quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Biografia: Marcos Winter

Marcos Winter (direita) em Pantanal, junto com Paulo Gorgulho (esquerda) e Cristiana Oliveira (centro)


O ator Marcos César Simarelli Winter nasceu em São Paulo, no dia 31 de agosto de 1966. Filho de um funcionário de uma firma de engenharia e de uma dona-de-casa, o ator cursou o ensino fundamental no Colégio Santos Dumont e o ensino médio no Colégio Estadual Nossa Senhora da Penha, ambas no bairro da Penha, em São Paulo, e é formado na Universidade São Judas Tadeu, no curso de Artes Cênicas.

Sua carreira de ator começou na novela Vida Nova (88), de Benedito Ruy Barbosa, no papel de Antoninho, filho de Antônio do Mercado (Antônio Petrin). Mas seu melhor trabalho foi na novela Pantanal (90), do mesmo autor, no papel de Jove e fez par romântico com Cristiana Oliveira. Quando fez essa novela, Marcos deu um grande impulso na sua carreira, tornando-se um dos maiores galãs dos anos 90. Ainda neste ano, faz a minissérie Desejo (90), como Dinorá.

Em 1991, volta para a Globo para fazer a novela Felicidade (91), como Zé Diogo, e em 1993, em dose dupla, faz a minissérie Agosto (93), como Cláudio, e Fera Ferida (93), como Cassi Jones de Azevedo. Dois anos depois, faz o remake de Irmãos Coragem (95), como Duda Coragem, papel que foi de Cláudio Marzo no original, e contracena com Marcos Palmeira e Ilya São Paulo. Nos anos seguintes, estrela as novelas O Fim do Mundo (96), como Nado, e A Indomada (97), como Hércules.

Entre 1998 e 1999, volta a contracenar com Cristiana Oliveira nas novelas Corpo Dourado (98), como Arturzinho e Vila Madalena (99), como Roberto. Depois, faz Estrela-Guia (2001), como Bob, e faz uma pequena participação em Agora é Que São Elas (2003), como Heitor. Em 2005, faz sua primeira novela da Record, Essas Mulheres (2005), como Fernando Abreu.

Em 2007, volta pela segunda vez para a Globo, para fazer Amazônia, de Galvez a Chico Mendes (2007), como Neto e Duas Caras (2007), como Narciso. Dois anos depois, assina contrato com a SBT, fazendo Vende-se Um Véu de Noiva (2009), de Íris Abravanel, e entre 2010 e 2011, faz Malhação (2010), como o professor de história Odilon.

Já foi casado com Paloma Duarte até 2002, com quem teve sua filha, Ana Clara Sanches Winter. Idealizou a criação dos Movimentos Humanos Direitos.

Espero que gostem.
ME

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Novela: Pacto de Sangue


Edwin Luisi interpreta Demétrio Lobato.

Autora: Regina Braga.
Capítulos: 119.
Horário: 18h.
Exibição: 8 maio-23 setembro 1989.
Elenco: Marcelo Serrado, Carlos Vereza, Carla Camuratti, Ester Góes, Luiz Guilherme, Edwin Luisi, Jayme Periard, Sandra Annemberg, Fábio Junqueira, Ruth de Souza, Cristina Aché, Maria Izabel de Lizandra, Othon Bastos, Jonas Mello, Ricardo Petraglia, André Valle, Izabella Bicalho, Ricardo Blat, Angela Corrêa, Raul Gazolla, Iléa Ferraz, Léa Garcia, Juciléa Telles, Haroldo de Oliveira, Castro Gonzaga, Chico Tenreiro, Milton Rodrigues, Raymundo de Souza, Jacyra Sampaio, Cláudia Cepeda, Edyr Duqui, Oswaldo Louzada, Armando Paiva, Rubens de Falco, Yara Cortes, Sandra Bréa, Martha Overbeck e Zezé Motta.
Sinopse: A novela se passa em 1870, em Campos de Goytacazes (RJ), quando o jovem Antônio (Marcelo Serrado) morre após ajudar um escravo a fugir da fazenda do pai, o juiz Queiroz Antunes (Carlos Vereza). Antes de morrer, o jovem pede ao pai que crie o pequeno escravo Bento (Armando Paiva) como um filho.
Líder do Partido Conservador, Antunes, com sua convivência com o escravo, se acaba apaixonando pela integrante abolicionista, a professora Aimée (Carla Camuratti).
Curiosidades:
  • A novela teve média de 38 pontos.
  • A novela foi inteiramente gravada antes de ir ao ar.
  • Alguns destaques foram: Ricardo Petraglia, como o homossexual Bombom, Carlos Vereza como Antunes, Marcelo Serrado como Antônio e Carla Camuratti como Aimée.
  • Foi a primeira novela de Marcelo Serrado, Luiz Guilherme e Sandra Annemberg. Também foi a última de Carla Camuratti em novelas, ela virou diretora e seu primeiro trabalho dirigindo seria Carlota Joaquina-Princesa do Brazil, que foi um grande sucesso.
  • A novela tematizou a escravidão para festejar o centenário da abolição da escravidão no Brasil e da Proclamação da República.
  • Juntamente com as novelas Salomé (91) e Vida Nova (88), a novela foi vendida para o mercado internacional como macrossérie.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

domingo, 28 de agosto de 2011

Novela: Tieta


Betty Faria e José Mayer como Tieta e Osnar.

Autores: Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares.
Capítulos: 196.
Horário: 20h.
Exibição: 14 agosto 1989-31 março 1990.
Elenco: Betty Faria, Reginaldo Faria, Yoná Magalhães, José Mayer, Lídia Brondi, Cássio Gabus Mendes, Sebastião Vasconcelos, Tássia Camargo, Flávio Galvão, Bete Mendes, Paulo Betti, Arlete Salles, Cláudio Corrêa e Castro, Luciana Braga, Roberto Bomfim, Lília Cabral, Françoise Forton, Otávio Augusto, Luiza Tomé, Cláudia Alencar, Myriam Pires, Renato Consorte, Elias Gleizer, Bemvindo Sequeira, Rosane Gofman, Liana Duval, Cristina Galvão, Ana Lúcia Torre, Roberto Frota, Renata Barbosa, Danton Mello, Chaguinha, Joana Fomm, Armando Bógus, Ary Fontoura e Cláudia Ohana.
Sinopse: Vinte e cinco anos depois de ter sido escorraçada pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), de Santana do Agreste, no Nordeste, Tieta (Cláudia Ohana/Betty Faria) reaparece, rica, exuberante e decidida a se vingar de quem maltratou. Sua chegada muda a vida dos moradores e seduz o sobrinho, o seminarista Ricardo (Cássio Gabus Mendes), filho da mau-cárater Perpétua (Joana Fomm). Os habitantes ainda se veem às voltas com a instalação de uma fábrica que causará um forte impacto ambiental na região.
Curiosidades:
  • A novela foi uma adaptação televisiva do romance de Jorge Amado, Tieta do Agreste, de 1977.
  • Teve muitos destaques na novela: Betty Faria (Tieta), Yoná Magalhães (Tonha), Arlete Salles (Carmosina), Paulo José (Gladstone), Luciana Braga (Imaculada), Paulo Betti (Timóteo), Tássia Camargo (Elisa), Ary Fontoura (Artur da Tapitanga), Armando Bógus (Modesto Pires), Lília Cabral (Amorzinho), Rosane Gofman (Cinira), Sebastião Vasconcelos (Zé Esteves), entre outros. Mas a personagem que teve maior destaque foi a Perpétua, feita por Joana Fomm.
  • A novela teve problemas com a Justiça e com a Igreja Católica, que enquadrava a relação entre tia e sobrinho como um caso incestuoso.
  • A atriz Isadora Ribeiro protagonizou a abertura da novela. Sua primeira novela seria Pedra Sobre Pedra (92), dos mesmos autores.
  • A repercussão da novela foi tanta que Betty Faria lançou sua linha de roupas naquela época, Tieta by Betty Faria.
  • Foi reapresentada no Vale A Pena Ver de Novo entre 19 de setembro de 1994 e 7 de abril de 1995, em 145 capítulos.
  • Muitos dos atores dessa novela foram atuar no ano seguinte em Meu Bem, Meu Mal, de Cassiano Gabus Mendes, como José Mayer, Yoná Magalhães, Lídia Brondi, Cássio Gabus Mendes, Luciana Braga e Françoise Forton.
  • Foi um dos grandes sucessos de Aguinaldo Silva.

Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

Coluna: Conheça as críticas da novela "Quatro Por Quatro"

A novela Quatro Por Quatro (Rede Globo, 1994-95, 233 capítulos), do autor Carlos Lombardi, traz diálogos e cenas fortes para a audiência do horário das 7.
A novela conta a história de quatro mulheres: Abigail (Betty Lago), Auxiliadora (Elizabeth Savalla), Tatiana (Cristiana Oliveira) e Babalu (Letícia Spiller), que se conheceram em um acidente de trânsito após serem traídas por seus maridos e namorados. Elas vão parar na cadeia por terem agredido um guarda de trânsito e juntas, põem em prática um plano de vingança contra esses homens.

Ao longo da trama, foi possível assistir várias vezes os personagens usando pouca roupa, falando de sexo e trocando de casais, todo com o objetivo de ganhar mais audiência, sem se importar que esse horário está destinado ao público mais jovem. A novela lançou vários galãs e musas que foram assediados pelo público devido à fama adquirida nela, um exemplo disso foi o caso do ator Marcello Novaes, onde os fãs rasgaram sua roupa.

Segundo Lombardi, sua obra mostra situações do dia-a-dia porque nenhuma pessoa é inteiramente boa nem ruim. A novela conseguiu o objetivo de chamar a atenção e superou a audiência no horário nobre naquela época, Pátria Minha (94), folhetim do autor Gilberto Braga.

Esta novela foi ousada porque criou novos costumes em horários antes destinados ao público infanto-juvenil, que aos poucos viraram rotineiros nesse horário.



Espero que gostem.

ME






quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Novela: Amor Com Amor Se Paga


Cláudia Ohana e Edson Celulari como Mariana e Tomás.


Autora: Ivani Ribeiro.
Capítulos: 155.
Horário: 17h50.
Exibição: 19 março-14 setembro 1984.87
Elenco: Edson Celulari, Cláudia Ohana, Adriano Reis, Ana Ariel, Beatriz Lyra, Berta Loran, Bia Nunnes, Caíque Ferreira, Carlos Kroeber, Chica Xavier, Claudia Freire, Darcy de Souza, Egon Aszman, Flavio Galvão, Graziela de Laurentis, Lajar Muzuris, Mario Cardoso, Matheus Carrieri, Mayara Magri, Miguel Fallabella, Narjara Turetta, Oberdan Junior, Paulo Cesar Grande, Paulo Gonçalves, Vera Gimenez, Wanda Kosmo, Wanda Stefania, Yona Magalhães, Carlos Eduardo Dollabella, Fernando Torres, Milton Moraes, Arlete Salles, Julia Lemmertz e Ary Fontoura.
Sinopse: Nono Correia (Ary Fontoura) esconde que tem uma grande fortuna. Considerado um pão-duro doentio, coloca cadeados na geladeira e na despensa, proíbe que se repitam refeições e anda com roupas velhas, para desespero dos filhos, Elisa (Bia Nunnes) e Tomas (Edson Celulari), e da empregada, Frosina (Berta Loran). Mas quando encontra o órfão Zezinho (Oberdan Junior), seu coração começa a amolecer.
Curiosidades: 

  • A novela foi baseada na novela Camomila e Bem-me-quer (72), da mesma autora. 
  • O personagem Nonô Correia (Ary Fontoura) foi inspirado na peça O Avarento, de Molière.
  • Primeira novela de Cláudia Ohana.
  • A atriz Angelina Muniz aparecia nos créditos da novela, mas nunca apareceu. Foi criada outra personagem, Ângela, e foi feita para Julia Lemmertz.
  • A novela foi reexibida no Vale a Pena Ver de Novo entre 26 de outubro de 1987 e 1 de abril de 1988.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisseries.

Espero que gostem.
ME








terça-feira, 23 de agosto de 2011

Novela: Sete Pecados

Priscila Fantin e Elizabeth Savalla como Beatriz e Rebeca.

