quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Biografia: Marcos Frota

Marcos Frota em Mulheres de Areia (93).

O ator Marcos Magano Frota nasceu no dia 29 de setembro de 1956, em Guaxupé, Minas Gerais. Filho de Maria Teresa Magano, mantém há vários anos em um circo, em que ele próprio costuma atuar no trapézio, bem como uma escola para formar artistas circenses.

Começou a carreira na novela Vereda Tropical (84), como Téo, que conquistou o público com sua gagueira e sua imaginação fértil. Depois fez a novela Cambalacho (86), do mesmo autor da novela anterior, como Ricardo Pereira, que se apaixona por Tina Pepper (Regina Casé). Logo, em dose dupla, faz as novelas O Outro (87), como Pedro Ernesto, filho de Paulo (Francisco Cuoco) e Laura (Natália do Vale), e Sassaricando (87), como Beto, em que forma o triângulo amoroso entre Tancinha (Cláudia Raia) e Apolo (Alexandre Frota). Nesta última novela, ocorreu um erro de gravação em que o ator e Cláudia Raia estão confinados em algum lugar, e no final, ele derruba a parede.

Depois, em 1989, fez um dos seus maiores sucessos, O Sexo dos Anjos (89), como o surdo-mudo Tomás, e no ano seguinte, faz o personagem Astor na novela Mico Preto (90), fazendo par com Márcia Real, a Áurea da novela. Logo, faz a novela Vamp (91), como Augusto Sérgio.
Mas o auge de sua carreira ocorreria em 1993, como Tonho da Lua em Mulheres de Areia (93) (foto), conhecido por fazer esculturas de mulheres que faz na praia.

Em 1995, fez parte do sucesso de audiência A Próxima Vítima (95), como Diego, noivo traído de Isabela (Cláudia Ohana). Nessa novela, protagonizou uma das cenas fortes, em que ele joga Isabela pela escada. Dois anos depois, fez A Indomada (97), como Artêmio, e logo, faz a novela Era Uma Vez (98), como Horácio, e a minissérie Hilda Furacão (98), como o padre Geraldo.

Em 2000, faz sua segunda parceria com o autor Carlos Lombardi em Uga Uga (2000), como Nikos Júnior, filho de Nikos (Lima Duarte). Nos anos seguintes, na segunda e terceira vez com parceria com a autora Glória Perez, faz as novelas O Clone (2001), como Escobar, e América (2005), como Jatobá. Ambos foram com parceria de Marcello Novaes. Em 2010, após anos afastado da TV, ele faz Ti Ti Ti (2010), como o bandido Massa.

Já foi casado com Cibele Ferreira Frota, com quem ficou viúvo em 1993, e teve 3 filhos: Apoena, Amaralina e Tainã. Entre 1997 e 2004, foi casado com Carolina Dieckmann, com quem teve o filho Davi, nascido em 1999.

Espero que gostem.
ME

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Biografia: Dan Stulbach


O ator Dan Filip Stulbach nasceu no dia 26 de setembro de 1969, em São Paulo. Filho de imigrantes judeus poloneses, é conhecido como o "Tom Hanks brasileiro". Estudou por um ano a faculdade de Engenharia, mas foi formado em Comunicação Social na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Lá, criou o grupo de teatro Tangerina, que existe até hoje. Também frequentou a Escola de Artes Dramáticas da USP.

Seu primeiro trabalho na televisão foi em O Amor Está No Ar (97), do qual participou de alguns capítulos até o último, como Horácio. Após um longo intervalo, participou da minissérie Os Maias (2001), baseada na obra de Eça de Queirós, como o aristocrata inglês Kraft. No ano seguinte, faz uma participação na novela Esperança (2002), como André.

Seu maior sucesso na sua carreira de ator foi na novela Mulheres Apaixonadas (2003), como o homem violento e controlador Marcos, que chega a agredir sua mulher, Raquel (Helena Ranaldi). O autor, Manoel Carlos, o convidou para participar da novela, enquanto o ator estava na peça Novas Diretrizes em Tempos de Paz (2001), que inicialmente ele estaria em apenas alguns capítulos, mas o personagem chamou tanta atenção, que ficou até o final da novela.
Sua atuação lhe rendeu vários prêmios, como o Premio Contigo! de Melhor Ator Revelação e o Troféu Imprensa de Melhor Ator.

Depois, atuou na novela Senhora do Destino (2004), como Edgard, no qual foi indicado o prêmio Contigo! de Melhor Par Romântico, junto com Carolina Dieckmann. Entre 2006 e 2009, se dedicou somente a minisséries, como JK (2006), interpretando Zinque, um rapaz que sempre quis seguir a vida religiosa; Amazônia, de Galvez a Chico Mendes (2007), como Leandro, que chega a se apaixonar por Risoleta (Júlia Lemmertz), Queridos Amigos (2008), como o protagonista Léo e Som e Fúria (2009), como Ricardo Silva, o diretor financeiro da equipe de uma peça de teatro.

Atualmente, o ator atua na novela Fina Estampa (2011), como Paulo Siqueira, fazendo par novamente com Júlia Lemmertz. Também é fanático torcedor do Corinthians.

Espero que gostem.
ME






sábado, 24 de setembro de 2011

Novela: O Rei do Gado

Patrícia Pillar e Antônio Fagundes como Luana e Bruno.


