quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Biografia: Paulo Gorgulho

Paulo Gorgulho na festa de estreia de Poder Paralelo (2009)


O ator Paulo Gorgulho nasceu no dia 5 de maio de 1959 em São Lourenço, em Minas Gerais. Vem de uma família grande - tem 13 irmãos - e se mudou para São Paulo aos 3 anos. Na adolescência pensou em ser piloto e médico, mas devido às aulas de teatro descobriu sua vocação. É formado pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP).

Começou na televisão na novela Carmem (87), como José, e depois, faz Kananga do Japão (89), como o Capitão Juarez Távora. Mas estourou como galã na novela Pantanal (90), da rede Manchete vivendo dois personagens: na primeira fase viveu José Leôncio, papel que seria de Cláudio Marzo, e a pedidos do público, voltou na segunda fase como José Lucas de Nada. No ano seguinte, fez sua estreia na TV Globo, na novela O Dono Do Mundo (91), como Otávio. Logo, fez mais sucessos, como Despedida de Solteiro (92), como Pedro, Fera Ferida (93), como Ataliba Timbó, fazendo par com Cássia Kiss (Ilka Tibiriçá) e a minissérie Decadência (95), como o detetive Etevaldo Morsa.

Em 1996, faz Quem é Você? (96), como Gabriel, fazendo par com Elizabeth Savalla (Maria Luiza) e no ano seguinte, faz Zazá (97), como Victor. Depois de 5 anos sem fazer novelas, emplaca em dose dupla, na minissérie O Quinto dos Infernos (2002), como Juvêncio e na novela Coração de Estudante (2002), como Caio. Logo, faz uma participação em Agora é Que São Elas (2003), como Joaquim.

Em 2005, transfere-se para a Rede Record, onde fica até os dias de hoje. Sua estreia nessa rede de televisão foi em Essas Mulheres (2005), como o antagonista Manoel Lemos, e logo faz Bicho do Mato (2006), como Alfredo, uma participação em Caminhos do Coração (2007), como Josias, marido de Cassandra (Angelina Muniz), que desaparece no início da história; Poder Paralelo (2009), como o corrupto Josué Santana, a minissérie A História de Ester (2010), como o vilão Hamã, e uma pequena participação em Ribeirão do Tempo (2010), como o Presidente da República.

Desde 1987, é casado com a estilista Vânia Gnaspini, com quem tem os três filhos: Catarina, nascida em 1990, Guilherme, nascido em 1995, e Joaquim, nascido em 2005.

Espero que gostem.
ME




2 comentários:

  1. Maravilhoso o trabalho apresentado nos dez mandamentos qdo ele clama a deus pela libertação do seu povo e pede o libertador eu fui as lágrimas melhor cena da novela nos leva a refletir sobre nos mesmos e nossa fe em deus nossa coragem de continuar lutando perseverando parabéns ��

    ResponderExcluir

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.