Autor: Walcyr Carrasco.
Capítulos: 208.
Horário: 19h.
Exibição: 18 junho 2007-15 fevereiro 2008.
Elenco: Priscila Fantin, Reynaldo Gianecchini, Giovanna Antonelli, Gabriela Duarte, Marcello Novaes, Malvino Salvador, Mel Lisboa, Maria Zilda Bethlem, Sidney Sampaio, Nívea Stelmann, Erik Marmo, Ana Lúcia Torre, Cecília Dassi, Kayky Brito, Márcia Cabrita, Rosane Gofman, Rodrigo Phavanello, Max Fercondini, Malu Valle, Marcelo Médici, Roberto Battaglin, Isabel Fillardis, Duda Nagle, Marco Antônio Gimenez, Thalma de Freitas, Ary França, Ilva Niño, Odilon Wagner, Renata Castro Barbosa, Ilya São Paulo, Juan Alba, Darlan Cunha, Lígia Cortez, Wagner Santisteban, Abrahão Farc, Zé Victor Castiel, Hilda Rebello, Henrique Pagnoncelli, Marisol Ribeiro, Valéria Sândalo, Maria Regina, Marcelo Barros, Rafael Ciani, Lena Roque, Rafael Calomeni, André Santinho, Sabrina Rosa, Sérgio Fonta, Maria Carollina, Wilson Rabelo, Alexandro Malvão, Bruno Pereira, Carina Porto, Emiliano Ruschel, Julia Ruiz, Juliana Poggi, Bruno Kimura, Rangel de Oliveira, Marina Ruy Barbosa, Amanda Azevedo, Tiago Salomone, Danielle Robles, Gabriel Moura, Gustavo Santos, Rosane Mullholland, Ricardo Duque, Rafael Zulu, Nicette Bruno, Suely Franco, Rosamaria Murtinho, Cristiana Oliveira, Ary Fontoura, Flávio Migliaccio, Ailton Graça, Paulo Betti, Cláudia Jimenez, Elizabeth Savalla e Cláudia Raia.
Sinopse: A novela conta a história da rebelde Beatriz (Priscila Fantin), filha de Rebeca (Elizabeth Savalla) e Anselmo (Odilon Wagner). Ela se apaixona pelo taxista Dante (Reynaldo Gianecchini), marido de Clarice (Giovanna Antonelli) e pai de dois filhos, Isabel (Marina Ruy Barbosa) e Laerte (Tiago Salomone). Marido fiel, ele rejeita Beatriz, mas ela decide conquistá-lo a qualquer custo e assim será feliz quando deixar os pecados (luxúria, preguiça, avareza, gula, ira, vaidade e inveja) de lado em nome de um grande amor.
Curiosidades:
  • Títulos Provisórios: Chicletes e Delírios e Os Sete Pecados Capitais.
  • A atriz Maria Zilda Bethlem deixou o elenco e a assessoria diz que atriz estava confirmada na próxima novela das sete, Beleza Pura. Ela voltaria em Caras e Bocas (2009), do mesmo autor.
  • Foi a quinta vez que Cláudia Raia interpretou uma vilã, a primeira foi em Torre de Babel (98), a segunda em O Beijo do Vampiro (2002), a terceira foi em Sítio do Picapau Amarelo e a quarta foi na minissérie Mad Maria (2005).
  • Em setembro de 2007, os atores Paulo Betti, Priscila Fantin e Reynaldo Gianecchini gravaram suas cenas no enigmático Parque Nacional das Sete Cidades, em Piauí.
  • Foi a primeira novela das sete que teve sinal da TV Digital, inaugurado em dezembro de 2007.
  • Primeira novela de Darlan Cunha, Rosane Mulholland, Amanda Azevedo, Rafael Zulu e Ricardo Duque.
  • Foi a terceira vez que Elizabeth Savalla e Marcello Novaes atuaram juntos: a primeira foi em Quatro por Quatro (94), ela como Auxiliadora e ele como Raí, e em Chocolate com Pimenta (2003), ela como Jezebel e ele como Timóteo.
  • Foi reapresentada entre 13 de setembro de 2010 e 7 de janeiro de 2011, no Vale A Pena Ver de Novo, em 83 capítulos.
Fontes:
orkut-Elizabeth Savalla
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

domingo, 21 de agosto de 2011

Novela: Cara e Coroa

Christiane Torloni fazendo papel duplo: as sósias Fernanda e Vitória.

Autor: Antônio Calmon.
Capítulos: 213.
Horário: 19h.
Exibição: 24 julho 1995-30 março 1996.
Elenco: Christiane Torloni, Victor Fasano, Lúcia Veríssimo, Louise Cardoso, Alessandra Negrini, Márcio Garcia, Chica Xavier, Wolf Maya, Cláudia Alencar, Antônio Grassi, Natália Lage, Tony Tornado, Arlete Montenegro, Maria Padilha, Rosi Campos, Mônica Fraga, Carmo Della Vecchia, Danielle Winits, Heitor Martinez, Walter Verve, Karina Melo, Carol Machado, Ida Gomes, Oswaldo Louzada, Francisco Milani, Cláudia Liz, Luiz Fernando Camarão, Thierry Figueira, Juliana Baroni, Marcos Pasquim, Luiza Curvo, Maria Maya, Luis Mello, Arlete Salles, Mauro Mendonça, Carlos Zara, Hugo Carvana, Carlos Vereza, Miguel Fallabella, Maitê Proença e Marcos Paulo.
Sinopse: Fernanda (Christiane Torloni) abandona o noivo, Rubinho (Luís Mello), para se casar com Miguel (Victor Fasano), mas acaba fugindo com o irmão, Mauro (Miguel Fallabella). Quando este trai com Heloísa (Maitê Proença), Fernanda tenta matá-lo, mas atira em outro homem e é presa. Ela divide a cela junto com a doce Vitória (também interpretado por Christiane Torloni), que foi presa injustamente. Fernanda sofre um derrame um dia antes de ser solta e Vitória assume a identidade, num plano feito pelos vilões Mauro e Heloísa.
Curiosidades:
  • Esta foi a novela em que Christiane Torloni interpreta uma personagem "Fernanda" pela segunda vez. A primeira foi em Selva de Pedra (86).
  • A novela está cotada na lista de exibições de reprises do canal de assinatura Viva.
  • O personagem de Marcos Paulo, Dr. Heitor Gonçalves, tinha acabado de fazer um médico na novela anterior a esta, Quatro por Quatro (94).
  • Primeira novela de Alessandra Negrini, Carmo Della Vecchia, Heitor Martinez, Juliana Baroni, Marcos Pasquim, Maria Maya e Thierry Figueira.
  • Arlete Salles afirmou que nesta novela, foi um dos piores trabalhos na televisão, porque sua personagem, Cacilda, havia perdido o rumo na história.
  • As cenas de prisão foram gravadas no extinto presídio de Carandiru, em São Paulo.
  • Para fazer a cena das gêmeas, foi usado o "chromakey" e o "memory-head".
  • Foi a ultima novela de Carlos Zara, que morreu em 2002.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Biografia: Lília Cabral

A atriz Lília Cabral Bertolli Figueiredo nasceu em São Paulo, no dia 13 de julho de 1957. Filha de pai italiano, Gino Bertolli, e mãe portuguesa, Almedina Cabral. Lília começou a carreira de atriz no teatro, com a peça "Feliz Ano Velho". Vive há mais de 20 anos em Rio de Janeiro.

Começou na Rede Globo na novela Corpo a Corpo (84), de Gilberto Braga, como a personagem Margarida, e mais tarde, fez as novelas De Quina Para a Lua (85) e Hipertensão (86), ambas ao lado de Elizabeth Savalla. Em 1988, voltou a atuar na novela Vale Tudo (88), do mesmo autor que Corpo a Corpo, no papel de Aldeíde Candeias, sócia de Marco Aurélio (Reginaldo Faria). No ano seguinte, fez a beata Amorzinho em Tieta (89).

Em 1991, fez sua primeira minissérie, O Portador (91), e nesse mesmo ano, fez a novela Salomé (91), um fracasso de audiência. Nos anos seguintes, fez Pedra sobre Pedra (92), como Alva, a minissérie Sex Appeal (93), como Clarice, e Pátria Minha (94), como Simone Pelegrine.

Em 1995, começou a fazer boas atuações na TV, como a romântica Sheila em História de Amor (95). Depois, fez a Goreti no remake de Anjo Mau (97) e em 1998, fez a Violeta da minissérie Dona Flor e seus Dois Maridos (98) e a Verena de Meu Bem Querer (98). Depois desta última novela, fez Malhação (99), como Cláudia.

Em 2000, voltou a fazer mais uma novela de Manoel Carlos, Laços de Família (2000), como Ingrid, que morre num assalto, na frente da própria filha, Íris, personagem de Deborah Secco. Nos anos seguintes, fez Estrela-Guia (2001), como Daphne, Sabor da Paixão (2002), como Edith e Chocolate com Pimenta (2003), como a vilã Bárbara Albuquerque. Todas foram grandes sucessos do horário das 6.

