Carolina Dieckmann e Vera Fischer como Camila e Helena.
Deborah Secco e José Mayer, respectivamente, como a antagonista Íris e o rústico Pedro.
Autor: Manoel Carlos.
Capítulos: 209.
Horário: 21h.
Exibição: 5 junho 2000-2 fevereiro 2001.
Elenco: Vera Fischer, Tony Ramos, José Mayer, Alexandre Borges, Ana Carbatti, André Valli, Beatriz Lyra,Caco Monteiro, Carla Diaz, Carolina Dieckmann, Cláudio Gabriel, Cléa Simões, Daniel Boaventura, Deborah Secco, Denise Sartori, Eliete Cigarini, Flávia Guimarães, Flávio Silvino, Giovanna Antonelli, Helena Ranaldi, Júlia de Almeida, Júlia Feldens, Leonardo Villar, Lília Cabral, Luciano Quirino, Luigi Baricelli, Marly Bueno, Paulo Figueiredo, Paulo Zulu, Regiane Alves, Reynaldo Gianechini, Soraya Ravenle, Thalma de Freitas, Umberto Magnani, Vanessa Mesquita, Walderez de Barros, Xuxa Lopes, Yara Lins, Zé Victor Castiel, Fernando Torres e Marieta Severo.
Sinopse: Helena (Vera Fischer) é uma empresária que abre mão do namorado 20 anos mais novo que ela, o médico Edu (Reynaldo Gianecchini), depois que sua filha, Camila (Carolina Dieckmann), se apaixona por ele. Os dois se casam e algum tempo depois, a filha descobre que tem leucemia e raspa a cabeça. Filha de Pedro (José Mayer), primo de Helena, Camila se aproxima dele para se engravidar e gerar um doador de médula para a filha. Para isso abdica da felicidade ao lado do livreiro Miguel (Tony Ramos), pai de Paulo (Flávio Silvino), um jovem com sequelas neurológicas decorrentes de um acidente de carro, e da imatura Ciça (Júlia Feldens).
Curiosidades:
- Teve média geral de 45 pontos.
- Foi reapresentada entre 28 de fevereiro e 23 de setembro de 2005, no Vale A Pena Ver de Novo, em 150 capítulos. Sua reexibição teve média de 22 pontos, excelente para o horário.
- Ganhou muitos prêmios.
- Alguns destaques da novela foram: Vera Fischer, como a sofredora Helena; o livreiro Miguel, feito por Tony Ramos; a prostituta Capitu, feita por Giovanna Antonelli; a rebelde Íris, feita por Deborah Secco; e o casal Alma e Danilo, feito por Marieta Severo e Alexandre Borges.
- Primeira novela de Regiane Alves, Juliana Paes e Reynaldo Gianecchini. Também foi a última novela de Marieta Severo, depois que acabou a novela, ela faz parte do elenco fixo do humorístico "A Grande Família", até os dias de hoje.
- As gravações da novela foram feitas em Leblon, em Oxford, na Inglaterra, e em Tóquio, no Japão.
- Teve como tema principal conflitos entre familiares.
- No humorístico "Casseta e Planeta, Urgente!", a novela teve três paródias: "Esculachos de Família", "Chifres de Marília" e "Passos de Quadrilha".
- A novela reuniu o país em torno das discussões da doação de medula. Entre novembro de 2000 e janeiro de 2001, a média de cadastrados no Registro Brasileiro de Doares Voluntários de Medula Óssea (Redome) saltou de 20 para 900 por mês - um crescimento de 4400%.
Fontes:
http://www.abril.com.br/imagem/vera-fischer-tv-06g.jpg
http://www.teledramaturgia.com.br/tele/lacosb.asp
http://www.teledramaturgia.com.br/tele/lacosb.asp
TV Globo: Novelas e Minisséries. p.194-196.
Espero que gostem.
ME
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.