sábado, 18 de junho de 2011

Novela: De Corpo e Alma


Cristiana Oliveira como Paloma Bianchi.
Autora: Glória Perez.
Capítulo: 185.
Horário: 20h30.
Exibição: 3 agosto 1992-6 março 1993.
Elenco: Tarcísio Meira, Cristiana Oliveira, José Mayer, Betty Faria,Victor Fasano, Maria Zilda, Stênio Garcia, Guilherme Leme, Vera Holtz, Hugo Carvana, Marilu Bueno, Daniella Perez, Eri Johnson, João Vitti, Fábio Assunção, Hugo Gross, Carla Daniel, Ewerton de Castro, Milton Gonçalves, Mário Lago, Ida Gomes, Guilherme de Pádua, Aracy Cardoso, Juliana Teixeira, Lizandra Souto, Aron Hassan, Marcelo Faria, Maria Regina, Maurício Branco, Marcelo Picchi, Márcia Real, Paulette, Patricia Novaes, Paulo Figueiredo, Tonico Pereira, Rejane Goulart, Eduardo Caldas, Nathália Timberg, Eva Todor, Renée de Vielmond, Carlos Vereza, Bruna Lombardi e Beatriz Segall.
Sinopse: Diogo (Tarcísio Meira), um juiz íntegro, sente o seu casamento com Antônia (Betty Faria) desmoronar ao se apaixonar perdidamente por Betina (Bruna Lombardi), que morre num acidente de carro, logo após ser abandonada pelo magistrado. Seu coração é transplantado em Paloma (Cristiana Oliveira), uma jovem casada com um stripper, Juca (Victor Fasano), que trabalha no Clube das Mulheres.
Diogo (que tem com Antônia um filho, Filipe (Maurício Branco), sentindo-se culpado, aproxima-se dela imaginando estar ao lado de Betina. Paloma, porém, apaixona-se por ele sem saber do seu envolvimento com a doadora do coração. Enquanto isso, Juca torna-se o protegido do misterioso Vidal (Carlos Vereza) e faz sucesso no Clube das Mulheres, acabando por se tornar amante de Stella (Beatriz Segall), uma rica senhora.
Curiosidades:
  • Além de abordar o tema do transplante e da doação de órgãos, a autora apresentou, na trama, a inversão de papéis entre homens e mulheres na atualidade. Para isso, usou as boates de striptease masculino e acabou ajudando a popularizar o Clube das Mulheres, que proliferaram no país.
  • Foi apresentada também ao grande público a estranha figura de Reginaldo, (Eri Johnson), adepto da subcultura gótica (tribo urbana, nascida na Inglaterra, no final da década de 70) e com adeptos na periferia de São Paulo.
  • A passividade de Antônia (Betty Faria) - uma esposa traída - perturbou as telespectadoras, mas Glória Perez manteve o perfil da personagem. Para a autora, ninguem gostava de se ver fraca, perdedora - e era isso que estava incomodando as "Antônias" da vida.
  • No decorrer da novela, a jovem atriz Daniella Perez, filha da autora Glória Perez, foi brutalmente assassinada pelo seu colega de elenco,Guilherme de Pádua e pela mulher dele, Paula Nogueira Thomaz, na fatídica noite do dia 28 de dezembro de 1992, uma segunda-feira.
  • Durante a semana seguinte ao crime, Gilberto Braga e Leonor Bassères, assumiram a responsabilidade de escrever os capítulos e dar uma solução para o desaparecimento dos personagens.
  • Depois de uma semana, Glória Perez retomou seu trabalho e aproveitou para incluir mais dois assuntos polêmicos na trama: a morosidade da Justiça e a inadequação do Código Penal.
  • As últimas cenas de Daniela Perez como Yasmin, na novela, foram ao ar no último bloco do capítulo 146, no ar em 19 de janeiro de 1993, uma terça-feira. Ao final deste capítulo, os atores do elenco e o diretor Fábio Sabag, prestaram uma homenagem à atriz, com depoimentos gravados, e a história prosseguiu. A saída de Yasmin da novela foi explicada com uma viagem de estudos, uma vez que a personagem era dançarina. Já o personagem Bira simplesmente deixou de existir. Estas cenas seriam inseridas como a última cena do último capítulo, fechando a novela.