Em 2004, fez a personagem Aída em Começar de Novo (2004), dona de um spa. Dois anos depois, fez muito sucesso em Páginas da Vida (2006), no papel de Marta, uma mulher insensível. Sua atuação lhe rendeu uma indicação ao Emmy de Melhor Atriz. Mais tarde, faz a novela A Favorita (2008), como Catarina e Viver a Vida (2009), como a ex-modelo Tereza Saldanha.

Neste ano, ela fez a série Divã (2011) no papel de Mercedes. A partir do dia 22 de agosto, ela estará no elenco de Fina Estampa (2011). Ela será Griselda, uma mecânica de origem humilde e se envolve em um triângulo amoroso entre René e Tereza Cristina, personagens de Dalton Vigh e Christiane Torloni.

Foi casada com João Henrique Jardim. Atualmente está casada com Iwan Figueiredo, pai de sua única filha, Giulia.

Fontes:
http://famosos.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/lilia-cabral/foto-lilia-cabral04.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADlia_Cabral

Espero que gostem.
ME





















quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Novela: Laços de Família


Carolina Dieckmann e Vera Fischer como Camila e Helena.

Deborah Secco e José Mayer, respectivamente, como a antagonista Íris e o rústico Pedro.

Autor: Manoel Carlos.
Capítulos: 209.
Horário: 21h.
Exibição: 5 junho 2000-2 fevereiro 2001.
Elenco: Vera Fischer, Tony Ramos, José Mayer, Alexandre Borges, Ana Carbatti, André Valli, Beatriz Lyra,Caco Monteiro, Carla Diaz, Carolina Dieckmann, Cláudio Gabriel, Cléa Simões, Daniel Boaventura, Deborah Secco, Denise Sartori, Eliete Cigarini, Flávia Guimarães, Flávio Silvino, Giovanna Antonelli, Helena Ranaldi, Júlia de Almeida, Júlia Feldens, Leonardo Villar, Lília Cabral, Luciano Quirino, Luigi Baricelli, Marly Bueno, Paulo Figueiredo, Paulo Zulu, Regiane Alves, Reynaldo Gianechini, Soraya Ravenle, Thalma de Freitas, Umberto Magnani, Vanessa Mesquita, Walderez de Barros, Xuxa Lopes, Yara Lins, Zé Victor Castiel, Fernando Torres e Marieta Severo.
Sinopse: Helena (Vera Fischer) é uma empresária que abre mão do namorado 20 anos mais novo que ela, o médico Edu (Reynaldo Gianecchini), depois que sua filha, Camila (Carolina Dieckmann), se apaixona por ele. Os dois se casam e algum tempo depois, a filha descobre que tem leucemia e raspa a cabeça. Filha de Pedro (José Mayer), primo de Helena, Camila se aproxima dele para se engravidar e gerar um doador de médula para a filha. Para isso abdica da felicidade ao lado do livreiro Miguel (Tony Ramos), pai de Paulo (Flávio Silvino), um jovem com sequelas neurológicas decorrentes de um acidente de carro, e da imatura Ciça (Júlia Feldens).
Curiosidades:
  • Teve média geral de 45 pontos.
  • Foi reapresentada entre 28 de fevereiro e 23 de setembro de 2005, no Vale A Pena Ver de Novo, em 150 capítulos. Sua reexibição teve média de 22 pontos, excelente para o horário.
  • Ganhou muitos prêmios.
  • Alguns destaques da novela foram: Vera Fischer, como a sofredora Helena; o livreiro Miguel, feito por Tony Ramos; a prostituta Capitu, feita por Giovanna Antonelli; a rebelde Íris, feita por Deborah Secco; e o casal Alma e Danilo, feito por Marieta Severo e Alexandre Borges.
  • Primeira novela de Regiane Alves, Juliana Paes e Reynaldo Gianecchini. Também foi a última novela de Marieta Severo, depois que acabou a novela, ela faz parte do elenco fixo do humorístico "A Grande Família", até os dias de hoje.
  • As gravações da novela foram feitas em Leblon, em Oxford, na Inglaterra, e em Tóquio, no Japão.
  • Teve como tema principal conflitos entre familiares.
  • No humorístico "Casseta e Planeta, Urgente!", a novela teve três paródias: "Esculachos de Família", "Chifres de Marília" e "Passos de Quadrilha".
  • A novela reuniu o país em torno das discussões da doação de medula. Entre novembro de 2000 e janeiro de 2001, a média de cadastrados no Registro Brasileiro de Doares Voluntários de Medula Óssea (Redome) saltou de 20 para 900 por mês - um crescimento de 4400%.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries. p.194-196.

Espero que gostem.
ME











sábado, 13 de agosto de 2011

Novela: Caminho das Índias


Márcio Garcia, Juliana Paes e Rodrigo Lombardi como Bahuan, Maya e Raj.

Autora: Glória Perez.
Capítulos: 203.
Horário: 21h.
Exibição: 19 janeiro-12 setembro 2009.
Elenco: Juliana Paes, Márcio Garcia, Rodrigo Lombardi, Christiane Torloni, Débora Bloch, Letícia Sabatella, Alexandre Borges, Humberto Martins, Antônio Calloni, Eliane Giardini, Nívea Maria, Caco Ciocler, Bruno Gagliasso, Marjorie Estiano, Ísis Valverde, Danton Mello, Cléo Pires, Caio Blat, Dira Paes, Betty Gofman, Ana Beatriz Nogueira, Tânia Khalill, Ricardo Tozzi, Totia Meirelles, Marcius Melhem, Mara Manzan, André Gonçalves, Victor Fasano, Ana Furtado, Rosane Gofman, Sílvia Buarque, Cissa Guimarães, Paula Pereira, Anderson Muller, Cacau Mello, Neusa Borges, Duda Nagle, Aninha Lima, Juliana Alves, Carolina Oliveira, Julia Almeida, Maria Maya, Cláudia Lira, André Arteche, Mussunzinho, Luci Pereira, Priscila Marinho, Darlan Cunha, Karina Ferrari, Cadu Paschoal, Laura Barreto, Nahuana Costa, Sidney Santiago, Brendha Haddad, Márcio Vito, Victória Frate, Vera Fischer, Eva Todor, Paulo José, Elias Gleizer, Laura Cardoso, Jandira Martini, Osmar Prado, José de Abreu, Flávio Miglaccio, Lima Duarte, Stênio Garcia e Tony Ramos.
Sinopse: Maya (Juliana Paes), filha de Manu (Osmar Prado) e Kochi (Nívea Maria) e criado por Shankar (Lima Duarte), tem um romance proibido com Bahuan (Márcio Garcia) e se engravida dele. Mais tarde ela se casa com Raj (Rodrigo Lombardi), filho de Indira (Eliane Giardini) e de Opash (Tony Ramos), em um casamento arranjado pelos pais de ambos, mas guarda o segredo da paternidade do bebê, e este desconhece que tem um filho com a brasileira Duda (Tânia Khalill).
No Brasil, o empresário Raul Cadore (Alexandre Borges) simula a própria morte após ser seduzido pela psicopata Yvone (Letícia Sabatella), e depois, muda a identidade e abandona a esposa, Sílvia (Débora Bloch) e a filha, Júlia (Vitória Frate). Também desvia uma quantia da empresa do pai, onde trabalhava o irmão, Ramiro (Humberto Martins). Mas este é traído por Yvone, cujo golpista e Mike (Odilon Wagner), e estes dois são procurados pela Scotland Yard. Raul se une ao indiano Gopal (André Gonçalves) e volta ao Brasil para se vingar de Yvone e recuperar seu dinheiro.
Curiosidades:
  • Teve média geral de 38,8 pontos.
  • Ganhou muitos prêmios, entre eles o Emmy 2009 de melhor novela.
  • Alguns atores foram gravar as primeiras cenas na Índia, como Juliana Paes, Tony Ramos, Márcio Garcia, Rodrigo Lombardi, Lima Duarte, Betty Gofman, Ísis Valverde, entre outros.
  • Alguns atores foram mudar seus visuais para a novela, no caso de Tony Ramos, André Gonçalves, Juliana Paes, José de Abreu, Ana Beatriz Nogueira, Marjorie Estiano e Rodrigo Lombardi.
  • A atriz Cláudia Jimenez ia ser a personagem Wal, mas esta alegou que não batia com a personagem e foi substituída por Rosane Gofman.
  • Letícia Sabatella teve uma arritmia cardíaca durante as gravações da novela e deixou a clínica de São Vicente e só voltou às gravações em 2009. Assim como Cléo Pires, que foi internada na mesma clínica por causa de uma infecção pulmonar.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.


