terça-feira, 7 de agosto de 2012

Perfil do Autor: Cassiano Gabus Mendes


O autor Cassiano Gabus Mendes nasceu no dia 29 de julho de 1929. Foi filho do radialista Otávio Gabus Mendes e pai dos atores Tato e Cássio Gabus Mendes.

Cassiano esteve na TV Tupi por ocasião de sua inauguração em 1950. Neste mesmo ano - seguindo o exemplo do pai, que adaptava filmes para rádio-teatro - escreveu A Vida por Um Fio para a TV. Foi um dos idealizadores do memorável TV de Vanguarda, marca da TV brasileira nos anos 50. Uma de suas importantes contribuições foi a criação da série Alô, Doçura! (53), que colocava o casal Eva Wilma com John Herbert em cenas duas vezes por semana às voltas com problemas conjugais e amorosos.

Ainda na TV Tupi, conquistou o público brasileiro quando reformulou a novela Beto Rockfeller (68), escrita por Bráulio Pedroso. Em 1976, estreou como novelista na TV Globo com Anjo Mau (76), um sucesso. Não se desligou da TV Globo, consagrando-se com novelas da sete que tiveram sucesso: Locomotivas (77), Te Contei? (78), Marrom Glacê (79), Plumas e Paetês (80), Elas Por Elas (82), Ti Ti Ti (85), Brega e Chique (87), Que Rei Sou Eu? (89) e O Mapa da Mina (93). Além disso, escreveu duas novelas para o horário nobre: Champagne (83) e Meu Bem Meu Mal (90).

Enquanto ele fazia essas novelas, ele criou memoráveis personagens, entre eles, Beto Rockfeller (Luís Gustavo), o cego Léo (Luís Gustavo) de Te Contei? (78), o detetive Mário Fofoca (Luís Gustavo) de Elas Por Elas (82), o costureiro Victor Valentim (Luís Gustavo) de Ti Ti Ti (85), entre outros. Como ator, atuou em Perigosas Peruas (92), de Carlos Lombardi, interpretando Dom Franco Torremolinos.

Faltando três semanas para o fim de O Mapa da Mina (93), o autor morreu no dia 18 de agosto de 1993 de um infarto do miocárdio.

Depois da morte dele, duas novelas ganharam remakes: Anjo Mau (97) e Ti Ti Ti (2010), ambas adaptadas por Maria Adelaide Amaral.

Fonte: http://www.teledramaturgia.com.br/tele/cassiano.asp
Espero que gostem.
ME

PS: Confiram o vídeo do Jornal Nacional falando da notícia da morte de Cassiano Gabus Mendes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.