quinta-feira, 8 de março de 2012

Top 10: As Mulheres que Ajudaram a Melhorar o País

Desde a década de 1950, as mulheres, sejam elas empreendedoras, guerreiras, corajosas ou até emotivas, souberam acompanhar suas conquistas, revoluções e transformações, abrindo um espaço para discussão de temas importantes, polêmicos e profundos como independência financeira, divórcio, sexo, traição ou até homossexualidade.
Hoje no dia 8 de março, eu homenageei a todas as mulheres que lutaram todos os dias para vencer desafios e tornar a vida e o mundo melhores.


10-Ana (Cássia Kiss) e Clara (Cláudia Abreu) em Barriga de Aluguel (90)


Pela primeira vez na TV foi abordado o tema que até hoje gera discussões: inseminação artificial, como aconteceu em Fina Estampa com Esther (Júlia Lemmertz).


9-Raquel (Helena Ranaldi) em Mulheres Apaixonadas (2003)
Helena Ranaldi (com Dan Stulbach, direita) em cena da novela.
Helena Ranaldi fez um show de interpretação fazendo a professora Raquel na novela das 8 em 2003, Mulheres Apaixonadas. Ela, na novela, foi sempre agredida pelo marido, Marcos (Dan Stulbach), e uma das agressões era feita com uma raquete de tênis.
Na época da novela, os atores Helena Ranaldi e Dan Stulbach foram à Brasília visitar o então Presidente Luís Inácio Lula da Silva, como um incentivo de mudar a lei da violência contra a mulher, assunto abordado entre os personagens dos dois atores na trama. 

8-Sueli (Louise Cardoso) em Insensato Coração (2011)
Louise Cardoso (em cena com Rodrigo Andrade) em cena de novela.




Já não bastasse Sueli (Louise Cardoso) ter tido dificuldades em aceitar a sexualidade do filho Eduardo (Rodrigo Andrade),em Insensato Coração, da Globo, agora, de bem com a vida, ela insiste para o filho que quer participar da Parada Gay no Rio de Janeiro. Assim, ela o convida para acompanhá-la. No evento Sueli pretende levantar um cartaz com os dizeres “Tenho orgulho do meu filho gay”, mas ele não se empolga com o desejo da mãe, o que a faz decidir ir sozinha. No final, aceitou o filho um homossexual.

7-Marina (Giselle Tigre) e Marcela (Luciana Vendramini) em Amor e Revolução (2011)
Luciana Vendramini e Giselle Tigre.

Na novela Amor e Revoluçãoteve o primeiro beijo gay feminino na TV. O autor da novela, Tiago Santiago, afirmou que o beijo gay ia ser o primeiro de uma novela brasileira, não corria o risco de ser vetado de ir ao ar.
"O próprio Silvio Santos afirma que nós temos liberdade de fazer a novela do jeito que quisermos, e toda a direção já está sabendo dessa cena faz um tempo. Ela não será cortada", garante ele.



A novela trouxe Joyce (Carla Marins), que engravida de Caio (Ângelo Paes Leme). Ele rejeita o filho, mas ela se recusa a abortar.

5-Dona Lola (Irene Ravache) em Éramos Seis (94)

Em sentido horário: Tarcísio Filho, Jandir Ferrari, Leonardo Brício, Irene Ravache, Othon Bastos e Luciana Braga.


Não faltou para dona Lola (Irene Ravache), de Éramos Seis (94), que enfrentou a morte do marido, criou os filhos e acabou seus dias em um asilo, mostrando a dura realidade do abandono.

4-Maria do Carmo em Senhora do Destino (2004)


Ela foi pobre e ficou rica graças a muito trabalho e sem depender de homem algum. Ainda sofre muito pois nunca mais teve notícias de Lindalva (Carolina Dieckmann), e ninguém achou o paradeiro da sequestradora que pensa se chamar Lourdes (Adriana Esteves). Ela mantém um antigo relacionamento amoroso com Dirceu (José Mayer), agora editor e colunista político de um grande jornal carioca. Os dois moram em casas separadas e vivem uma relação tranquila.

3-Sinhá Moça (Lucélia Santos) em Sinhá Moça (86)


Em Sinhá Moça (86), a personagem de Lucélia Santos desafia o pai ajudando escravos e se apaixonando por um abolicionista, Rodolfo (Marcos Paulo).

2-Sofia (Betty Lago) em O Amor Está No Ar (97)
Betty Lago com Rodrigo Santoro.

Enquanto Úrsula (Nicete Bruno) e Júlia (Natália do Vale) ameaçava tirar Sofia (Betty Lago) da empresa Estrela Dourada, esta se apaixonava pelo jovem aviador Léo (Rodrigo Santoro).

1-Griselda (Lília Cabral) em Fina Estampa (2011)

Griselda (Lília Cabral), no começo da novela, é uma mecânica que adotou uma postura masculinizada. Até que, quando ganhou na loteria, ela se tornou uma mulher muito chique, mas não parou de trabalhar.

Espero que gostem. 
ME

















 



Um comentário:

  1. A Griselda merece o primeiro lugar, ela mostrou que o dinheiro não é todo na vida.

    ResponderExcluir

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.