Espero que gostem.
ME

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Novela: Três Irmãs


Cláudia Abreu, Carolina Dieckmann e Giovanna Antonelli: as três irmãs da novela. Elas interpretam, respectivamente, Dora, Suzana e Alma Jequitibá.

Autor: Antônio Calmon.
Capítulos: 179.
Horário: 19h.
Exibição: 15 setembro 2008-10 abril 2009.
Elenco: Regina Duarte, Cláudia Abreu, Marcos Palmeira, Giovanna Antonelli, Carolina Dieckmann, Paulo Vilhena, Bruno Garcia, Vera Holtz, Marcos Caruso, Ana Rosa, Maitê Proença, Rodrigo Hilbert, Beth Goulart, Tato Gabus Mendes, Graziella Moretto, Marcello Novaes, Dudu Azevedo, Kayky Brito, Roberto Bomfim, Débora Duarte, Solange Couto, Ailton Graça, Otávio Augusto, Malu Galli, Aloisio de Abreu, Leonardo Carvalho, Malu Valle, Ivan Mendes, Roberta Rodrigues, Cecília Dassi, Guilherme Piva, Maria Eduarda, Rafael Ciani, Antônia Frering, Sidy Correa, Pedro Rossa, Caio Vydal, Malu Rodrigues, Raquel de Queiroz, Vitor Novello, Thavyne Ferrari, Matheus Costa, Estrela Blanco, Daniela Recco, Juliana Schalch, Brenno Leone, Caio Vaz, José Wilker, Cássio Gabus Mendes, Luís Gustavo e Hugo Carvana.
Sinopse: A trama girava em torno da família Jequitibá, composta pelas irmãs Dora (Cláudia Abreu), Suzana (Carolina Dieckmann) e Alma (Giovanna Antonelli), todas mulheres. Suas vidas se mudam quando os surfistas Bento (Marcos Palmeira), Greg (Rodrigo Hilbert) e Eros (Paulo Vilhena) chegam à cidade fictícia Caramirim. Além de defenderem a praia e o centro histórico da cidade dos especuladores imobiliários que ameaçam o ecossistema local, todos se unem contra as maldades de Violeta Áquila (Vera Holtz), presa nos últimos capítulos.
Curiosidades:
  • Primeira novela de Aloísio de Abreu, Daniela Recco, Juliana Schalch, Malu Rodrigues, Caio Vaz, Brenno Leone, Sidy Correa, Estrela Blanco, Omar Docena e Antônia Frering.
  • Última novela de John Herbert, que faleceu em janeiro de 2011.
  • No dia 18 de julho de 2008, ocorreu um pequeno incêndio na cidade cenográfica da novela. Ninguém ficou ferido nem soube as causas desse incêndio. Isso não afetou as gravações da novela.
  • As cenas da novela foram gravadas na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro) e em Bali, na Indonésia.
  • A personagem Virginia Jequitibá ia ser de Regina Duarte, mas a atriz preferiu interpretar a empregada Waldete. Também foi cotada a atriz Nívea Maria, mas esta desistiu porque estava na novela "Caminho das Índias" (2009). O papel ficou para Ana Rosa.
  • Título Provisório: Praia Azul.
  • Teve média de 24 pontos, pior média geral da história das novelas.
  • O ator Marcello Novaes (Sandro) levou um soco que o deixou bastante ferido e afastado da novela por um tempo.O episódio ocorreu em uma boate do Rio de Janeiro em novembro de 2008.
  • As protagonistas Dora (Cláudia Abreu), Alma (Giovanna Antonelli) e Suzana (Carolina Dieckmann) viraram produtos de beleza. Em parceria com a Globo Marcas, a Embelleze criou a linha hidratação para cabelos "Novex Três Irmãs".
  • A novela ganhou 4 prêmios Minha Novela: Melhor Ator Infantil (Caio Vydal), Melhor Atriz Infantil (Thavyne Ferrari), Melhor Ator (Marcos Palmeira), e Melhor Atriz (Cláudia Abreu).
  • O trio de trambiqueiros Valéria (Graziella Moretto), Vidigal (Luís Gustavo) e Chuchu (Otávio Augusto) - dos personagens mais populares da novela - teve que deixar a trama. Graziella Moretto teve sair, porque quando descobriu-se grávida, e Luís Gustavo e Otávio Augusto saíram sem maiores  explicações.
  • Solange Couto também teve que ficar afastada. Em dezembro de 2008, a atriz foi vítima de isquemia cerebral - formação de coágulo em uma artéria do cérebro que o comprime e depois coagula. Logo depois de recuperada, a atriz voltou à novela. 
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.
http://www.teledramaturgia.com.br/tele/tresirmasb.asp

Espero que gostem.
ME

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Novela: Páginas da Vida


Natália do Vale, José Mayer e Regina Duarte, respectivamente como Carmem, Greg e Helena.