Autor: Benedito Ruy Barbosa.
Capítulos: 209.
Horário: 20h30.
Exibição: 17 junho 1996-14 fevereiro 1997.
Elenco: Antônio Fagundes, Glória Pires, Patrícia Pillar, Letícia Spiller, Leonardo Brício, Cláudio Corrêa e Castro, Fábio Assunção, Stênio Garcia, Bete Mendes, Sílvia Pfeifer, Jackson Antunes, Ana Beatriz Nogueira, Walderez de Barros, Ana Rosa, Sérgio Reis, Almir Sater, Leila Lopes, Jairo Mattos, Rogério Marcico, Oscar Magrini, Yara Jamra, Chica Xavier, Luciana Vendramini, Maria Helena Pader, Amilton Monteiro, Paulo Coronato, Marcello Antony, Mariana Lima, Lavínia Vlasak, Caco Ciocler, Manoel Boucinhas, Tarcísio Meira, Eva Wilma, Raul Cortez, Carlos Vereza, Guilherme Fontes e Vera Fischer.
Sinopse: A história conta sobre o romance de Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) com Luana Berdinazzi (Patrícia Pillar), filhos de famílias de imigrantes italianos rivais, os Mezenga e os Berdinazzi. Bruno é filho de Henrico Mezenga (Leonardo Brício) e Giovanna Berdinazzi (Letícia Spiller), que na primeira fase da novela, em 1943, desafiam a autoridade dos pais e fogem para viver um grande amor.
Na segunda fase, em 1996, Luana e Bruno se apaixonam sem saber que ela é Marieta, a sobrinha que o cafeicultor e produtor de leite Geremias Berdinazzi (Raul Cortez), quem tanto procura. Só que ele é enganado pela impostora Rafaela (Glória Pires), que se passa por sua sobrinha, levando as suspeitas de Judite (Walderez de Barros), fiel criada do fazendeiro.
Curiosidades:
  • Foi a quinta vez em que Glória Pires e Antônio Fagundes trabalharam juntos: a primeira foi em Dancin' Days (78), como Marisa e Cacá, a segunda foi em Louco Amor (83), como Cláudia e Jorge, a terceira foi em Vale Tudo (88), como Maria de Fátima e Ivan; a quarta foi em O Dono do Mundo (91), como Stela e Felipe, e mais tarde trabalhariam em Insensato Coração (2011), como Norma e Raul.
  • A novela abordou diversos temas, como posse de terras, em que Regino (Jackson Antunes) invade uma das fazendas de Bruno (Antônio Fagundes), e a violência contra a mulher, através da relação entre Léia (Silvia Pfeifer) e o amante, Ralf (Oscar Magrini).
  • A novela teve excelentes índices de audiência: 60 pontos na média.
  • Na primeira fase, Antônio Fagundes teve que engordar para viver Antônio Mezenga, na segunda fase, ele teve que emagrecer para viver Bruno Mezenga.
  • Segundo Stênio Garcia, um grupo de atores (ele mesmo, Bete Mendes, Antônio Fagundes, Patrícia Pillar, entre outros) foi escalado para passar um tempo em Mato Grosso. Ele disse que ali, construiu o seu personagem, Zé do Araguaia.
  • A novela recebeu o Certificado de Honra e Mérito no San Francisco International Film Festival.
  • A novela foi reexibida entre 15 de março e 13 de agosto de 1999 no Vale A Pena Ver De Novo, em 110 capítulos. A partir do dia 9 de fevereiro deste ano, está sendo reexibida no canal Viva às 16h30, nos mesmos 209 capítulos. O final está previsto para fins de novembro.
  • O Casseta e Planeta Urgente! fez diversas paródias, como O Rei Drogado, O Rei Cagado e O Rei do Galho. Assim como a rádio Jovem Pan, que satirizou como O Rei Tardado, chegando a lançar um CD com os capítulos da radionovela.
  • Primeira novela de Marcello Antony, Lavínia Vlasak, Caco Ciocler e Emílio Orciollo Netto.
  • Marcello Antony teve que sair cedo desta novela, porque foi escalado para Salsa e Merengue (96), de Miguel Fallabella e Maria Carmem Barbosa.
  • A novela estreou 2 meses depois do massacre de 19 trabalhadores sem-terra em Eldorado dos Carajás.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Biografia: Zezé Polessa


A atriz Maria José de Castro Polessa nasceu no dia 22 de setembro de 1953, em Rio de Janeiro. Foi formada em Medicina, como desejava o pai, também chegou a trabalhar em pediatria, mas preferiu a carreira artística.

Começou a carreira artística no teatro, com a peça Drácula (73), de Bram Stoker, e mais tarde participou em diversos espetáculos: Às Armas (74), Os Fortúnios de Mimi Boaventura (74) e Os Peixes da Babilônia (75), todos de Miguel Oniga; e A Fabulosa História de Melão City (77), do grupo Contadores de Histórias.

Em 1978, debutou na televisão em Dancin' Days (78), de Gilberto Braga, como Berrita. Seis anos depois, faz Amapola da novela Partido Alto (84). Em 1985, se transfere para o canal extinto Manchete para participar de dois humorísticos: Tamanho Família (85), de Miguel Fallabella, e Tudo em Cima (85), de Bráulio Pedroso e Geraldo Carneiro.

Só volta para a televisão em 1989, na novela Top Model (89), como a divertida Naná, fazendo par romântico com Nuno Leal Maia. Depois faz Vamp (91), como Sílvia. Nos anos seguintes, faz quatro minisséries: O Portador (91), como Vilma; As Noivas de Copacabana (92), como Mariana; Memorial de Maria Moura (94), como Firma e Decadência (95), como Jandira.

Em 1995, volta às novelas em Explode Coração (95), como Mila e no ano seguinte, faz Salsa e Merengue (96), como a divertida Marinelza, que lhe garantiu momentos de humor na trama, junto com Arlete Salles, que fazia a Anabel da novela. Mais tarde faz a minissérie Hilda Furacão (98), como Dona Neném e a Bonitona da novela Andando nas Nuvens (99).

Em 2001, volta a trabalhar com Aguinaldo Silva e a fazer sua segunda "Amapola" em sua carreira na novela Porto dos Milagres (2001). Em 2003, faz sua primeira novela do horário das seis, Agora é Que São Elas (2003), como Tininha, de novo fazendo par com Nuno Leal Maia. Dois anos depois, faz a antagonista principal pela segunda vez na novela A Lua Me Disse (2005), como Ester.

Em 2007, participa mais uma vez em uma minissérie em Amazônia, de Galvez a Chico Mendes (2007), como Justine e mais tarde faz a cabeleleira Ivete em Beleza Pura. No ano passado, vive, de novo, uma antagonista em Escrito Nas Estrelas (2010), como Sofia. Atualmente, faz Ternurinha em Cordel Encantado (2011), fazendo trio cômico junto com Marcos Caruso (Patácio) e Osmar Prado (Batoré).

A atriz integra o Movimentos Humanos Direitos. Já foi casada com Daniel Dantas, com quem tem seu único filho, João, e com Paulo José.

Espero que gostem.
ME








quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Novela: Tropicaliente


Carla Marins e Márcio Garcia como Dalila e Cassiano.

