sábado, 14 de abril de 2012

Minissérie: O Primo Basílio

Marcos Paulo e Giulia Gam como Basílio e Luísa.
Autores:Gilberto Braga e Leonor Bassères.
Capítulos: 16.
Horário: 22h30.
Exibição: 9 agosto-2 setembro 1988.
Elenco: Marília Pêra, Tony Ramos, Marcos Paulo, Giulia Gam, Beth Goulart, José de Abreu, Pedro Paulo Rangel, Marilu Bueno, Zilka Salaberry, André Valli, Ênio Santos, Guilherme Leme, Miriam Tereza, Oswaldo Louzada, Thelma Reston, Vic Militello, Walney Costa, Louise Cardoso, Fábio Sabag e Sérgio Viotti. 
Sinopse: Os jovens primos Luísa (Giulia Gam) e Basílio (Marcos Paulo) entregam-se à paixão, mas o rapaz é obrigado a viajar a negócios para o Brasil e se despede, prometendo voltar para que se casem. Inicialmente, Basílio escreve com frequência para a prima, mas com o tempo, deixa de mandar notícias, até que termina o namoro. Luísa fica arrasada e, finalmente, casa-se com Jorge (Tony Ramos), um engenheiro apaixonado, respeitado, íntegro e de ideias conservadoras. 
Passados muitos anos, o sedutor Basílio volta a Lisboa, justamente quando Jorge está viajando. Luísa não resiste às suas investidas e os dois se envolvem novamente. O romance é descoberto pela empregada Juliana (Marília Pêra), que transforma a vida da patroa em um inferno. A serviçal encontra cartas de amor trocadas entre os primos e passa a chantagear Luísa, com o intuito de lucrar com o caso. Luísa propõe a Basílio que fujam juntos, mas o rapaz rejeita a ideia e, temeroso das consequências do romance, parte para Paris.
Com requintes da maldade, Juliana obriga Luísa a servi-la, invertendo os papeis de patroa e empregada. Luísa se arrepende da traição e percebe que é, de fato, apaixonada pelo marido. Mas Jorge descobre a verdade, mesmo após a morte de Juliana e o afastamento do primo. O sentimento de culpa dilacera Luísa, que adoece. Jorge fica sensibilizado, diz que a ama e que esquecerá o adultério. Mas ela piora a cada dia e morre nos braços do marido.
Curiosidades:
  • Além de Beth Goulart ter atuado nessa minissérie, estava atuando na novela Olho por Olho (88), da Manchete, interpretando Paula.
  • Na minissérie, teve três cenas marcantes: Jorge (Tony Ramos) ter descobrido a traição de Luísa (Giulia Gam) ao ler uma de suas cartas a Basílio (Marcos Paulo); Luísa ter seu cabelo raspado ante a doença terminal; e a morte de Juliana (Marília Pêra), vítima de sua própria maldade.
  • A minissérie foi adaptada ao cinema em 2007, com Daniel Filho na direção. No elenco do filme estava Glória Pires (Juliana), Débora Falabella (Luísa), Reynaldo Gianecchini (Jorge) e Fábio Assunção (Basílio).
  • O sotaque português não foi adotado, pois poderia soar artificial, mas mantiveram-se as expressões lusas da época presentes no texto original, como "por ele espartilhei-me" (fiquei bonita, elegante) e "tudo muito catita" (tudo muito bonitinho). Além de se submeter a exercícios para evitar vícios de linguagem, o elenco teve que estudar o comportamento e o gestual próprios do século XIX.
  • A minissérie foi filmada em Sintra, Portugal, e nos jardins do palácio de Guanabara e o Clube Naval, no Rio de Janeiro.
  • Para auxiliar na composição dos ambientes, a fotografia foi essencial para a produção da minissérie.
Fonte:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem. 
ME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.