Autor: Manoel Carlos.
Capítulos: 203.
Horário: 20h.
Exibição: 10 julho 2006-2 março 2007.
Elenco: Regina Duarte, José Mayer, Ana Paula Arósio, Edson Celulari, Thiago Rodrigues, Fernanda Vasconcellos, Danielle Winits, Leandra Leal, Caco Ciocler, Christine Fernandes, Tato Gabus Mendes, Elisa Lucinda, Louise Cardoso, Ângelo Antônio, Umberto Magnani, Marly Bueno, Regiane Alves, Bete Mendes, Sidney Sampaio, Buza Ferraz, Eduardo Lago, Silvia Salgado, Marjorie Estiano, Luciano Chirolli, Ana Furtado, Sthefany Brito, Zé Carlos Machado, Zé Victor Castiel, Xuxa Lopes, Paulo César Grande, Cláudia Mauro, Fernando Eiras, Henrique César, Inez Viana, Joelson Medeiros, Lucci Ferreira, Lígia Cortez, Duda Nagle, Selma Reis, Max Fercondini, Jorge de Sá, Domingos Meira, Luana Carvalho, Nina Morena, Manuela do Monte, Thiago Picchi, Hylka Maria, Luciele di Camargo, Pedro Neschling, Thalita Carauta, Bruce Gomlevsky, Julia Carrera, Marcos Caruso, Antônio Calloni, Thiago Lacerda, Letícia Sabatella, Deborah Evelyn, Helena Ranaldi, Walderez de Barros, Vivianne Pasmanter, Ana Botafogo, Grazielli Massafera, Rafael Almeida, Pérola Faria, Armando Babaioff, Marcos Henrique, Carolina Oliveira, Joana Morcazel, Gabriel Kaufmann, Natália do Valle, Lília Cabral, Renata Sorrah, Nathália Timberg, Marcos Paulo, Sônia Braga, Tarcísio Meira e Glória Menezes.
Sinopse: Após ser abandonada por Léo (Thiago Rodrigues), Nanda (Fernanda Vasconcellos) passa ser rejeitada pela mãe, Marta (Lília Cabral), que não se conforma com a situação da filha.
Marta é uma mulher que humilha o marido, Alex (Marcos Caruso), por ela ser a dona do lar, e sua filha acaba sendo atropelada e faz o parto às pressas, e nasce um casal de gêmeos, e esta morre nos braços da médica Helena (Regina Duarte), e os bebês são entregues à avô, que não aceita a menina por ser portadora do Sindrome de Down.
Cinco anos depois, Helena luta para que a filha, Clara (Joana Mocarzel), tenha acesso aos seus direitos e acaba sendo matriculada na mesma escola que Francisco (Gabriel Kaufmann), seu irmão gêmeo, criado pelos avôs, e se tornam amigos.
Quando Léo toma conhecimento do que aconteceu com sua namorada, briga com Helena pela guarda das crianças, mas perde a disputa.
Curiosidades:
  • Teve média de 46,8 pontos, o que é considerado ótima para o horário.
  • Teve diversos temas: bulimia, alcoolismo, discriminação racial, adoção de crianças por casais homossexuais e Aids.
  • A personagem Alice ia ser feita por Priscila Fantin, mas ela preferiu tirar férias depois da novela "Alma Gêmea" (2005). O papel ficou para Regiane Alves. Assim como a personagem Marta, ia ser para Renata Sorrah, mas esta estava cansada de ser vilã, depois da novela "Senhora do Destino". O papel ficou para Lília Cabral, e Renata fez a personagem Tereza.
  • Título provisório: Amor x Casamento.
  • Marcou a volta de Vivianne Pasmanter depois de cinco anos afastada.
  • A atuação de Lília Cabral lhe rendeu uma indicação ao Emmy 2007 de melhor atriz.
  • Alguns destaques da novela foram: Nanda, personagem de Fernanda Vasconcelos; a vilã Sandra, feita por Danielle Winits; a alcoolatra Marina, feita por Marjorie Estiano e a sofredora Anna Maria, feita por Deborah Evelyn.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Coluna: Após 25 anos de namoro, Elizabeth Savala se casa com Camilo Attila


A atriz Elizabeth Savalla, 56, se casou com o empresário Camilo Attila, namorado dela 25 anos, no dia 23 de julho deste ano na Igreja Messiânica Mundial, igreja que a atriz frequenta desde os 19 anos. Só foi revelado por Walcyr Carrasco, amigo da atriz e autor de Morde e Assopra, no seu blog da VEJA São Paulo.
Segundo Walcyr, o casamento foi da seguinte maneira: primeiro entrou o noivo, com a neta Valentina, de 6 meses. Depois, entraram os filhos de Elizabeth no primeiro casamento (com o ator Marcelo Picchi): Thiago Picchi, que recentemente atuou em "Ti Ti Ti" (2010), Diogo Picchi, ator de "Amor e Revolução", na SBT, Cyro e Tadeu Picchi, estudantes de turismo. Mais tarde, apareceu Elizabeth, com o seu pai, Francisco, de 87 anos.
A atriz da novela global das 7 declarou o seguinte: "Depois de primaveras e tsunamis, lá se foram 25 anos. Depois de tanto tempo de namoro, já estava na hora de se casar, não?". Também falou que o casal ia morar separado. "Mas estamos mais unidos do que nunca", finaliza Elizabeth.

Fontes:
Foto: orkut-Elizabeth Savalla.

Espero que gostem.
ME

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Novela: O Salvador Da Pátria

Lima Duarte e Maitê Proença como Sassá Mutema e Clotilde.

Autor: Lauro César Muniz.
Capítulos: 186.
Horário: 20h30.
Exibição: 9 janeiro-12 agosto 1989.
Elenco: Francisco Cuoco, Betty Faria, José Wilker, Maitê Proença, Lima Duarte, Lúcia Veríssimo, Thales Pan Chacon, Lucinha Lins, Mayara Magri, Flávio Miglaccio, Mário Lago, Narjara Turetta, João Carlos Barroso, Luthero Luis, Ivan Cândido, Benjamin Cattan, Tácito Rocha, Antônio Grassi, Antônio Calloni, Maurício Mattar, Suzy Rêgo, Marco Miranda, Alexandra Marzo, José Augusto Branco, Nelson Dantas, Norma Geraldy, Eduardo Galvão, Cláudio Curi, Aldine Muller, Valdir Santana, Natália Lage, Walter Santos, Solange Theodoro, Chico Expedito, Marcela Muniz, Hugo Gross, George Otto, Luiz Maçãs, Andrea Richa, Alexandre Akerman, Cláudio Cavalcanti, Cecil Thiré, Luiz Gustavo, Tássia Camargo, Marcos Paulo, Gracindo Júnior e Suzana Vieira.
Sinopse: Ambientada na cidades fictícias de Ouro Verde e Tangará, a novela começa quando o empresário Severo Toledo Blanco (Francisco Cuoco) resolve abafar os boatos sobre sua relação com Marlene (Tássia Camargo), fazendo-a se casar com Sassá Mutema (Lima Duarte), um boia-fria que vive da colheita de laranja.
A relação entre Marlene e Juca Pirama (Luiz Gustavo) se complica quando os dois aparecem mortos. Sassá, acusado dos assassinatos, é preso, mas prova sua inocência com ajuda de Clotilde (Maitê Proença), por quem se apaixona. Ao contrário do que diz Juca Pirama, que ele é um corrupto, a reputação de Sassá muda e ele ganha popularidade. Os políticos querem que Sassá seja prefeito de Tangará e este ganha as eleições, porém ele rompe com os aliados e conquista posição política independente.
Curiosidades:
  • Primeira novela de Suzy Rêgo e de Natália Lage.
  • No último mês da trama, foi veiculada uma campanha social sobre a Aids.
  • Foi reapresentada entre abril e agosto de 1998, no Vale a Pena Ver de Novo.
  • O personagem de Luiz Gustavo ia se chamar de Juca Santana, mas o ator perguntou se seu personagem ia ser Juca Pirama, porque se lembrou no poema de Gonçalves Dias, "I-Juca-Pirama", de onde tirou a frase "Meninos, eu vi". O autor, Lauro César Muniz, aceitou na hora.
  • No exterior, a novela se chama "Sassá Mutema".
  • A história se baseou no especial "O Crime do Zé Bigorna", também do mesmo autor, Lauro César Muniz, exibido em 1974, que se transformou em filme em 1977. Ambos foram estrelados por Lima Duarte.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

sábado, 6 de agosto de 2011

Novela: Fera Radical

Malu Mader e José Mayer como Cláudia e Fernando.