Autor: Walther Negrão.
Capítulos: 197.
Horário: 18h.
Exibição: 16 maio - 31 dezembro 1994.
Elenco: Herson Capri, Sílvia Pfeifer, Regina Dourado, Carla Marins, Selton Mello, Paloma Duarte, Carolina Dieckmann, Márcio Garcia, Natália Lage, Ana Rosa, Leila Lopes, Gabriela Alves, Guga Coelho, Cinira Camargo, João Carlos Barroso, Nelson Dantas, Edney Giovenazzi, Delano Avelar, Lúcia Alves, Karina Perez, Branca de Camargo, Ricardo Pavão, Márcia Barros, Ilva Niño, Daniela Escobar, Giovanna Antonelli, Francisco Sanches, Mônica Fraga, Lu Martan, Adriana Broux, Stênio Garcia, Victor Fasano, Francisco Cuoco e Cássio Gabus Mendes.
Sinopse: A novela se passa em Ceará, onde Letícia (Sílvia Pfeifer) abandona a família e passa a morar com o pescador Ramiro (Herson Capri), e pensando estar abandonada algum tempo depois, volta a morar na casa dos pais. Depois disso, Letícia e Ramiro se reencontram no mesmo lugar.
Viúva, Letícia é assediada por François (Victor Fasano) enquanto se envolve com o pescador, e quem sofre com a reaproximação do casal é Serena (Regina Dourado), esposa de Ramiro.
Curiosidades:
  • Primeira novela de Márcio Garcia, Giovanna Antonelli, Delano Avelar, Daniela Escobar e Carolina Dieckmann.
  • Teve média satisfatória de 39 pontos.
  • O autor homenageou o autor Cassiano Gabus Mendes (1927-93) ao batizar o personagem de Márcio Garcia de Cassiano.
  • O autor ressuscitou o personagem Manjubinha em Como Uma Onda (2004). O personagem foi feito por Paco Sanches.
  • A cidade cenográfica de 3 mil metros quadrados foi construída no Porto das Dunas, no munícipio de Aquiraz, em Ceará.
  • Foi reapresentada no Vale A Pena Ver de Novo entre 20 de março e 7 de julho de 2000, em 80 capítulos.
  • O trabalho de caracterização dos pescadores demandou muita pesquisa por parte da equipe de figurino. A figurinista Helena Brício buscou materiais nas redondezas do Ceará: foi às feiras populares e comprou renda, tela e algodão rústico. Tudo para criar um figurino que remetesse a um pescador dos velhos tempos, que ainda não tivesse se entregado às havaianas e às roupas de tecido sintético. As roupas foram tingidas com casca de angico, uma árvore nativa do Brasil, e foram usadas sandálias de couro.
  • O ator Stênio Garcia aprendeu a jogar tarrafa a partir de seu convívio com os pescadores.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME


terça-feira, 20 de setembro de 2011

Novela: Terra Nostra


Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda como Giuliana e Matteo, os protagonistas da trama.

Autor: Benedito Ruy Barbosa.
Capítulos: 221.
Horário: 20h.
Exibição: 20 setembro 1999-2 junho 2000.
Elenco: Antônio Fagundes, Raul Cortez, Ana Paula Arósio, Thiago Lacerda, Paloma Duarte, Carolina Kasting, Odilon Wagner, Gabriel Braga Nunes, Raimundo de Souza, Roberto Bomfim, Jackson Antunes, José Dumont, Tânia Bondezan, Gésio Amadeu, Mário César Camargo, Adriana Lessa, Fernanda Muniz, Adhenor de Souza, Sônia Zagury, Maria Fernanda Cândido, Lu Grimaldi, André Luiz Miranda, Débora Oliveri, Fábio Dias, Paulo de Almeida, Bianca Castanho, Guilherme Bernard, Juan Alba, Tarciana Saad, Ângela Vieira, Débora Duarte, Lolita Rodrigues, Elias Gleizer, Danton Mello, Antônio Calloni, Marcello Antony e Cláudia Raia.
Sinopse: A novela se baseia em 1894, quando centenas de imigrantes italianos fugiram da crise econômica e embarcaram em um barco para tentar a sorte no Brasil, acontece o romance entre os jovens Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio) durante a viagem, até que uma epidemia alastra pela embarcação e os pais da garota morrem, e depois disso, esses corpos são jogados pelo mar antes que a doença se espalhe.
Curiosidades:
  • Teve média de 44 pontos.
  • O primeiro mês de gravações consumiu 4 milhões de reais, 40% a mais que a antecessora, Suave Veneno (99), de Aguinaldo Silva.
  • O número de figurinos confeccionados chegou a 5 mil, de acordo com as estimativas de produção.
  • Muitos foram os destaques na novela: Raul Cortez, Antônio Fagundes, Débora e Paloma Duarte, Ângela Vieira, Antônio Calloni, entre outros. Mas o maior destaque foi o casal Matteo e Giuliana, interpretado por Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio.
  • Foi a primeira vez que Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda trabalham juntos. A segunda foi em Páginas da Vida (2006), ela, como Olívia, e ele, como Jorge.
  • Foi reapresentada no Vale A Pena Ver de Novo entre 7 de junho e 5 de novembro de 2004.
  • O programa Casseta e Planeta, Urgente! fez diversas paródias nessa novela: Falha Nostra, Palmera Nostra, Testa Nostra e Terrinha Nostra.
  • A novela apresentou cenas grandiosas da travessia e do desembarque de centenas de imigrantes no século XX. Mais de trezentos figurantes foram usados.
  • Na sinopse original, a personagem de Débora Duarte (Maria do Socorro) morria no parto, mas a empatia desse personagem era tão grande que seguiu até o fim da novela.
  • A novela não teve seu tradicional "fim", mas sim "Esta história não termina aqui", dando continuidade à trama.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME









segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Biografia: Bia Seidl


A atriz Maria Beatriz Parpinelli Seidl nasceu no dia 19 de setembro de 1961, em Rio de Janeiro. Ela foi revelada na novela Jogo da Vida (1981), como Vivian. Depois fez a versão original de Paraíso (1982), como Edith e Louco Amor (83), como Luciana. No ano seguinte, fez a novela Corpo a Corpo (84), do mesmo autor da última novela. Nesse mesmo ano, se casou com Ronnie Von, com quem se separou depois.

Teve que sair da novela que estava fazendo, porque ela foi escalada para a novela A Gata Comeu (85), como Gláucia Penteado, irmã invejosa de Jô Penteado, interpretada por Christiane Torloni. Até agora foi um dos grandes sucessos da carreira da atriz. Logo, fez participação especial em Mandala (87) e Vale Tudo (88). Em 1989, veio outro importante papel em sua carreira, a Diana da novela O Sexo dos Anjos (89).

Em 1990, fez a Beatriz de Mico Preto (90), e no ano seguinte, a Soninha de Vamp (91). Nos anos seguintes, fez as minisséries Contos de Verão (93), como Renata e Memorial de Maria Moura (94), como a beata Bela. No ano seguinte, sai da Globo pela primeira vez para fazer duas novelas do SBT e uma da Record, que são Sangue do Meu Sangue (95), o remake de Os Ossos do Barão (97), e Estrela de Fogo (98), respectivamente.

Em 1999, volta à Globo para fazer uma participação especial em Terra Nostra (99), como Ivete, e dois anos depois, faz a novela Malhação (2001), como Vera, uma mãe que sofria de câncer de mama e se submetia a uma masectomia radical, optando, numa atitude corajosa, por não reconstruir a mama perdida. Depois de um longo período afastada das novelas, faz a segunda "Vera" de sua carreira em Alma Gêmea (2005).

