
Edson Celulari como Feliciano Júnior.
Autores: Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares.
Capítulos: 221.
Horário: 20h30.
Exibição: 15 novembro 1993-16 julho 1994.
Elenco: Antônio Pompeo, Arlete Salles, Camila Pitanga, Cássia Kiss, Cláudia Alencar, Cláudia Ohana, Cláudio Fontana, Cláudio Marzo, Clemente Viscaíno, Deborah Evelyn, Edson Celulari, Ewerton de Castro, Giulia Gam, Giuseppe Oristânio, Hugo Carvana, Joana Fomm, José Wilker, Juca de Oliveira, Lima Duarte, Luiza Tomé, Maria Ceiça, Maria Gladys, Maria Helena Dias, Marcos Winter, Norton Nascimento, Otávio Augusto, Paulo Gorgulho, Pedro Vasconcelos, Rubens Caribé, Suzana Vieira, Tonico Pereira, Tuca Andrada e Vera Holtz.
Sinopse: Sob a identidade de Raimundo Flamel, Feliciano Júnior (Edson Celulari) volta a Tubiacanga para vingar o assassinato dos pais. Seus inimigos são o prefeito Demóstenes (José Wilker), o vereador Numa Pompílio (Hugo Carvana), o professor Praxedes (Juca de Oliveira) e o major Bentes (Lima Duarte).
Ele não contava que, no entanto, se apaixonara pela filha do prefeito, Linda Inês (Giulia Gam). O homem também aguça a ambição dos moradores ao afirmar que transforma ossos humanos em ouro, levando a violar as sepulturas da cidade. Mas o feitiço se vira contra ele em que tudo em toca vira ouro, inclusive sua amada.
Curiosidades:
- Teve média geral de 56 pontos.
- As camisas sem gola de Raimundo Flamel (Edson Celulari) viraram moda naquela época.
- As últimas cenas entre Raimundo Flamel (Edson Celulari) e Linda Inês (Giulia Gam) foram filmadas em Europa.
- O cinema de Tubiacanga, no último capítulo, anunciou a próxima atração, que era sua sucessora, "Pátria Minha" (94) no horário das 20h30.
- Essa foi a segunda novela em que Edson Celulari e Giulia Gam atuaram juntos, a primeira foi em "Que Rei Sou Eu?" (89), de Cassiano Gabus Mendes.
- Título Provisório: Nova Califórnia.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.
Espero que gostem.
ME
Uma novela péssima, que se disse inspirada na obra de Lima Barreto, mas a apresentou de forma totalmente deturpada. O tema central era inspirado no conto "Nova Califórnia", onde Flamel era um louco que realmente prometia transformar ossos em ouro, e leva Tubiacanga literalmente à destruição. A novela transformou vilões de Lima Barreto em heróis, o caso mais gritante foi o de Ataliba Timbó, que em "Clara do Anjos" era um colega de patifarias de Cassi Jones, e o ajuda a arruinar a vida da personagem-título. Pra quem não sabe, Lima Barreto detestava futebol e nunca escreveria um jogador como um personagem simpático.
ResponderExcluir