Autor: Walther Negrão.
Capítulos: 203.
Horário: 18h.
Exibição: 28 março-19 novembro 1988.
Elenco: Malu Mader, José Mayer, Carla Camuratti, Thales Pan Chacon, Elias Gleizer, Laura Cardoso, Cláudia Abreu, Denise Del Vecchio, Chica Xavier, Tato Gabus Mendes, Older Cazarré, Cleyde Blota, George Otto, Raul Gazolla, Luiz Maçãs, Alexandra Marzo, Renato Neves, Daúde, Pratinha, Pedro Cassador, Guaracy Valente, Vera Brito, Zezé Fassina, Fernanda Marmorato, Alexandra Plubins, Paulo Goulart, Yara Amaral e Rodrigo Santiago.
Sinopse:Chamas, fogo e a casa que queima em meio a gritos, correria e desespero. Imagens gravadas para sempre por uma menina. Mesmo hoje, 15 anos mais tarde, Cláudia (Malu Mader) ainda se assusta com as cenas presenciadas, que voltam sempre em repetidos pesadelos. Mesmo longe, Rio Novo ficou esquecida no passado - no conforto de Ipanema, Rio de Janeiro, a agora jovem Cláudia não perdoa aos culpados de sua desgraça. O massacre de sua família, pai, mãe e irmãos, precisa ser vingado, para cumprir a promessa feita a si própria. Obstinada, prepara-se para voltar à pequena Rio Novo, empregada em uma das fazendas e provavelmente envolvidas no seu triste passado. No meio a tantas dúvidas, apenas uma certeza: quer descobrir os verdadeiros culpados e se vingar de cada um deles. Mas o grande mistério está em descobrir quem são esses culpados.

A pequena cidade de Rio Novo cresceu apenas o suficiente para manter o frigorífico, que pertence às fazendas Olho D'água e do Gaibú, de Altino Flores (Paulo Goulart) e Donato Orsini (Elias Gleizer), respectivamente os poderosos da região. Tem uma população flutuante de jovens, filhos de fazendeiros, que estudam na Escola de Agronomia da cidade e moram na pensão de Lourdes (Cleyde Blota) e Robério (Cazarré). Mas são os jovens das duas famílias - Flores e Orsini - quem conduzem a história. De um lado, os irmãos Fernando e Heitor. Do outro, Marília (Carla Camurati), filha de Donato, que fica noiva de Heitor (Thales Pan Chacon), selando a amizade entre seus pais. Distante dali, no Rio, moram Olívia (Denise Del Vecchio), filha mais velha de Altino, seu marido Jorge Mendes (Rodrigo Santiago), um mau-caráter, e os filhos Rafael (George Otto) e Ana Paula (Cláudia Abreu). Além de Cláudia e Marta (Laura Cardoso), que a acolheu e criou depois do massacre dos seus pais, dando-lhe todo carinho e conforto possíveis.

Ao articular a destruição de todos que a fizeram sofrer, Cláudia se defronta com a amizade leal de Altino, que se vê preso a uma cadeira de rodas desde a noite da chacina, e o ódio de Joana (Yara Amaral), mulher de Altino. Tal ódio aumenta quando ela descobre quem é Cláudia e que ela vive com Marta, antigo amor de Altino, cujo romance no passado gerou Olívia, criada por ela. Mas os planos de Cláudia podem vir por terra quando ela se envolve com os filhos de Altino, Fernando (José Mayer) e Heitor, e se sente apaixonada por Fernando.

Curiosidades:

  • Foi a última novela de Yara Amaral, que morreu no fim do ano de 1988, na tragédia do Bateau Mouche.
  • Foi um dos maiores sucessos de Walther Negrão entre os jovens. Outra delas foi a novela "Top Model", do mesmo autor, também protagonizada por Malu Mader.
  • Foi reprisada entre 16 de dezembro de 1991 e 8 de maio de 1992, em 105 capítulos, no Vale a Pena Ver de Novo. E também foi reprisada entre os dias 5 de junho de 2017 e 26 de janeiro de 2018, no canal Viva, com os 203 capítulos originais.
  • A novela foi uma releitura de "Cavalo de Aço" (73), do mesmo autor.
  • Vários atores de "Fera Radical" participaram do núcleo jovem de "O Salvador da pátria", no ano seguinte: Thales Pan Chacon, George Otto, Luiz Maçãs e Alexandra Marzo. 
  • "Fera Radical" foi exibida em mais de 30 países:  Alemanha, Angola, Argentina, Áustria, Canadá, Chile, Espanha, Grécia, Guatemala, Nicarágua, Rússia, Suíça, Estados Unidos, Porto Rico e Turquia.
  • A novela está disponível no Globoplay desde 17 de agosto de 2020.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Novela: Vida Nova


Lauro Corona e Deborah Evelyn como Manoel Victor e Ruth.

