segunda-feira, 11 de março de 2013

Audiências: Apesar de visualmente bela, "Flor do Caribe" tem estreia tediosa e decepciona na audiência




“Flor do Caribe” foi pensada para resgatar o horário das seis da queda de audiência que vinha experimentando nos últimos tempos a partir de um molde muito claro: emular um sucesso dos anos 90, mais precisamente “Tropicaliente”, também escrita por Walther Negrão. A ideia era misturar uma bela história de amor com o desfile de galãs e mocinhas em trajes de praia. A priori, a fórmula parece não ter funcionado. A estreia da nova trama das seis pouca empolga e tenta disfarçar os problemas dramatúrgicos com técnica impecável.

O elenco é bem escolhido e a fotografia é acima da média, mas falta a “Flor do Caribe” o principal: uma história que prenda o espectador. A impressão é que, na tentativa de mostrar as belezas naturais e humanas, a novela deixou de lado a ousadia no enredo. Tudo é convencional. A principal trama, aliás, não poderia ser mais clássica: o vilão (Igor Rickli) quer roubar a mocinha (Grazi Massafera) do melhor amigo (Henri Castelli). Sem subtexto ou segunda camada. Tudo raso e com cara de já visto outras vezes. Num núcleo paralelo, um provável conflito entre um sobrevivente judeu e um ajudantes dos nazistas nos tempos da Segunda Guerra ganhou contornos frágeis.

Também não ajuda a abertura, embalada por Maria Gadu. Nada contra a artista, mas falta potência à canção escolhida e as imagens, exibidas em ritmo ralentado, dão a impressão de que um minuto vira uma semana. Tudo devagar quase parando.

No quesito audiência, a novela também decepcionou. Segundo dados prévios do Ibope, registrou 18,4 pontos, praticamente o mesmo que a antecessora, “Lado a Lado”, que obteve o pior índice de um primeiro capítulo na história do horário, assim como na média geral. Na mesma faixa, Record marcou 8 pontos, seguida pela Band, com 5, e SBT, com 4.

Compare a audiência com a de outras estreias de novelas da seis:

“Lado a Lado” – 18
“Amor Eterno Amor” – 23
“A Vida da Gente”- 23
“Cordel Encantado” – 24
“Araguaia” – 26
“Escrito nas Estrelas” – 26
“Cama de Gato” – 25
“Paraíso” – 25
“Negócio da China” – 30
“Ciranda de Pedra” – 25
“Desejo Proibido” – 26
“Eterna Magia” – 30

Fernando Oliveira - IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.