sábado, 30 de julho de 2011

Novela: Rainha da Sucata


Tony Ramos e Regina Duarte como Edu Figueiroa e Maria do Carmo.
Autor: Sílvio de Abreu.
Capítulos: 177.
Horário: 20h30.
Exibição: 2 abril-27 outubro 1990.
Elenco: Regina Duarte, Glória Menezes, Tony Ramos, Antônio Fagundes, Paulo Gracindo, Renata Sorrah, Raul Cortez, Daniel Filho, Cláudia Raia, Cláudia Ohana, Aracy Balabanian, Nicette Bruno, Andréa Beltrão, Gianfrancesco Guarnieri, Cleyde Yáconis, Patrícia Pillar, Flávio Miglaccio, Lolita Rodrigues, Maurício Mattar, Marisa Orth, Marcello Novaes, Mônica Torres, Dil Costa, Gerson Brenner, Jandir Ferrari, Aldine Muller, José Augusto Branco, Ivan Cândido e Paulo Reis.
Sinopse: Maria do Carmo (Regina Duarte) fez fortuna acreditando no negócio do pai, Onofre (Lima Duarte), já falecido, que trabalhava com ferro-velho. Ela chega aos anos 90 com os negócios ampliados e consolidados, podendo abrir uma lambateria no alto de um edifício de sua propriedade na Avenida Paulista.
Apesar disso, ela ainda guarda uma mágoa de Edu (Tony Ramos), por quem foi humilhada no passado.
Maria do Carmo aproxima-se de Edu, e, acenando com sua conta bancária, conquista-o para o casamento. Ele aceita se casar com ela por dinheiro, mas depois se apaixona de verdade. Ela, então, conhece dias de terror ao enfrentar a vilã Laurinha Figueroa (Glória Menezes), que é apaixonada pelo enteado e não se conforma em perder Edu para a "sucateira".
O casamento é acompanhado de perto por outros infortúnios. Os negócios de Maria do Carmo enfrentam a derrocada econômica provocada por seu administrador mau-caráter, Renato Maia (Daniel Filho). E ela ainda perde o prédio na Paulista para sua vizinha, Dona Armênia (Aracy Balabanian), a legítima proprietária.
Em contrapartida, há o misterioso Jonas (Raul Cortez), que se emprega como mordomo na mansão dos Figueroa para descobrir o verdadeiro motivo de perseguição dos Figueroa e da irmã de Betinho (Paulo Gracindo), Isabelle de Bresson (Cleyde Yáconis), à sua filha Paula (Cláudia Ohana), uma repórter iniciante, que, para alcançar o sucesso profissional, passa a acompanhar o dia-a-dia de Maria do Carmo, como um paparazzo.
Curiosidades:
  • Para viver a personagem Adriana Ross, a atriz Cláudia Raia teve que engordar 10 quilos.
  • Foi exibida no Vale a Pena Ver de Novo entre 28 de fevereiro e 16 de setembro de 1994, em 145 capítulos.
  • A novela incluiu fatos do cotidiano do país na vida dos personagens, como o Plano Collor, e fez muito sucesso. Com essa produção, a Globo deixou de apresentar as famosas cenas do próximo capítulo.
  • A revista VEJA (edição 1137, 4 de julho de 1990) criticou a novela devido às inúmeras cenas pesadas.
  • Teve média de 61 pontos.
  • Regina Duarte e Glória Menezes defenderam bem seus personagens.
  • Primeira novela de Gerson Brenner, Marisa Orth e Cleyde Yáconis na Globo.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

Um comentário:

  1. Cláudia Raia sofreu muito na época, por conta de comentários maldosos na imprensa acerca de seu peso. Ela estava linda, e não duvido que se fosse hoje as pessoas diriam que ela teria ficado melhor depois de engordar. Ela chegou a pesar 73kg, um peso bem normal para uma mulher de 1,80m de altura.

    ResponderExcluir

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.