Autor: Benedito Ruy Barbosa.
Capítulos: 143.
Horário: 17h50.
Exibição: 21 novembro 1988-6 maio 1989.
Elenco: Yoná Magalhães, Nívea Maria, Carlos Zara, Osmar Prado, Roberto Bonfim, Deborah Evelyn, Paulo Castelli, Giuseppe Oristânio, Patrícia Pillar, Ênio Santos, Stella Freitas, Miriam Mehler, Suzana Faini, Yara Jamra, Aida Leiner, Ida Gomes, Cosme dos Santos, Rogério Marcico, Gabriela de Oliveira, Antônio Petrin, Marcos Winter, Augusto Olímpio, Iris Nascimento, Henrique César, Cláudia Borioni, Turibio Ruiz, Vera Zimmermann, Andréa Avancini, Luis Carlos Arutin, Paulo José, Mauro Mendonça, José Lewgoy, Felipe Carone e Lauro Corona.
Sinopse: São Paulo, 1945. Fim da Segunda Guerra Mundial. A elegante e alegre Laura (Dona Lalá) (Yoná Magalhães), ex-prostituta que organizou sua vida ao lado da filha, sem perceber as atenções de Antônio Sapateiro (Carlos Zara), homem tímido e sonhador totalmente apaixonado por ela. Num cortiço no bairro do Bixiga, vivem outros casais. Como Gema (Nívea Maria), que, julgando-se viúva, se casa com Pietro (Osmar Prado), um italiano apaixonado, e vive feliz até que o primeiro marido, Sebastião (Roberto Bomfim), aparece vivo.
Outros personagens são: o jovem casal Bruno (Giuseppe Oristânio) e Bianca (Patrícia Pillar); Sara (Aída Leiner), jovem dona de uma pensão cortejada por um de seus hóspedes, o libanês Michel (Luis Carlos Arutin), bem mais velho que ela e o italiano Antônio do Mercado (Antônio Petrin), um trabalhador incansável que mantém com sacrifício o filho Toninho (Marcos Winter) num dos melhores colégios de São Paulo. Antônio não vê com bons olhos o amor que nasce entre seu filho e a jovem Marialina (Gabriela de Oliveira), filha de Lalá. Também há o envolvente caso de amor do português Manuel Victor (Lauro Corona) e da judia Ruth (Deborah Evelyn), proibido pelos pais da moça por causa da religião, e abalado pelas intrigas da caipirinha Gracinha (Yara Jamra), filha do poderoso Coronel Antenor (Mauro Mendonça), e apaixonada pelo português. Agora, eles tentam desvendar um crime perfeito e apenas um fio de esperança perdida.
Curiosidades:
  • Primeira novela de Marcos Winter e última de Lauro Corona.
  • O papel da cafetina que chantageava Lalá (Yoná Magalhães) ia ser feita por Eloísa Mafalda, mas esta não chegou em um acordo financeiro com a Globo e foi substituida por Lourdes Mayer.
  • A abertura da novela ("Nada Além", de Nelson Gonçalves) foi usada na segunda abertura da novela "Eterna Magia", de 2007, cantada por Sidney Magal.
  • Uma cena marcante foi quando Manoel Victor (Lauro Corona) deixa a cidade, ao som do poema de Fernando Pessoa declarado pelo ator, que se afastou em abril de 1989 por problemas de saúde. Lauro Corona morreu 2 meses depois do fim da novela.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Novela: O Beijo do Vampiro

Tato Gabus Mendes e Betty Gofman como Bartô e Amélie.

Autor: Antônio Calmon.
Capítulos: 215.
Horário: 19h.
Horário: 26 outubro 2002-3 maio 2003.
Elenco: Tarcísio Meira, Cláudia Raia, Flávia Alessandra, Alexandre Borges, Marco Ricca, Júlia Lemmertz, Deborah Secco, Tato Gabus Mendes, Eduardo Galvão, Gabriel Braga Nunes, Mario Frias, Ana Rosa, Betty Gofman, Zezé Motta, Bianca Castanho, Mario Schroemberg, Sérgio Menezes, Guilherme Piva, Tony Tornado, Rosane Gofman, Celso Frateschi, Eloísa Mafalda, Íris Bruzzi, Maria Gladys, Cláudia Mauro, Cecília Dassi, Thiago Farias, Guilherme Vieira, Renata Nascimento, Kayky Brito, Maytê Piragibe, Celso Bernini, Bernardo Castro Alves, Luís Gustavo, Ney Latorraca e Glória Menezes.
Sinopse: A novela se passa no século XII, quando a princesa Cecília (Flávia Alessandra) se suicida após o vampiro Bóris (Tarcísio Meira) mata toda a sua família em um duelo. Já nos dias de hoje, no século XXI, o mesmo vampiro volta a perseguir a amada, que agora se chama Lívia (também vivida por Flávia Alessandra). Além disso, a amada quer ficar com seu filho, Zeca (Kayky Brito), que na verdade, é filho de Bóris e foi trocado por ele na maternidade pelo filho de Lívia para protegê-lo da ciumenta Mina (Cláudia Raia).
Bóris e seus asseclas são perseguidos pelo caça-vampiros Galileu (Luís Gustavo)
Curiosidade:
  • Apesar da audiência de 28,2 pontos, a novela foi um sucesso entre os jovens.
  • A novela ganhou muitos prêmios.
  • A novela foi gravada no castelo de Almourol, em Portugal, onde foram gravar Tarcísio Meira, Cláudia Raia, Flávia Alessandra e Thiago Lacerda.
  • Naquela época, Cláudia Raia estava grávida quando foi convidada a fazer a personagem Mina, e essa gravidez foi inserida na personagem pelo próprio autor. Daria a luz no capítulo 109, em 30 de dezembro de 2002, e só apareceria nos últimos capítulos da novela.
  • A novela foi esticada por 2 meses, devido aos atrasos da novela "Kubanacan", de Carlos Lombardi.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Novela: A Viagem




Antônio Fagundes, Christiane Torloni e Guilherme Fontes, respectivamente, como Otávio Jordão, Dinah e Alexandre.

Autor: Ivani Ribeiro.
Capítulos: 167.
Horário: 19h.
Exibição: 11 abril-22 outubro 1994.
Elenco: Antônio Fagundes, Christiane Torloni, Guilherme Fontes, Miguel Fallabella, Lucinha Lins, Laura Cardoso, Suzy Rêgo, Thaís de Campos, Irving São Paulo, Fernanda Rodrigues, Eduardo Galvão, Lolita Rodrigues, John Herbert, Jonas Bloch, Felipe Martins, Denise Del Vecchio, Daniel Ávila, Viviane Pinheiro, Cláudio Mamberti, Ricardo Petraglia, Keila Bueno, Tânia Scher, Renato Rabelo, Mara Carvalho, Eduardo Felipe, Mara Manzan, Roberta Indio do Brasil, Chris Pitsch, Walter Verve, Danton Mello, Solange Couto, Breno Moroni, Gésio Amadeu, Carlos Takeshi, Maria Alves, Cibele Larrama, Jorge Pontual, Nádia Bambirra, Nair Bello, Yara Cortes, Ary Fontoura, Cláudio Cavalcanti, Maurício Mattar e Andréa Beltrão.
Sinopse: Alexandre (Guilherme Fontes) se suicida na cadeia após sua condenação por roubo seguido de homicídio. No Além, é caminhado no Vale dos Suicidas, de onde inferniza a vida, na Terra, de Raul (Miguel Fallabella), seu irmão; Téo (Maurício Mattar), seu cunhado; e o criminalista Otávio Jordão (Antônio Fagundes), todos os julgam responsáveis pelo trágico destino do ladrão.
Alexandre fica mais revoltado quando Otávio se apaixona por Dinah (Christiane Torloni). Através de reuniões, o médico Alberto (Cláudio Cavalcanti) tenta orientar o espírito atormentado do garoto.
Curiosidades:
  • Teve média de 57 pontos, considerada muito bom para o horário das 7.
  • Foi exibida duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo: a primeira foi exibida entre 28 de abril e 12 de setembro de 1997, em 100 capítulos; e a segunda foi exibida entre 13 de fevereiro e 21 de julho de 2006, em 113 capítulos.
  • Foi o último trabalho de Irving São Paulo em uma novela inteira, e de Chris Pitsch, que morreu em outubro de 1995, um ano depois de seu fim.
  • Alguns atores morreram após a exibição da segunda reprise, como Nair Bello, que morreu em abril de 2007, e de Irving São Paulo, em agosto de 2006.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME