosto 1992.
Elenco: Malu Mader, Cássio Gabus Mendes, Cláudia Abreu, Kadu Moliterno, Marcelo Serrado, Pedro Cardoso, Bete Mendes, Geraldo del Rey, Deborah Evelyn, Carlos Zara, Norma Blum, Ivan Cândido, Lourdes Mayer, Thales Pan Chacon, Geórgia Gomide, Mila Moreira, Marcello Novaes, Francisco Milani, Roberto Pirillo, Fátima Freire, Tuca Andrada, Bemvindo Sequeira, Castro Gonzaga, Maria Lúcia Dahl, Denise Del Vecchio, Terezinha Sodré, Stepan Nercessian, Stella Freitas, Sônia Clara, Betty Lago, Rubens Caribé, Paula Newlands, André Pimentel, André Barros, Maurício Ferraza, Gianfrancesco Guarnieri e José Wilker.
Sinopse:O cenário é o Rio de Janeiro da classe média e a trama segue o romance entre os jovens Maria Lúcia (Malu Mader) e João Alfredo (Cássio Gabus Mendes), e a trajetória de um grupo de colegas do tradicional Colégio Pedro II, desde 1964, quando se formam e se instala no Brasil o violento regime de ditadura, até 1979, altura em que a política governamental terá já influenciado definitivamente os seus destinos.
Maria Lúcia é uma jovem individualista, traumatizada com a história do pai, Orlando Damasceno (Geraldo del Rey), um jornalista conhecido e membro do Partido Comunista, que sempre colocou seus ideais acima da realização pessoal. Quando ela conhece João Alfredo, percebe que ele tem o mesmo perfil do pai e tem medo de se entregar à paixão. João, por sua vez, é um jovem de classe média extremamente preocupado com as questões sociais do país. Ao se apaixonar por Maria Lúcia, ele fica dividido entre o relacionamento afetivo e a militância política.
O melhor amigo de João, Edgar (Marcelo Serrado), também se apaixona por Maria Lúcia e passa a disputar o amor da jovem com João Alfredo. Com o perfil oposto ao do amigo, Edgar não se envolve com as questões sociais do país, preferindo investir na profissão e na felicidade pessoal.
Apesar de se amarem, Maria Lúcia e João Alfredo vivem em conflito por causa da política e da ideologia de cada um. O namoro dos dois fica ainda mais difícil quando ele decide entrar para a luta armada. Após muitos encontros e desencontros, os dois acabam se separando definitivamente. Ela se casa com Edgar, e João, perseguido pela ditadura, é obrigado a sair do país.
Entre os companheiros do movimento está Heloísa (Cláudia Abreu), filha do poderoso banqueiro Fábio Brito (José Wilker), que ajudou a financiar o golpe militar de 1964, e de Natália Andrade Brito (Betty Lago). De garota rica e mimada, Heloísa dá uma reviravolta em sua vida ao entrar para luta armada.
Curiosidades:
  • A minissérie foi uma continuação de "Anos Dourados" (86).
  • Foi reprisada no Canal Viva desde 30 de maio.
  • O autor começou a escrevê-la em 1991, mas foi interrompido devido à novela "O Dono Do Mundo" (91).
  • Primeiro trabalho de Betty Lago na TV. Voltaria a atuar na novela "Quatro Por Quatro" (94).
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME