domingo, 14 de outubro de 2012

Perfil do Autor: João Emanuel Carneiro


O autor João Emanuel Carneiro nasceu no dia 17 de fevereiro de 1970, em Rio de Janeiro. É meio-irmão da atriz Cláudia Ohana e filho da escritora, antropóloga e crítica de arte Lélia Coelho Frota.

Começou a colaborar aos quatorze anos com o cartunista Ziraldo roteirizando histórias em quadrinhos.

Aos vinte e dois, ele foi premiado como roteirista do curta-metragem Zero a Zero e optou definitivamente por esta profissão. Além deste, ele também colaborou nos roteiros de filmes como Central do Brasil, O Primeiro Dia, Cronicamente Inviável, Orfeu, Deus é brasileiro e Castelo Rá-Tim-Bum. Na TV, foi colaborador de Maria Adelaide Amaral nas minisséries A Muralha (2000) e Os Maias (2001) e de Euclydes Marinho na novela Desejos de Mulher (2002).

A primeira novela como autor titular foi Da Cor do Pecado (2004), que foi um sucesso de audiência (a novela teve como média 43 pontos), entre as novelas das sete desde A Viagem (94) e Quatro Por Quatro (94). Em 2006, escreveu Cobras e Lagartos (2006), levando em substituição à fracassada Bang Bang (2005), de Mário Prata. Teve a missão de recuperar a audiência perdida para a concorrente TV Record, que ganhava com o sucesso Prova de Amor (2005), de Tiago Santiago.

Em 2008, o autor conseguiu seu amadurecimento com a novela A Favorita (2008), sua primeira novela das nove.  A promoção de horário deve-se ao fato que ter feito os dois maiores sucessos da década no horário das sete: Da Cor do Pecado e Cobras e Lagartos. Em 2009, supervisionou Cama de Gato (2009), de Duca Rachid e Thelma Guedes. 

Atualmente escreve Avenida Brasil (2012), que conta a história de Nina (Débora Falabella), uma mulher que quer a todo custo se vingar da vilã cruel Caminha (Adriana Esteves), mulher que a abandona num lixão quando criança após a morte de seu pai.

Espero que gostem. 
ME



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.