Assim como Tereza Cristina (
Christiane Torloni) em
Fina Estampa, o que une essas peruas é a atitude esnobe e arrogante, sempre esbanjando dinheiro e luxo, e desprezando aqueles que não são ricos. Elas são abertamente politicamente incorretas, e adoram humilhar seus subalternos, sempre com requintes de crueldade, mas recheadas de humor.
As 10 peruas escolhidas segundo o portal iG Gente foram:
10-Sofia (Zezé Polessa) de Escrito nas Estrelas (2010)
|
Sofia (Zezé Polessa, direita) e Beatriz (Débora Falabella, esquerda) |
A fútil e ambiciosa perua estava sempre pronta para ajudar nas armações de sua filha Beatriz (Débora Falabella). A interpretação caricata de Zezé Polessa deu o tom exato para a hilária personagem.
9-Norma (Carolina Ferraz) de Beleza Pura (2008)
Norma também era uma vilã rica e cheia de humor. Ela acabava virando vítima de suas próprias armadilhas, tornando-se uma malvada "trapalhona". E além de tudo, eternizou o bordão "Eu sou rica!", que virou até música eletrônica.
8-Sílvia (Alinne Moraes) de Duas Caras (2007)
Sílvia foi uma das mais ensandecidas malvadas endinheiradas dos últimos tempos. Criadora de planos mirabolantes que incluiam levar o filho de seu marido Ferraço (Dalton Vigh) em um passeio de barco para matar o menino, ela era capaz de tudo - até mesmo de pular o muro da mansão de Ferraço, ignorando o sistema de segurança da casa.
Representante das ricas loiras e diabólicas, Leona queria ser a grande poderosa das lojas Luxus, de propriedade de seu tio Omar (Francisco Cuoco). Terminou morta em um incêndio.
6-Bia Falcão (Fernanda Montenegro) de Belíssima (2005)
|
Bia Falcão (Fernanda Montenegro) e Medeiros (Ítalo Rossi) em "Belíssima"
|
A pérfida empresária, apesar de insensível, tinha seu senso de humor apurado e adorava humilhar os outros - principalmente os não ricos. Assim, criou um bordão: "Pobreza pega!", que acabou entrando na mesma música de "Eu sou rica!"
5-Adma (Cássia Kiss) de Porto dos Milagres (2001)
"Por trás de um grande homem, há sempre uma mulher". A máxima valia para o casal Adma e Félix (Antônio Fagundes). A mulher envenenou o irmão gêmeo de seu marido, para que o segundo herdasse a fortuna do primeiro. Assim, Félix tornou-se o todo poderoso de Porto dos Milagres. Para manter a situação, Adma era capaz de tudo.
Um dos destaques desta novela complicada foi a exagerada vilã Maria Regina. Com ares de psicopata, ela foi responsável por grandes momentos da trama. Cínica, debochada e esnobe, rendeu muitas cenas de humor - e além de tudo, era ninfomaníaca.
3-Laurinha Figueiroa (Glória Menezes) de Rainha da Sucata (90)
A milionária falida tentava se reerguer e conquistar o enteado Edu (Tony Ramos). E vivia chamando sua rival, Maria do Carmo (Regina Duarte), de "sucateira". Para eliminar a concorrente, teve uma ideia "genial" - decidiu se atirar do alto de um prédio, apenas para jogar a culpa na "sucateira".
2-Yolanda Pratini (Joana Fomm) de Dancin' Days (78)
|
Yolanda Pratini (Joana Fomm) em "Dancin' Days", ao lado de Hélio (Reginaldo Faria) e Júlia (Sônia Braga) |
A socialite humilhou e desprezou a irmã, a ex-presidiária Júlia Mattos (Sônia Braga). Mesmo quando esta se tornou elegante, Yolanda continuou dizendo que a irmã "andava com gente de baixo nível". Ela também humilhava a nova esposa de seu ex-marido, bradando: "Detesto gente feia!" As maldades de Yolanda eram sempre apoiadas por seu pitoresco mordomo, Everaldo (Renato Pedrosa).
1-Odete Roitman (Beatriz Segall) de Vale Tudo (88)
A mais famosa de todas, dispensa apresentações. A poderosa matriarca dos Roitman vivia falando mal do Brasil - "este país de tupiniquins!" - e dos brasileiros - "essa gente viaja até com criança!". Sem papas na língua, politicamente incorreta em todos os sentidos, adorava soltar expressões em francês - "e quanto menos português eu escutar, melhor!" - e ridicularizava seus próprios familiares. Imbatível.
Espero que gostem.
ME
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.