Em 2007, depois de um tempo na Record, faz, de novo, participação especial em Duas Caras (2007), como Gabriela, e em 2009, pela primeira vez faz um remake: Paraíso (2009), como Aurora. Neste ano, faz Insensato Coração (2011), como Helena, prima de Wanda, papel de Natália do Vale.

Espero que gostem.
ME










domingo, 18 de setembro de 2011

Novela: Desejo Proibido


Cássio Gabus Mendes e Deborah Evelyn como Trajano e Madalena.

Autor: Walther Negrão.
Capítulos: 154.
Horário: 18h.
Exibição: 5 novembro 2007-2 maio 2008.
Elenco: Letícia Sabatella, Fernanda Vasconcelos, Alexandre Borges, Murilo Rosa, Daniel de Oliveira, José de Abreu, Marcos Caruso, Cláudio Marzo, Othon Bastos, Roberto Bomfim, Camila Rodrigues, Pedro Paulo Rangel, Jandira Martini, Emílio Orciollo Netto, Eliana Fonseca, Luiz Carlos Tourinho, Guilherme Berenguer, Fernanda Paes Leme, Caio Junqueira, Grazzi Massafera, Rodrigo Lombardi, Letícia Birkheuer, Paulo César Grande, Sthefany Brito, Pedro Neschling, Thaís Garayp, Osvaldo Mil, Ana Lima, Cosme dos Santos, Marcélia Cartaxo, Nando Cunha, Mary Sheyla, Gilberto Hernandez, Miguel Oniga, Bruna Marquezine, Júlia Matos, Leonardo Rocha, Orã Figueiredo, Cinara Leal, André Arteche, Miguel Oliveira, Thiago Martins, Laura Cardoso, Sérgio Mamberti, Nívea Maria, Júlia Lemmertz, Cássio Gabus Mendes, Deborah Evelyn, Lima Duarte e Eva Wilma.
Sinopse: A novela passa na década de 30, quando a mulher inescrupulosa Cândida (Eva Wilma) obriga a filha Laura (Fernanda Vasconcelos) a se casar com o ganancioso Henrique (Daniel de Oliveira), que tem sempre tudo que quis, mas o romance com essa mulher é difícil. Mas quando Laura chega à cidade de Passaperto, ela se envolve com o padre Miguel (Murilo Rosa), que larga a batina para se casar com ela.
Henrique começa a praticar suas maldades com ajuda da ambiciosa enfermeira Raquel (Letícia Birkheuer), e assim forma o triângulo amoroso entre Miguel e Laura.
Curiosidades:
  • Foi a última novela de Luiz Carlos Tourinho, que morreu, aos 43 anos, em janeiro de 2008 de aneurisma cerebral.
  • Teve média de 23,4 pontos, ruim para o horário, apesar do bom elenco.
  • Foi a terceira novela em que Cássio Gabus Mendes e Deborah Evelyn trabalham juntos. A primeira foi em Explode Coração (95), como Edu e Yone; a segunda foi em Um Anjo Caiu do Céu (2001), como Paulinho e Vírginia, e mais tarde trabalhariam em Insensato Coração (2011), como Kléber e Eunice.
  • Primeira novela de Ana Lima.
  • Título Provisório: Milagre de Amor.
  • E a terceira vez que Fernanda Vasconcelos trabalha como protagonista, a primeira foi em Malhação (2005) e a segunda foi em Páginas da Vida (2006).
  • Os atores fizeram um workshop para aprender a ter o sotaque mineiro.
  • Foi a primeira novela das seis a ser exibida em alta definição.
  • Novamente, Letícia Sabatella faria par romântico com Alexandre Borges nessa novela, a primeira foi em A Muralha (2000)
  • Alguns atores vieram de Páginas da Vida, como Letícia Sabatella, Deborah Evelyn, Grazzi Massafera, Sthefany Brito, Paulo César Grande e Fernanda Vasconcellos. 

Fontes:
Wikipédia-Desejo Proibido. Acesso em 19 de setembro de 2011.
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME







quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Novela: Alma Gêmea

Elizabeth Savalla e Priscila Fantin como Agnes e Serena.

Autor: Walcyr Carrasco.
Capítulos: 227.
Horário: 18h.
Exibição: 20 junho 2005-11 março 2006.
Elenco: Eduardo Moscovis, Priscila Fantin, Flávia Alessandra, Malvino Salvador, Ana Lúcia Torre, Marcelo Faria, Liliana Castro, Fernanda Souza, Ângelo Antônio, Neusa Maria Faro, Bia Seidl, Luigi Baricelli, Emiliano Queiroz, Emílio Orciollo Netto, Erik Marmo, Kayky Brito, Cecília Dassi, Fernanda Machado, Rita Guedes, Carla Daniel, Lady Francisco, Mariah da Penha, Ronnie Marruda, Carlos Gregório, Andréa Avancini, Michel Bercovitch, Ernesto Piccolo, Alexandre Barillari, Hilda Rebello, Luciano Vianna, Marcelo Barros, Thiago Luciano, Tammy di Calafiori, Keruse Bongiolo, Francisco Fortes, Sidney Sampaio, Bruna di Tullio, Rodrigo Phavanello, Renan Ribeiro, David Lucas, Pamella Rodrigues, Carolina Smith, Nicette Bruno, Walderez de Barros, Fulvio Stefanini, Umberto Magnani, Elizabeth Savalla e Drica Moraes.
Sinopse: Nos anos 20, a união entre Rafael (Eduardo Moscovis) e Luna (Liliana Castro) é interrompida pelo assassinato da moça por sua prima, Cristina (Flávia Alessandra). 20 anos depois, Rafael e Luna se reencontram, quando ela encarna como a índia Serena (Priscila Fantin). Os dois passam a morar juntos e acabar com as maldades da vilã, que não desiste do viúvo. Cristina conta com a ajuda de Débora (Ana Lúcia Torre), Raul (Luigi Baricelli) e sua amante, Dalila (Fernanda Machado) e do motorista Ivan (Thiago Luciano).
Curiosidades:
  • O humor ficou por conta de Fúlvio Stefanini (Osvaldo), Neusa Maria Faro (Divina) e Nicette Bruno (Ofélia).
  • Foi reapresentada no Vale A Pena Ver de Novo entre 24 de agosto de 2009 e 12 de março de 2010, em 145 capítulos.
  • A novela teve diversos destaques, como Flávia Alessandra e Ana Lúcia Torre, como Cristina e Débora, respectivamente.
  • As gravações da primeira fase da novela foram gravadas em Niterói (RJ), Carrancas (MG) e Bonito (MS).
  • A novela teve média de 39 pontos, sendo uma das maiores audiências nesse horário na década de 2000.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME






segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Biografia: Malu Mader

Malu Mader em 1989, com seu sucesso  Top Model (89)
Malu Mader nos dias de hoje.
A atriz Maria de Lourdes da Silveira Mader nasceu no dia 12 de setembro de 1966, em Rio de Janeiro. Filha do coronel Rubens Tramujas Mader e da assistente social Ângela Maria da Silveira, se interessou pela carreira de atriz quando sua cunhada, Maísa, a levou para assistir a peça de teatro Capitães da Areia e em 1982, se inscreveu na escola de teatro Tablado, e teve como professores Carlos Wilson, diretor da peça, e a atriz Louise Cardoso.

