sexta-feira, 17 de junho de 2011

Novela: Vereda Tropical


Mário Gomes em um dos destaques da TV brasileira, como o jogador Luca.

Autor: Carlos Lombardi.
Capítulos: 184.
Horário: 19h.
Exibição: 23 julho 1984- 1 fevereiro 1985.
Elenco: Lucélia Santos, Walmor Chagas, Mário Gomes, Maria Zilda, Kito Junqueira, Cristina Pereira, Eduardo Tornaghi, Paulo Guarnieri, Angelina Muniz, John Herbert, Luís Carlos Arutin, Marcos Frota, Luiz Fernando Guimarães, Norma Geraldy, Vic Militello, Nildo Parente, Fernando José, Matilde Mastrangi, Marina Miranda, Catarina Abdalla, Jonas Torres, Cristina Mullins, Regina Casé, Marieta Severo, Rosamaria Murtinho, Nuno Leal Maia, Paulo Betti, Gilberto Martinho, Geórgia Gomide e Gianfrancesco Guarnieri.
Sinopse: A operária Silvana (Lucélia Santos) é abandonada grávida pelo namorado, Vítor (Lauro Corona), que morre.
Fugindo do cerco de Oliva (Walmor Chagas), Silvana vai morar na Vila dos Prazeres, onde entra em contato com a família da viúva Bina (Géorgia Gomide), proprietária da cantina italiana La Tavola de Michele. Silvana passa então a ser cortejada pelos dois filhos mais velhos de Bina, o romântico e tímido Marco (Paulo Betti) e Luca (Mário Gomes), um azarado centroavante que perambula por diversos times da várzea de São Paulo.
O tempo passa e o caso de amor de Silvana com o jogador de futebol Luca fica tumultuado. Tanto pelo gênio esquentado dos dois, como pela presença de Verônica (Maria Zilda), que joga seu charme e poder sobre Luca. Mas a complicação maior é por parte do pai de Verônica e Vítor, Oliva, que arma uma verdadeira guerra pela posse do neto Zeca (Jonas Torres).
Por intermédio de Oliva, Silvana vai trabalhar na fábrica de perfumes CPP sem saber que ele era o dono. A fabrica era administrada também por Catarina (Marieta Severo), outra das três filhas de Oliva, que faz de tudo para impedir que Zeca se torne herdeiro da fortuna de seu pai.
Curiosidades:
  • Um grande e divertido sucesso dos anos 80, na faixa das 19 horas, que marcou a estréia de Carlos Lombardi como autor de novelas.
  • Vereda Tropical foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo, entre 27 de abril e 23 de outubro de 1987, às 13h30min., em 130 capítulos, com retumbante sucesso, atingindo a excelente média de 44 pontos no horário. Mesmo índice de Vale Tudo, reprisada nas tardes de 1992, ocupando assim o 3º lugar do ranking das maiores audiências do Vale a Pena Ver de Novo.Também foi a 1° novela que recebeu a nova abertura e o logotipo do programa,com uma música tocada até hoje e o logotipo mantido também..
  • Na época, foi lançado no mercado, com sucesso, o perfume Vereda Tropical.
  • O personagem Michelle, pai de Luca, era representado por um quadro na parede da Cantina de Bina, nada menos que pelo próprio Mário Gomes de bigode! Assim como foi feito em Incidente Em Antares com Fernanda Montenegro e em Rainha da Sucata, onde o marido da Dona Armênia era o próprio Gerson Brenner.
  • No último capítulo, quando é mostrado um gol de Luca pelo Corinthians, as cenas foram gravadas em um jogo de verdade. Quando o time corintiano fazia um gol, o ator Mário Gomes saia comemorando como se o gol fosse dele, para surpresa dos jogadores reais. Já no início da novela, são mostradas algumas cenas de Luca treinando no Santos Futebol Clube, levado pelo personagem de Nuno Leal Maia, ator santista na vida real.
  • As atrizes Maria Zilda e Marieta Severo brilharam na trama como irmãs e filhas de um poderoso empresário. Maria Zilda interpretando a chiquérrima e sedutora Verônica de Oliva Salgado e Marieta Severo a ambiciosa Catarina de Oliva Salgado.
  • O ator Mário Gomes tinha fama de ser bom de bola, se destacando nas "peladas" dos artistas, fato que fez com que o papel de Luca ficasse sob medida para ele.
  • O ex-jogador da seleção brasileira de futebol de 1982, Juninho Fonseca, participou em um capítulo da novela com Mário Gomes.
  • Em 28 de outubro de 1984, um domingo, Mário Gomes, intérprete de Luca, apresentou um videoclipe para o Fantástico cantando a música O Dono da Bola, que fazia parte da trilha sonora nacional da novela, com inserções de cenas do folhetim.
  • Angelina Muniz fez de sua personagem, Angelina, um grande sucesso. Tanto, que estampou a capa da revista Playboy de fevereiro de 1985. Bem como Maria Zilda, com sua Verônica, que estampou a capa no aniversário de 10 anos da revista, em agosto de 1985.
  • Stuck On You, o tema do casal protagonista Silvana e Luca, interpretado por Lionel Richie foi o grande destaque da trilha internacional da novela.
  • Como em Guerra dos Sexos, as personagens Lucélia Santos e Maria Zilda eram inimigas novamente, mas dessa vez Lucélia era a mocinha e Maria Zilda a vilã.
  • E se Ângela Figueiredo passou aquela novela inteira atrás do personagem de Mário Gomes sem nenhum êxito, em Vereda Tropical a sorte mudou: foi ela - numa rápida participação - o caso de Luca que despertou a ira da namorada Clotilde (Regina Casé).
  • Um trecho do tema de abertura de Guerra dos Sexos tocou no primeiro capítulo de Vereda Tropical, na cena em que Luca desce do ônibus em Cabo Frio e encara os furiosos torcedores do time adversário.
  • E o vice-versa também aconteceu: numa cena em que Nando (de novo o Mário Gomes) e Ulisses (José Mayer) se disfarçam de garçon de restaurante fino pra estragar a noite Zenon (Celulari) com Charlô (Fernanda Montenegro), tocou uma versão instrumental da música "Vereda Tropical".
  • A média geral de audiência de Vereda Tropical foi de 62 pontos. Um dos maiores sucessos da década de 1980.

Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.