  • O assassinato da atriz teve repercussão em outros países. Guilherme de Pádua e a mulher, Paula Thomaz, foram julgados e condenados a 19 anos e 6 meses de cadeia por homicídio duplamente qualificado e praticado por motivo torpe. Cumpriram sete.
  • Só na semana de estréia de De corpo e Alma, o Instituto do Coração (INCOR), em São Paulo, que estava há dois meses sem uma única doação, recebeu nove órgãos para transplante.
  • A novela marcava a estréia da atriz Cristiana Oliveira na Globo, vinda de três produções da Rede Manchete: Kananga do Japão, em 1989, Pantanal, em 1990 e Amazônia, em 1991.
  • Betina, personagem de Bruna Lombardi morreria no quarto capítulo, no ar na quinta-feira, de 6 de agosto de 1992, e Paloma, personagem de Cristiana Oliveira, ficaria com o coração, que lhe haveria de ser transplantado. Com isso, sua personagem se envolveria com o juiz Diogo, personagem de Tarcísio Meira, para desconsolo de sua mulher, Antônia (Betty Faria).
  • Inicialmente a Novela De Corpo e Alma seria exibida de 03 de Agosto de 1992, com seu término no dia 08 de Maio de 1993, totalizando 239 capítulos. Mas devido a tragédia que ocorreu com a atriz Daniella Perez, a trama foi totalmente modificada e assim consequentemente, teve a sua história encurtada.
  • Nos bastidores ninguem comentava, mas todo o elenco já pedia a Deus para que a autora Glória Perez pusesse logo um fim definitivo na trama e no sofrimento dos atores, pois depois da morte de sua filha, continuar o trabalho ficou totalmente sem sentido.
  • De corpo e alma foi co-produzida pela emissora portuguesa SIC (Sociedade Independente de Comunicação). Na época, a Rede Globo detinha 15% das ações desse canal.
  • Excelente trilha sonora internacional com grande sucessos do ano de 1992, como Rhythm Is A Dancer, com Snap!, The One, com Elton John, Under The Bridge, com Red Hot Chili Peppers, Am I The Same Girl, com Swing Out Sister, Crucify, com Tori Amos, Caruso, com Lucio Dalla, For Your Babies, com Simply Red, Hazard, com Richard Marx, Sexual, do Goddess, além de Wishing On A Star, com The Cover Girls, tema de Yasmin, que virou praticamente a marca da novela, dentre outros.
  • Obteve média geral de 52 pontos no Ibope, sendo considerada uma boa audiência para o horário, apesar de ter sido inferior a novela antecessora Pedra sobre Pedra que obteve 57 pontos.
  • O Ibope da novela elevou bastante com a grande repercussão da morte de Daniela Perez sendo morta pelo seu colega de elenco Guilherme de Pádua, chegando a picos de 70 pontos.
  • Último trabalho do ator e dançarino Paulette falecido em 30 de julho de 1993 vítima de uma broncopneumonia e de um coma diabético.
  • Título provisório: Clube das Mulheres.
  • A autora Gloria Perez fará um livro sobre a filha Daniella Perez, assassinada em 1992,a intenção da autora é esclarecer diversos equívocos que ocorreram em relação à morte de Daniella. O livro será escrito assim que terminar a novela da Globo, Caminho das Índias. Ainda segundo a publicação, o livro é uma antiga dívida de Gloria Perez com a memória da filha.
  • Nunca houve nenhuma tentativa de reprise da novela no Brasil, apesar de sua audiência.



Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.