Sua primeira novela na televisão é Eu Prometo (83), como Dóris Cantomaia. Depois, viveu a Beatriz de Corpo a Corpo (84), fazendo par romântico com Lauro Corona, e em 1985, fez a filha de André Spina (Reginaldo Faria), Walquíria, em Ti Ti Ti (85), de Cassiano Gabus Mendes. No ano seguinte, protagoniza Anos Dourados (86), de Gilberto Braga, como Lourdinha. Nesta novela, conhece os atores Taumaturgo Ferreira e Isabela Garcia.

Em 1987, faz um de seus maiores sucessos, O Outro (87), como a ex-prostituta Glorinha da Abolição, e pela primeira vez atua junto com Cláudia Abreu. Em seguida, de novo com essa parceria, faz Fera Radical (88), como Cláudia. Mais tarde faz a novela Top Model (89), vivendo a modelo Duda, que depois vira par romântico de Taumaturgo Ferreira.

Em 1990, se casou com o músico Tony Bellotto, da banda Titãs, e nos anos seguintes, fez uma novela e uma minissérie, ambas de Gilberto Braga: O Dono do Mundo (91), como Márcia, que fez triângulo amoroso entre Felipe e Stela, papéis de Antônio Fagundes e Glória Pires, respectivamente; e a minissérie Anos Rebeldes (92), como Maria Lúcia, fazendo par com Cássio Gabus Mendes e mais tarde, com Marcelo Serrado. Em 1993, ela faz a novela O Mapa da Mina (93), como Wanda.

Em 1995, dá a luz ao primeiro filho, e dois anos depois, é protagonista da série A Justiceira (97), que inicialmente seria em 32 capítulos, mas foi reduzido a 12 devido à gravidez do seu segundo filho. Nos próximos anos, participa de três produções de Gilberto Braga: Labirinto (98), como Paula Lee, Força de Um Desejo (99), como Ester Delamare, e Celebridade (2003), como Maria Clara Diniz, todas com parceria de Cláudia Abreu. As três deram muito sucesso.

Em 2007, protagoniza a novela das 6, Eterna Magia (2007), como a protagonista Eva Sullivan. Depois de três anos afastada da TV, faz o remake de Ti Ti Ti (2011), como Suzana, papel que foi de Marieta Severo no original.

Espero que gostem.
ME





sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Novela: Despedida de Solteiro


Eduardo Galvão, Maria Duda e Helena Ranaldi como Pascoal, Penha e Nina.

Autor: Walther Negrão.
Capítulos: 206.
Horário: 18h.
Exibição: 1 junho 1992-30 janeiro 1993.
Elenco: Paulo Gorgulho, Lúcia Veríssimo, Felipe Camargo, Tássia Camargo, Jayme Periard, Elias Gleizer, Eduardo Galvão, Lucinha Lins, Maria Estela, Ana Rosa, Cristina Mullins, Bárbara Fazio, Othon Bastos, Jacyra Sampaio, André Valli, Léa Camargo, Cinira Camargo, Patrícia Perrone, Frederico Mayrink, Danton Mello, Maria Duda, Guga Coelho, Castro Gonzaga, Patrick de Oliveira, Fernanda Nobre, Helena Ranaldi, Letícia Spiller, Rita Guedes, João Vitti, Sérgio Viotti, Mauro Mendonça, Lolita Rodrigues, Yoná Magalhães e Marcos Paulo.
Sinopse: João Marcos (Felipe Camargo) reúne os amigos Paschoal (Eduardo Galvão), Pedro (Paulo Gorgulho) e Xampu (João Vitti) para sua despedida de solteiro, na fictícia cidade de Remanso. Eles se tornam suspeitos do assassinato da jovem prostituta Salete (Gabriela Alves) e acabam condenados a 21 anos de prisão. Passados sete anos, já em liberdade condicional, João Marcos se dedica a provar sua inocência e a dos seus amigos. Para isso, tem que enfrentar o mau-caráter Sérgio Santarém (Marcos Paulo), agora casado com sua ex-noiva, Lenita (Tássia Camargo). Envolvido no assassinato, o vilão é preso.
Curiosidades:
  • Foi a primeira novela de Helena Ranaldi, Rita Guedes, Patrick Oliveira, João Vitti e Letícia Spiller.
  • João Vitti teve que sair cedo desta novela, porque foi escalado para a novela De Corpo e Alma (92), de Glória Perez.
  • Os destaques dessa novela foram: Ana Rosa, que interpretou Soraia em seu sonho de casar bem a filha Bianca (Rita Guedes), e Elias Gleizer, o Vitório, em seu relacionamento com o filho Léo (Patrick de Oliveira).
  • A novela utilizou a cidade cenográfica originalmente criada para Mulheres de Areia (93), de Ivani Ribeiro.
  • A novela foi reapresentada no Vale A Pena Ver de Novo entre 4 de março e 9 de agosto de 1996, em 115 capítulos.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME






quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Novela: Pecado Capital (remake)

Francisco Cuoco e Carolina Ferraz como Salviano Lisboa e Lucinha.

Autora: Glória Perez.
Capítulos: 185.
Horário: 18h.
Exibição: 5 outubro 1998-7 maio 1999.
Elenco: Francisco Cuoco, Carolina Ferraz, Eduardo Moscovis, Cássia Kiss, Paloma Duarte, Alexandre Borges, Leandra Leal, Eri Johnson, Pedro Paulo Rangel, Thaís de Campos, Cláudia Liz, Floriano Peixoto, Camila Pitanga, Roberto Bomfim, Thiago Lacerda, Íris Bruzzi, Suely Franco, Jackson Antunes, Tato Gabus Mendes, Zilka Sallaberry, André Valle, Patrick de Oliveira, Denise Milfont, Antônio Pompeo, Darlene Glória, Mara Manzan, Oswaldo Loureiro, Juliana Silveira, Guilherme Karan, Jiddu Pinheiro, Walter Verve, Renato Rabelo, Ana Furtado, Malu Valle, Aracy Cardoso, Henri Castelli, Duda Ribeiro, Ana Paula Guimarães, Clara Garcia, Pia Manfroni, Vanessa Dantas, Matheus Pettinatti, Ricardo Martins, Íris Nascimento, Betty Lago, Luís Mello, Marco Ricca, Lima Duarte, Vera Fischer, Luã Ubacker, Luís Cláudio Jr. e Diego Codazzi.
Sinopse: Baseada na novela original de Janete Clair em 1975, o taxista Carlão (Eduardo Moscovis) não sabe se devolve ou não a mala com dinheiro esquecida no carro. Fruto de um assalto a banco, a quantia pode ajudá-lo a se casar com Lucinha (Carolina Ferraz). A dona da mala, Eunice (Cássia Kiss), que aparece após Carlão usar parte do valor quando seu pai é operado, apaixona-se pelo taxista e para não denunciá-lo, exige que se casem.
Carlão se afasta de Lucinha, que se envolve com Salviano Lisboa (Francisco Cuoco). Ao tentar entregar o dinheiro à polícia, Carlão é morto por Tonho Alicate (Lima Duarte), chefe dos assaltantes.
Curiosidades:
  • Os atores José Mayer e Ana Paula Arósio estavam cotados para viverem Carlão e Lucinha na novela. Porém, recusaram porque ele estava no elenco de Meu Bem Querer (98) e ela decidiu estrear na novela Terra Nostra (99), fazendo par romântico de Thiago Lacerda.
  • Primeira novela de Henri Castelli, Jiddu Pinheiro, Juliana Silveira e Thiago Lacerda.
  • O núcleo pobre morava em Méier na versão original e neste remake ele morava no bairro de Marechal Hermes.
  • Foi a segunda novela em que Carolina Ferraz e Eduardo Moscovis atuaram juntos, a primeira foi na novela Por Amor (97), ela como Milena e ele como Nando. Assim como Betty Lago e Tato Gabus Mendes, que atuaram juntos pela terceira vez: a primeira foi em Quatro Por Quatro (94), ela como Abigail e ele como Alcebíades; a segunda foi em O Amor Está No Ar (97), ela como Sofia e ele como Felipe, e mais tarde trabalhariam em Uga Uga (2000), ela como Brigitte e ele como Anísio.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME






quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Biografia: Regiane Alves


A atriz Regiane Kelly Lima Alves nasceu no dia 31 de agosto de 1978, em Santo André, no estado de São Paulo. Filha do supervisor de vendas José Monteiro Lima Alves e da dona-de-casa Maria Aparecida, desde pequena se interessou na carreira artística. Em 1996, cursou a Oficina de Atores da Rede Globo e foi reprovada no teste para a novela Malhação (96). Ela voltou a São Paulo para o curso de publicidade, mas já viajava com uma peça de teatro.

Seu primeiro trabalho na Globo é na minissérie A Muralha (2000), como Rosália, e meses mais tarde, fez seu primeiro trabalho em novelas, Laços de Família (2000), como a antagonista e mimada Clara. Depois faz a novela Desejos de Mulher (2002), como Letícia. Seu sucesso lhe rendeu a capa da revista Vip em 2002.

Seu maior sucesso em sua carreira foi na novela Mulheres Apaixonadas (2003), como a excêntrica Dóris, que maltratava e humilhava os avós, interpretados por Carmem Silva e Oswaldo Louzada. Sua elogiada atuação lhe rendeu o Prêmio Contigo! de Atriz Coadjuvante e a capa de aniversário da revista Playboy, em agosto de 2003. Após esse ensaio, ela criticou muito a superexposição e que tenta passar discretamente, sem mostrar ou estampar alardes na vida pessoal.

Depois, em 2004, faz a novela Cabocla (2004), como Belinha, par romântico de Danton Mello. Muitas vezes se destacou mais que os protagonistas Zuca (Vanessa Giácomo) e Luís (Daniel de Oliveira). Mais tarde faz a novela Páginas da Vida (2006), do mesmo autor de Laços de Família e Mulheres Apaixonadas, Manoel Carlos. Ela fez Alice, sua terceira vilã na carreira. Em 2008, faz sua primeira protagonista em Beleza Pura (2008), ao lado de Humberto Martins. Logo, em 2010, faz Tempos Modernos (2010), como Goretti Cordeiro, filha de Leal Cordeiro (Antônio Fagundes).

Ela está confirmada na próxima novela das seis que substituirá Cordel Encantado (2011), A Vida da Gente (2011), que estreia marcada para 26 de setembro. Ela faz a personal trainer Cris, e está malhando para viver este papel.


Espero que gostem.
ME









segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Novela: Paraíso Tropical

Glória Pires e Tony Ramos como o casal Lúcia e Antenor.

Autores: Gilberto Braga e Ricardo Linhares.
Capítulos: 179.
Horário: 21h.
Exibição: 5 março-28 setembro 2007.
Elenco: Fábio Assunção, Alessandra Negrini, Wagner Moura, Camila Pitanga, Marcello Antony, Maria Fernanda Cândido, Bruno Gagliasso, Vera Holtz, Marco Ricca, Isabela Garcia, Daniel Dantas, Beth Goulart, Reginaldo Faria, Débora Duarte, Paulo Vilhena, Renée de Vielmond, Hugo Carvana, Yoná Magalhães, Chico Diaz, Othon Bastos, Daisy Lucidi, Sérgio Marone, Gustavo Leão, Fernanda Machado, Rodrigo Veronese, Patrícia Werneck, Otávio Muller, Marcelo Valle, Luli Miller, Lidi Lisboa, José Augusto Branco, Flávio Bauraqui, Sérgio Abreu, Érica Mader, Jonathan Haagensen, Roberto Maya, Ildi Silva, Roberta Rodrigues, Nildo Parente, Thaís Garayp, Yaçanã Martins, Patrícia Novaes, Nívea Helen, Raquel Parpneli, Larissa Queiroz, Flávia Pyramo, Maria Eduarda, Ludoval Campos, Leonardo Netto, Sandro Ximenes, Fábio Nascimento,Dudu Cury, Vitor Novello, Thavyne Ferrari, Suzana Vieira, Rosamaria Murtinho, Glória Pires e Tony Ramos.
Sinopse: A mau-cárater Taís (Alessandra Negrini) tenta destruir a relação amorosa de sua irmã, Paula (também vivida por Alessandra Negrini), com Daniel (Fábio Assunção). Filho de Nereu (José Augusto Branco),este briga com Olavo (Wagner Moura) para suceder o poderoso executivo Antenor Cavalcanti (Tony Ramos).
Olavo é filho de Marion (Vera Holtz), uma promotora decadente, fútil e ambiciosa que não mede esforços para alcançar novamente o sucesso. Ela rejeita o bad-boy Ivan (Bruno Gagliasso), rapaz com inclinação para a marginalidade e que é desdenhado pela família, e se apaixona por Taís, que é assassinada misteriosamente. No final, se descobre que Olavo matou Taís depois que esta descobriu que Ivan era filho de Antenor com uma empregada.
Curiosidades:
  • Teve média de 43,8 pontos.
  • Ganhou muitos prêmios.
  • O Casseta e Planeta, Urgente! satirizou a novela como Paraíso do Bilau e PANraíso Tropical.
  • Teve título provisório de Copacabana.
  • Teve diversos destaques: o casal homossexual Rodrigo (Carlos Casagrande) e Tiago (Sérgio Abreu) e a família da ressentida Neli (Beth Goulart), que incluía o a marido, Heitor (Daniel Dantas), e as filhas Joana (Fernanda Machado) e Camila (Patrícia Werneck). O maior destaque foi Bebel, personagem de Camila Pitanga.
  • Foi a primeira novela inteiramente gravada em alta definição.
  • A novela chamou a atenção pelo ritmo ágil das tramas, além da sofisticação dos efeitos visuais usados para inserir imagens do bairro em uma das cidades cenográficas no Projac.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

