quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ficha de Personagem: Buba (Maria Luisa Mendonça) em "Renascer" (93)

A atriz (direita) com Taumaturgo Ferreira.
Na novela Renascer (93), de Benedito Ruy Barbosa, Buba, interpretada por Maria Luisa Mendonça, era amante de José Venâncio (Taumaturgo Ferreira), filho do protagonista José Inocêncio (Antônio Fagundes).
Depois de uma briga com a mulher, Venâncio sai de casa e conhece Buba. Os dois começam a sair. Na primeira noite em que ficam a sós, Venâncio pensa que a amante é um travesti e os dois se afastam. Ele descobre seu equívoco e tenta reconquistá-la. É nesse momento que descobre a verdadeira história de Buba.
"Ninguém, além de José Venâncio, sabe do problema da personagem", diz a atriz, naquela época estreante em novelas.
Filha de um empresário conservador, Buba, batizada com o nome de Alcides Júnior, foi tomada por menino na hora do nascimento e criada como homem até a puberdade. Com o tempo, sua feminilidade começa a se impor, até o dia em que ela resolve usar roupas de mulher. Horrorizado, seu pai pensa que o filho é homossexual e o expulsa de casa.
Depois disso, Buba procura um médico e se informa sobre seu problema, que era o hermafroditismo.
Essa novela foi um dos melhores trabalhos de Maria Luisa Mendonça na TV. Depois disso, faria outros destaques, como Explode Coração (95), Engraçadinha... Seus Amores e Pecados (95), Corpo Dourado (98), Queridos Amigos (2008) e Viver a Vida (2009).

Fonte: Revista VEJA. Ed. 1277. 3 de março de 1993. p.82-83.

Espero que gostem.
ME

2 comentários:

  1. HBO tem muito boa série, uma série muito interessante certamente Magnifica 70 com María Luisa Mendonça é passar um Evening Standard . Nós recomendamos -los excelente obsessão enredo que manipula

    ResponderExcluir
  2. ainda lembro como essa personagem era marcante nas cabeças infantis da epoca e como era confuso a gente não sabia se era mulher ou homem era ja da agenda de desconstrução de genero da time nomife

    ResponderExcluir

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.