quarta-feira, 25 de maio de 2011

Novela: Jogo Da Vida


Débora Bloch como "Lívia".

Autor: Sílvio de Abreu.
Capítulos: 167.
Horário: 19h.
Exibição: 26 outubro 1981-8 maio 1982.
Elenco: Glória Menezes, Paulo Goulart, Débora Duarte, Carlos Augusto Strazzer, Gracindo Jr., Maria Zilda, Mário Gomes, Lúcia Alves, Maitê Proença, Ary Fontoura, Suely Franco, Elizângela, Ricardo Petraglia, Débora Bloch, Íris Bruzzi, Renata Fronzi, Kate Lyra, Sônia Mamede, Roberto Azevedo, Angelina Muniz, Ernesto Picollo, Cássia Foureaux, Rosamaria Murtinho, Mauro Mendonça, Norma Geraldy, Cláudio Corrêa e Castro, Gianfrancesco Guarnieri e Carlos Vereza.
Sinopse: Silas (Paulo Goulart) deixa Jordana (Glória Menezes) depois de vinte anos de vida em comum para se casar com uma moça bem mais jovem, Carla (Maitê Proença). Enquanto ele só conhece a infelicidade, Jordana ascende na vida com a herança de dona Mena (Norma Geraldy), uma velhinha abandonada por sua família, e conhece o amor e o respeito de seu Vieira, o padeiro português amigo de todas as horas.

Para conseguir a quantia de um milhão de dólares escondida dentro de um dos quatro cupidos de bronze deixados por dona Mena, Jordana terá de vencer vários obstáculos, pois os cupidos desaparecem e passam pelas mãos de várias pessoas sem que elas saibam de seu conteúdo. Entre os interessados está a dupla ardilosa Carlito Madureira (Raul Cortez), que envolve Jordana num jogo de sedução, e Loreta Pires de Camargo (Rosamaria Murtinho), uma socialite falida. Os dois são sobrinhos de dona Mena, que nunca se interessaram pela velhinha, e são capazes de tudo para conseguir a estátua que contém o dinheiro.
A corrida pelos cupidos se entrelaça com outras histórias: Clarita Catita (Lúcia Alves), a jovem dividida entre o amor de Etevaldo (Cláudio Corrêa e Castro), um velho rico e moribundo, e de Badaró (Carlos Vereza), um fora-da-lei boa-praça;as armações de Mariúcha (Elizângela), a doméstica que se infiltra no lar de Oswaldo (Gracindo Júnior) e Rosana (Maria Zilda) para separar o casal. Há ainda o atribulado romance de Jero (Mário Gomes), filho de criação de Vieira (Gianfrancesco Guarnieri) e Lívia (Débora Bloch), filha de Jordana e Silas, abalado pelas perseguições de Flávia, a "Jacaroa do Pantanal" (Angelina Muniz), além do casamento por interesse de Carla com Silas, que não faz a jovem enxergar o sincero amor de Adriano (Carlos Augusto Strazzer).
Curiosidades:
  • Primeira novela de Débora Bloch e Bia Seidl.
  • A atriz Maria Zilda está grávida naquela época e deu a luz nos últimos capítulos.
  • Exibida no Vale A Pena Ver De Novo entre 8 de julho de 1985 e 3 de janeiro de 1986, em 130 capítulos.
  • Destaque para Angelina Muniz, que fez a Flávia, pois fez um grande sucesso.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.