domingo, 4 de setembro de 2011

Novela: O Outro


Luma de Oliveira e Cláudia Raia como Dedé e Edwiges.

Autor: Aguinaldo Silva.
Capítulos: 179.
Horário: 20h30.
Exibição: 23 marco-10 outubro 1987.
Elenco: Francisco Cuoco, Natália do Vale, Yona Magalhães, Malu Mader, Beth Goulart, Miguel Fallabella, Flavio Galvão, Elaine Cristina, Herson Capri, Claudia Raia, Marcos Frota, Arlete Salles, José de Abreu, Ísis de Oliveira, Wanda Kosmo, Jonas Mello, Ewerton de Castro, Stepan Nercessian, Tonico Pereira, Cleyde Blota, Luthero Luiz, Luma de Oliveira, Cláudia Abreu, Antonio Pompeo, Augusto Olympio, Milton Rodrigues, Fernando de Almeida, Ilva Niño, Rosane Gofman, Claudio Ferrario, Melise Maia, Valter Santos, Fernando Jose, Eva Todor e Jose Lewgoy.
Sinopse: O milionario Paulo Della Santa e o dono de um ferro-velho, Denizard de Mattos (ambos interpretados por Francisco Cuoco) são vitimas de uma explosão. O resultado foi que Paulo desaparece e Denizard e confundido com ele, que sofre uma amnesia e assume a identidade do outro.
Denizard se envolve o marido do outro, Laura (Natália do Vale), e seus supostos filhos, Pedro Ernesto (Marcos Frota) e Marília (Beth Goulart). Enquanto isso, sua verdadeira filha, Zezinha (Cláudia Abreu), e a namorada, Índia do Brasil (Yoná Magalhães), vivem o drama de seu desaparecimento.
Curiosidades:
  • A novela marcou a volta de Francisco Cuoco, que estava afastado desde o final de Eu Prometo (83), de Janete Clair e Gloria Perez.
  • Algumas cenas foram gravadas na Argentina.
  • Um dos maiores destaques foi a personagem Glorinha da Abolição, feita por Malu Mader, que se envolve com Paulo Della Santa (Francisco Cuoco), para desespero da mãe, Wilma (Arlete Salles). Outros incluíam Dodó e Dedé, feitas pelas irmas Ísis e Luma de Oliveira. Elas voltariam a se reunir na novela Meu Bem, Meu Mal (90), de Cassiano Gabus Mendes.
  • Betty Faria ia ser Índia do Brasil, mas ficou para Yoná Magalhães. Assim como a personagem Laura, que ia ser de Glória Menezes, mas recusou porque estava escalada para Brega e Chique (87), de Cassiano Gabus Mendes. O convite caiu para Vera Fischer, que também recusou porque estava escalada para Mandala (87), de Dias Gomes. O papel ficou para Natália do Valle, devido ao sucesso da novela Cambalacho (86); e o personagem Gabriel ia ser de Marcos Paulo, mas acabou ficando para Herson Capri.
  • A novela foi uma releitura de Vidas Cruzadas (65), escrita por Ivani Ribeiro para a TV Excelsior.
  • Cláudia Abreu teve que sair da novela Hipertensão (86) para fazer essa novela. Naquela novela, sua personagem (Luzia) morreria por volta do capitulo 100.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME


sábado, 3 de setembro de 2011

Novela: Mico Preto


Gloria Pires como Sarita.

Autores: Marcílio Moraes, Leonor Basseres e Euclydes Marinho.
Capítulos: 179.
Horário: 19h.
Exibição: 7 maio-1 dezembro 1990.
Elenco: Luiz Gustavo, Gloria Pires, Jose Wilker, Louise Cardoso, Miguel Fallabella, Georgia Gomide, Tato Gabus Mendes, Sergio Viotti, Deborah Evelyn, Marcos Frota, Mauro Mendonça, Maria Padilha, Yara Cortes, Otávio Augusto, Bia Seidl, Marcelo Picchi, Renata Fronzi, Elias Gleizer, Analu Prestes, Mario Borges, Stepan Nercessian, Marcelia Cartaxo, Abrahao Farc, João Carlos Barroso, Desiree Vignoli, Luiz Magnelli, Marcelo Serrado, Daniela Camargo, Charles Moeller, Robero Sant'Anna, Marcos Oliveira, Márcia Real e Eva Wilma.
Sinopse: A milionária Áurea Menezes Garcia (Marcia Real) anuncia o seu casamento com o jovem Astor (Marcos Frota) aos três filhos: Frederico (Jose Wilker), Jose Luis (Miguel Fallabella) e Adolfo (Tato Gabus Mendes). Depois ela desaparece e o honesto e bom-caráter Firmino do Espirito Santo (Luiz Gustavo) assume seus negócios e lida com os três filhos da ricaça. So que tem um problema: tudo em sua vida da errado.
A partir desse fato, Sarita (Gloria Pires) e contratada para se casar com Jose Maria (Marcelo Picchi), que esconde sua relação homossexual com Jose Luis, e Firmino se envolve amorosamente com Claudia (Louise Cardoso), noiva de Frederico.
Curiosidades:
  • Foi a primeira novela de Deborah Secco, que tinha 10 anos de idade naquela época.
  • A atriz Louise Cardoso afirmou em uma entrevista:Em Mico Preto, eu interpretava uma heroína tao boa que era insuportável. O Marcílio [o autor] que me perdoe. A Claudinha era um personagem linear. Então tive que fazer o feijão com arroz. Quando chegou no capitulo 213 eu estava desesperada. As crianças ficaram me chamando na rua e tinha que dar tchauzinho. Tinha uma menina que era fanha onde eu morava e ficava dizendo 'Claudinha, Claudinha' . Tinha raiva disso.
  • O humor ficou por conta de Marcelo Picchi (Jose Maria) e Miguel Fallabella (Jose Luis)
  • O papel de Sarita estava escalada para Maitê Proença, se recusou por problemas pessoais, e ficou para Gloria Pires.
  • A polemica do mico-leão dourado da abertura causou mais alarde que a própria novela. A Sociedade Protetora dos Animais considerou as imagens abusivas.
  • Teve titulo provisório de E Mamãe Foi Pro Armário.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Novela: O Sexo Dos Anjos


Isabela Garcia e Felipe Camargo como o par romântico Isabela e Adriano.

