Hoje no dia 8 de março, eu homenageei a todas as mulheres que lutaram todos os dias para vencer desafios e tornar a vida e o mundo melhores.
10-Ana (Cássia Kiss) e Clara (Cláudia Abreu) em Barriga de Aluguel (90)
Pela primeira vez na TV foi abordado o tema que até hoje gera discussões: inseminação artificial, como aconteceu em Fina Estampa com Esther (Júlia Lemmertz).
9-Raquel (Helena Ranaldi) em Mulheres Apaixonadas (2003)
Helena Ranaldi (com Dan Stulbach, direita) em cena da novela. |
Na época da novela, os atores Helena Ranaldi e Dan Stulbach foram à Brasília visitar o então Presidente Luís Inácio Lula da Silva, como um incentivo de mudar a lei da violência contra a mulher, assunto abordado entre os personagens dos dois atores na trama.
8-Sueli (Louise Cardoso) em Insensato Coração (2011)
Louise Cardoso (em cena com Rodrigo Andrade) em cena de novela. |
Já não bastasse Sueli (Louise Cardoso) ter tido dificuldades em aceitar a sexualidade do filho Eduardo (Rodrigo Andrade),em Insensato Coração, da Globo, agora, de bem com a vida, ela insiste para o filho que quer participar da Parada Gay no Rio de Janeiro. Assim, ela o convida para acompanhá-la. No evento Sueli pretende levantar um cartaz com os dizeres “Tenho orgulho do meu filho gay”, mas ele não se empolga com o desejo da mãe, o que a faz decidir ir sozinha. No final, aceitou o filho um homossexual.
7-Marina (Giselle Tigre) e Marcela (Luciana Vendramini) em Amor e Revolução (2011)
Luciana Vendramini e Giselle Tigre. |
Na novela Amor e Revolução, teve o primeiro beijo gay feminino na TV. O autor da novela, Tiago Santiago, afirmou que o beijo gay ia ser o primeiro de uma novela brasileira, não corria o risco de ser vetado de ir ao ar.
"O próprio Silvio Santos afirma que nós temos liberdade de fazer a novela do jeito que quisermos, e toda a direção já está sabendo dessa cena faz um tempo. Ela não será cortada", garante ele.
6-Joyce (Carla Marins) em História de Amor (95)
A novela trouxe Joyce (Carla Marins), que engravida de Caio (Ângelo Paes Leme). Ele rejeita o filho, mas ela se recusa a abortar.
5-Dona Lola (Irene Ravache) em Éramos Seis (94)
Em sentido horário: Tarcísio Filho, Jandir Ferrari, Leonardo Brício, Irene Ravache, Othon Bastos e Luciana Braga. |
Não faltou para dona Lola (Irene Ravache), de Éramos Seis (94), que enfrentou a morte do marido, criou os filhos e acabou seus dias em um asilo, mostrando a dura realidade do abandono.
4-Maria do Carmo em Senhora do Destino (2004)
Ela foi pobre e ficou rica graças a muito trabalho e sem depender de homem algum. Ainda sofre muito pois nunca mais teve notícias de Lindalva (Carolina Dieckmann), e ninguém achou o paradeiro da sequestradora que pensa se chamar Lourdes (Adriana Esteves). Ela mantém um antigo relacionamento amoroso com Dirceu (José Mayer), agora editor e colunista político de um grande jornal carioca. Os dois moram em casas separadas e vivem uma relação tranquila.
3-Sinhá Moça (Lucélia Santos) em Sinhá Moça (86)
Em Sinhá Moça (86), a personagem de Lucélia Santos desafia o pai ajudando escravos e se apaixonando por um abolicionista, Rodolfo (Marcos Paulo).
2-Sofia (Betty Lago) em O Amor Está No Ar (97)
Betty Lago com Rodrigo Santoro. |
Enquanto Úrsula (Nicete Bruno) e Júlia (Natália do Vale) ameaçava tirar Sofia (Betty Lago) da empresa Estrela Dourada, esta se apaixonava pelo jovem aviador Léo (Rodrigo Santoro).
1-Griselda (Lília Cabral) em Fina Estampa (2011)
Griselda (Lília Cabral), no começo da novela, é uma mecânica que adotou uma postura masculinizada. Até que, quando ganhou na loteria, ela se tornou uma mulher muito chique, mas não parou de trabalhar.
Espero que gostem.
ME
A Griselda merece o primeiro lugar, ela mostrou que o dinheiro não é todo na vida.
ResponderExcluir