terça-feira, 10 de maio de 2011

Biografia: Elizabeth Savalla

Elizabeth Savalla em Plumas e Paetês.

A atriz Elizabeth Savalla Casquel, nascida em 23 de novembro de 1954, na cidade de São Paulo, é uma mulher muito bonita, experiente e com um bom currículo. Ela quis ser atriz quando assistiu a peça "A Moreninha" aos treze anos.

Seu primeiro trabalho na TV foi em "A Casa Fechada" (72), um teleteatro na TV Cultura. Anos depois, o diretor e ator Antônio Abujamra a indicou para o autor Cassiano Gabus Mendes (1927-1993) para contratá-la na Globo. Em 1975, antes de completar 21 anos, Elizabeth estava na novela "Gabriela" (75), no papel de Malvina, uma revolucionária, que lhe rendeu o prêmio APCA de melhor atriz em 1975 e o troféu Imprensa, em 1976.

No mesmo ano, atuou em "O Grito", de Jorge Andrade. Após essa novela, fez "Estúpido Cupido" (76), e as de maior sucesso, "O Astro" (77), no papel de Lili, e "Pai Herói" (79), no de Carina Brandão. Ambas foram escritas por Janete Clair. Depois, pela primeira vez fez um papel duplo (Marcela/Roseli) na novela "Plumas e Paetês" (80), de Cassiano Gabus Mendes.

Logo fez "O Homem Proibido" (82), ao lado de Lídia Brondi; "Pão Pão Beijo Beijo" (83), "Partido Alto" (84), as duas atuando do lado de Cláudio Marzo; "De Quina Para A Lua" (85) e "Hipertensão" (86). Quando acabou esta última, ela se dedicou ao teatro, fazendo "Lua Nua" (87/90), de Leilah Assumpção.

Depois de cinco anos longe das telas, atuou nas minisséries "Meu Marido" (91), ao lado de Nuno Leal Maia, e "Sex Appeal" (93), como Margarida, e atuou na novela mais popular dos anos 90, "Quatro Por Quatro" (94), no papel de Auxiliadora, uma mulher que foi "trocada" por outra, só que mais jovem, por seu marido, Alcebíades (Tato Gabus Mendes).

Logo, atua em "Quem é Você?" (96), ao lado de Alexandre Borges, e mais uma vez abandona as telas para o teatro, atuando na peça "É!..." (96/2003), de Millôr Fernandes.

Após o segundo abandono das telas, atuou nas seguintes novelas de Walcyr Carrasco: "A Padroeira" (2001), "Chocolate Com Pimenta" (2003), "Alma Gêmea" (2005), "Sete Pecados" (2007), "Caras e Bocas" (2009) e "Morde e Assopra" (2011). Também fez a peça "Friziléia, Uma esposa A Beira de Ataque de Nervos" (2004/2010), de Camilo Átila, que foi um sucesso de público.

Foi casada com Marcelo Picchi (1973-85) e teve quatro filhos: Thiago, Diogo, Cyro e Tadeu, sendo os dois primeiros atores; e com Camilo Atila (1986-2005).

Foi eleita pelo Fantástico em 1978 uma das mulheres mais bonitas da Globo apesar da sua pouca vaidade.

Fontes:


Espero que gostem.
Beijos da ME









3 comentários:

  1. ela é uma otima atriz! adoro ela!

    ResponderExcluir
  2. que coroa mais ardente incitante tesuda é gostosa é demais sonhei com ela hoje toda nua chupando sua buceta cabeluda beijando sua boca seios é metendo bem profundo sua buceta é gozando seu bumbum. Sósia do ator Raphael Vianna de Maceió modelo .uuuum ai ai

    ResponderExcluir
  3. coroa mais gostosa deliciosa incitante sonhei chupando sua buceta cabeluda beijando sua boca lambeando seios com doce de leite metendo sua buceta o mais profundo gozando seu bumbum quentinho uuuuum aiaiai.sosia do ator raphael vianna de Maceió modelo da novela flor do caribe eraguaia

    ResponderExcluir

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.