Autora: Ivani Ribeiro.
Capítulos: 140.
Horário: 18h.
Exibição: 25 setembro 1989-10 março 1990.
Elenco: Isabela Garcia, Felipe Camargo, Sílvia Buarque, Mário Gomes, Marcos Frota, Bia Seidl, Rodolfo Bottino, Carla Marins, Irving São Paulo, Bianca Byington, Stepan Nercessian, Luthero Luis, Tonico Pereira, Inês Galvão, Otávio Muller, Myriam Pérsia, Paulo Figueiredo, Ilva Niño, João Rebello, Rosana Garcia, Emiliano Queiroz, Humberto Martins, Ana Borges, João Camargo, Cosme dos Santos, Leina Krespi, Luis Magnelli, Edson Silva, Paula Burlamaqui, Dayse Tenório, Tony Vermont, Graziela de Laurentis, Eloísa Mafalda, Stênio Garcia e Norma Bengell.
Sinopse: Diana, o anjo da Morte (Bia Seidl) designa um emissário, também conhecido como o humano Adriano (Felipe Camargo) para buscar Isabela (Isabela Garcia) na Terra. Mas se apaixona pela garota e tenta levar em seu lugar sua irmã Ruth (Silvia Buarque). O Anjo recusa a proposta, mas da uma chance a Isabela: ela só pode cometer dois pecados. Se cometer o terceiro, vai morrer. Para salvar a amada, Adriano precisa se esforçar.
Outros enredos incluídos na trama foram: o romance entre Gigi (Carla Marins) e Jose Paulo (Irving São Paulo) e a misteriosa figura de Padre Aurélio (Mário Gomes), que na verdade e Renato, um ambientalista que sofre a perseguição de poderosos latifundiários.
Curiosidades:
  • A novela foi um remake de O Terceiro Pecado (68), escrita pela mesma autora, na TV Excelsior. Os papeis de Regina Duarte, Gianfrancesco Guarnieri, Nathalia Timberg e Maria Izabel de Lizandra eram os personagens equivalentes a Isabela Garcia, Felipe Camargo, Bia Seidl e Silvia Buarque, respectivamente.
  • Primeira novela de Humberto Martins e Paula Burlamaqui. Também foi a última de Luthero Luis, que morreu durante a novela, em fevereiro de 1990.
  • A novela não obteve sucesso esperado, devido à transferência de épocas, dos anos 20 à atualidade.
  • Algumas das cenas da novela foram filmadas em Amazônia.
  • A maioria dos atores de Bebê A Bordo (88), de Carlos Lombardi, vieram fazer essa novela, como Isabela Garcia, Sílvia Buarque, Rodolfo Bottino, Carla Marins, Inês Galvão, Paulo Figueiredo, Ilva Niño, entre outros.
  • Foi o terceiro trabalho em que Felipe Camargo e Isabela Garcia atuam juntos, a primeira foi em Anos Dourados (86), ele como Marcos e ela como Rosemary; a segunda foi em Roda de Fogo (86), ele como Pedro e ela como Ana Maria; e mais tarde, trabalhariam juntos em Andando Nas Nuvens (99), ele como Bob e ela como Oneide.

Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Minissérie: Memorial de Maria Moura

Cristiana Oliveira como Marialva.

Autores: Jorge Furtado e Carlos Gerbase.
Capítulos: 24.
Horário: 22h30.
Exibição: 17 maio-17 junho 1994.
Elenco: Glória Pires, Kadu Moliterno, Cristiana Oliveira, Jackson Antunes, Bia Seidl, Sebastião Vasconcelos, Zezé Polessa, Chico Diaz, Zezé Motta, Luiz Carlos Arutin, Renata Fronzi, Hélio Souto, Rui Rezende, Jece Valadão, Myriam Pires, Ariclê Perez, Otávio Muller, Ernani Moraes, Vanda Lacerda, Antônio Grassi, Bertrand Duarte, Camilo Bevilacqua, Cláudio Gabriel, Celso Frateschi, Joel Barcellos, Chica Xavier, Clementino Kelé, Carlos Gregório, Lui Mendes, Nelson Xavier, Rubens de Falco, Rosamaria Murtinho, Sérgio Brito, Bete Mendes, Ruth de Souza, Marcos Palmeira e Cléo Pires.
Sinopse: Baseado no romance de Raquel de Queiroz, Maria Moura (Glória Pires) teve uma infância difícil: perde o pai (Ângelo de Matos) mais cedo, e aos 17, vê sua mãe (Bete Mendes) enforcada em casa, como se tivesse suicidado. Para vingar-se da morte da mãe, seduz o empregado Jardilino (Lui Mendes) e pede que ele execute o padrasto.
Protegida pelos empregados da família, Maria reúne um grupo de pessoas para conquistar a terra herdada do pai, a serra dos Padres, mas precisa impedir a invasão do sitio por Tonho (Ernani Moraes), Irineu (Otávio Muller) e Firma (Zezé Polessa). Esse bando vai aumentando com a adesão de sua prima, Marialva (Cristiana Oliveira) e seu companheiro, o atirador de facas Valentim (Jackson Antunes). Mas o ponto fraco de Maria é sua paixão pelo sedutor Cirino (Marcos Palmeira).
Curiosidades:
  • A minissérie foi recordista em audiência entre todas as minisséries da Globo, batendo a minissérie Anos Dourados (86), de Gilberto Braga.
  • Foi um dos melhores trabalhos de Glória Pires.
  • O padre José Maria, personagem de Kadu Moliterno, teve um papel relevante na trama. Se apaixona por Bela (Bia Seidl), uma mulher casada. Ela é assassinada por Anacleto (Antônio Grassi). Amargurado, passa a integrar o bando de Maria Moura.
  • As gravações foram feitas na cidade de Tiradentes (MG).
  • A minissérie foi reapresentada entre 28 de julho e 14 de agosto de 1998 na Globo, e em uma versão compacta de 19 capítulos entre 28 de julho e 23 de agosto de 2010, no canal Viva.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME