quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Biografia: Marcos Winter

Marcos Winter (direita) em Pantanal, junto com Paulo Gorgulho (esquerda) e Cristiana Oliveira (centro)


O ator Marcos César Simarelli Winter nasceu em São Paulo, no dia 31 de agosto de 1966. Filho de um funcionário de uma firma de engenharia e de uma dona-de-casa, o ator cursou o ensino fundamental no Colégio Santos Dumont e o ensino médio no Colégio Estadual Nossa Senhora da Penha, ambas no bairro da Penha, em São Paulo, e é formado na Universidade São Judas Tadeu, no curso de Artes Cênicas.

Sua carreira de ator começou na novela Vida Nova (88), de Benedito Ruy Barbosa, no papel de Antoninho, filho de Antônio do Mercado (Antônio Petrin). Mas seu melhor trabalho foi na novela Pantanal (90), do mesmo autor, no papel de Jove e fez par romântico com Cristiana Oliveira. Quando fez essa novela, Marcos deu um grande impulso na sua carreira, tornando-se um dos maiores galãs dos anos 90. Ainda neste ano, faz a minissérie Desejo (90), como Dinorá.

Em 1991, volta para a Globo para fazer a novela Felicidade (91), como Zé Diogo, e em 1993, em dose dupla, faz a minissérie Agosto (93), como Cláudio, e Fera Ferida (93), como Cassi Jones de Azevedo. Dois anos depois, faz o remake de Irmãos Coragem (95), como Duda Coragem, papel que foi de Cláudio Marzo no original, e contracena com Marcos Palmeira e Ilya São Paulo. Nos anos seguintes, estrela as novelas O Fim do Mundo (96), como Nado, e A Indomada (97), como Hércules.

Entre 1998 e 1999, volta a contracenar com Cristiana Oliveira nas novelas Corpo Dourado (98), como Arturzinho e Vila Madalena (99), como Roberto. Depois, faz Estrela-Guia (2001), como Bob, e faz uma pequena participação em Agora é Que São Elas (2003), como Heitor. Em 2005, faz sua primeira novela da Record, Essas Mulheres (2005), como Fernando Abreu.

Em 2007, volta pela segunda vez para a Globo, para fazer Amazônia, de Galvez a Chico Mendes (2007), como Neto e Duas Caras (2007), como Narciso. Dois anos depois, assina contrato com a SBT, fazendo Vende-se Um Véu de Noiva (2009), de Íris Abravanel, e entre 2010 e 2011, faz Malhação (2010), como o professor de história Odilon.

Já foi casado com Paloma Duarte até 2002, com quem teve sua filha, Ana Clara Sanches Winter. Idealizou a criação dos Movimentos Humanos Direitos.

Espero que gostem.
ME

Um comentário:

  1. É uma série muito interessante, Magnifica 70 com Marcos Winter quadro muito controvertisial para que eu possa ver , eu certamente não me perder . É bom e se divertir.

    ResponderExcluir

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.