sábado, 21 de julho de 2012

Biografia: Raul Gazolla


O ator Raul Oliveira Gazolla nasceu no dia 7 de agosto de 1955, em Rio de Janeiro. 

Estreou em novelas na segunda versão de Selva de Pedra (86), interpretando Osvaldo. Em seguida, faz Fera Radical (88), como Marcelo, um estudante morador da pensão de Lourdes (Cleyde Blota) e Pacto de Sangue (89), como Fernando. Mas a novela que marcou sua carreira de galã foi Kananga do Japão (89), como o protagonista Alex, fazendo par com Christiane Torloni. 

Em 1991, ainda na Manchete, fez Amazônia - Parte II (91), interpretando dois papeis: Daniel e Lírio Pessoa. No ano seguinte, volta à Rede Globo, e faz Deus Nos Acuda (92), como Paco, apaixonado por Maria Escandalosa (Cláudia Raia) e alvo do amor de Clarisse (Regina Braga). Em 1993, volta à Manchete, e faz Guerra Sem Fim (93), como Tripé e 74.5 - Uma Onda No Ar (94), como Caíque. Já em 1995, volta de novo à Rede Globo, e faz a minissérie Decadência (95), interpretando Vítor Prata.

Em 1996, faz uma novela da SBT, Razão de Viver (96), como Ruffo, e em seguida volta à Globo pela terceira vez, e participa da novela Anjo Mau (97), vivendo Ciro Furtado, pai de Lígia (Lavínia Vlasak) e marido de Marilu (Mila Moreira) e da minissérie Labirinto (98), como Franklin, casado com Letícia (Helena Fernandes), que acaba sendo eleito presidente da empresa de seu sogro após sua morte. 

Em 2001, destacou-se em O Clone (2001), como Miro, amigo de Xande (Marcello Novaes). No final dessa novela, Nazira (Eliane Giardini) continua sonhando com ele (Miro), e os dois saem em um cavalo alado pelo céu. Em 2003, fez Kubanacan (2003), como Herrera, amigo de Enrico (Vladimir Brichta). Em 2005, fez sua última novela na Globo, América (2005), como Helinho, ex-namorado de Nina (Cissa Guimarães), que se apaixona por Mari (Camila Rodrigues).

Em 2006, transfere-se para a Record, onde está até hoje. Nesse ano, fez uma pequena participação em Prova de Amor (2005), como Cadu, e em seguida fez Vidas Opostas (2006), como o inspetor Hélio. Depois, faz Os Mutantes - Caminhos do Coração (2008), como João Ricardo, e Bela, a Feia (2009), como Armando, marido de Samantha (Luiza Tomé).

Atualmente vive o ex-policial Evaldo Fael em Máscaras (2012), fazendo triângulo amoroso com Eliete Cigarini (Nair) e Lívia Rossy (Yara).

Foi casado com a atriz Daniella Perez, de quem ficou viúvo em 1992. Posteriormente, se casou com Mariúza Palhares,.de quem se divorciou, com quem teve a filha Rani. Atualmente convive com Fernanda Loureiro.

Espero que gostem.
ME



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.