sexta-feira, 1 de julho de 2011

Novela: Pedra Sobre Pedra


Renata Sorrah como Pilar Batista.

Autores: Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares.
Capítulos: 176.
Horário: 20h30.
Exibição: 6 janeiro- 1 agosto 1992.
Elenco: Lima Duarte, Renata Sorrah, Maurício Mattar, Adriana Esteves, Armando Bógus, Arlete Salles, Paulo Betti, Andréa Beltrão, Osmar Prado, Eloísa Mafalda, Luiza Tomé, Elizângela, Myriam Pires, Lília Cabral, Carla Marins, Antônio Pompeo, Ênio Gonçalves, Humberto Martins, Tereza Seiblitz, João Carlos Barroso, Paula Burlamaqui, Raymundo de Souza, Andréa Avancini, Isadora Ribeiro, Selton Mello, Lú Mendonça, Roberto Frota, Ilva Niño, Maria Mariana, Jackson Costa, Thiago Justino, Ricardo Pavão, Eduardo Moscovis, Daniela Faria, Patrícia Furtado, Nelson Xavier, Cecil Thiré, Nívea Maria, Tânia Alves, Marco Nanini, Pedro Paulo Rangel, Suzana Borges, Carlos Daniel, Eva Wilma e Fábio Jr.
Sinopse: A pequena cidade de Resplendor, localizada no sertão nordestino, era o palco das disputas políticas entre os Pontes e os Batista. Murilo Pontes (Lima Duarte) ia se casar com a jovem Pilar Farias (Renata Sorrah), por quem Jerônimo (Felipe Camargo), o herdeiro dos Batista, também era apaixonado. No dia do casamento de Murilo e Pilar, a noiva diz não em pleno altar, por desconfiar de que o rapaz fosse o pai da criança que Eliane (Luciana Braga), sua melhor amiga, estava esperando. Desejando vingança, Pilar se casa com Jerônimo, inimigo de Murilo, enquanto este se casa com Hilda (Eva Wilma), uma jovem que sempre o amara. Dessa união nasce Leonardo, e Murilo vai seguir carreira política em Brasília, enquanto Pilar tem uma filha, Marina, e fica viúva. A filha de Eliane nasce, mas a mãe morre no parto e Pilar assume a educação da menina, dando-lhe o nome da mãe, Eliane (Carla Marins).

Vinte e cinco anos se passam, Murilo está de volta a Resplendor e reencontra Pilar querendo fazer de sua filha, Marina (Adriana Esteves), a prefeita da cidade, destino que ele reservara para seu filho, Leonardo (Maurício Mattar). Mas os dois não contam que seus filhos, ao se conhecerem, se apaixonam e têm que esconder esse amor por causa da rivalidade entre seus pais, rivalidade essa que oculta um amor mal resolvido.
Mas os Pontes e os Batista terão na briga pelo comando de Resplendor um adversário perigoso:Cândido Alegria (Armando Bógus), um homem que enriqueceu roubando e matando o amigo português Benvindo Soares (Buza Ferraz), e que nutre uma paixão por Pilar Batista. Para conseguir o que quer - a prefeitura de Resplendor e o coração de Pilar - Cândido Alegria conta com a ajuda da ambiciosa Eliane, a agregada da família Batista, que nem desconfia de que ele é o seu pai biológico.
Mas Resplendor tem outros mistérios. A cidade recebe a visita do enigmático fotógrafo Jorge Tadeu (Fábio Jr.), que se ocupa em fotografar e seduzir as mulheres casadas da cidade. Entre elas, Úrsula (Andréa Beltrão), filha da beata Gioconda (Eloísa Mafalda), a irmã de Murilo Pontes.[1]
Também está na cidade um grupo de ciganos liderados por Iago. A irmã de Iago (Humberto Martins), a bela Vida (Luiza Tomé), se apaixona por Carlão Batista (Paulo Betti), mas tenta fugir a essa paixão, por saber que seu irmão não permitirá esse envolvimento. Carlão é o cunhado de Pilar e proprietário do Grêmio Recreativo Resplendorino, que é dirigido por seu amigo e confidente Adamastor (Pedro Paulo Rangel).
Curiosidades:
  • Primeira novela de Eduardo Moscovis e última de Armando Bógus, que morreu em 1993.
  • Foi uma das novelas mais populares de todos os tempos: teve como média 57 pontos.
  • Foi reprisada no Vale A Pena Ver de Novo entre 10 de abril e 11 de agosto de 1995, em 90 capítulos.
  • O papel de Marina Batista foi destinada a Cristiana Oliveira, mas ficou com Adriana Esteves.
  • A novela era uma co-produção com a RTP Portuguesa, que financiou 20% da produção.
  • A cidade cenográfica desta novela foi a mais grande na história da televisão.
  • A atriz Mônica Fraga apareceu na abertura.
Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_sobre_Pedra
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

2 comentários:

  1. amo essa inesquecível novela, eu assisti ela inteira há exatos 20 anos e ria muito c/ as trapalhadas dos habitantes de Resplendor...uma das minhas favoritas e a melhor de 1992!!!!

    ResponderExcluir
  2. Felix "Fulton", Diadema-SP



    Amo essa inesquecível novela, eu assisti ela inteira há exatos 20 anos e ria muito c/ as trapalhadas dos habitantes de Resplendor...uma das minhas favoritas e a melhor de 1992!!!!

    ResponderExcluir

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.