sábado, 21 de maio de 2011

Novela: Direito de Amar


Lauro Corona e Glória Pires.

Autor: Walther Negrão.
Capítulos: 172.
Horário:18h.
Exibição: 16 fevereiro-4 setembro 1987.
Elenco: Glória Pires, Lauro Corona, Edney Giovenazzi, Célia Helena, Elias Gleizer, Suzana Faini, Yolanda Cardoso, Rogério Marcico, Cazarré, Cissa Guimarães, João Carlos Barroso, Lídia Mattos, Betty Gofman, Narjara Turetta, Luca de Castro, Priscilla Camargo, Carlo Briani, Rômulo Arantes, Rosana Garcia, Luísa Thiré, Cristina Prochaska, Cinira Camargo, Felipe Donavan, Ester Góes, Carlos Zara, Tim Rescala, Ítala Nandi e Carlos Vereza. 
Sinopse: À beira da falência, o industrial Augusto Medeiros (Edney Giovenazzi) promete a mão da filha, Rosália (Glória Pires), ao banqueiro Francisco Montserrat (Carlos Vereza), mas esta se apaixona por seu filho, Adriano (Lauro Corona).
Ninguém suspeita que o rapaz é filho da primeira mulher de Montserrat, Joana (Ítala Nandi), com o médico Jorge (Carlos Zara). Anos atrás, ao descobrir o adultério de Joana, o banqueiro tirou a criança de seus braços e simulou a morte da esposa, mantendo-a, no entanto, prisioneira em um dos quartos de sua mansão.
Curiosidades:
    • A novela marcou a reativação do horário depois de uma breve interrupção de três meses na produção de novelas das 18h. Durante esse período, a emissora reapresentou um compacto de 78 capítulos da novela Locomotivas, originalmente exibida as 19h00, em 1977, entre 17 de novembro de 1986 e 14 de fevereiro de 1987, as 18h00.
    • Direito de Amar foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo, entre 8 de novembro de 1993 e 25 de fevereiro de 1994, as 13h30, em 80 capítulos.
    • A atriz Glória Pires protagonizou a abertura da trama.
    • A novela foi inspirada numa rádio-novela de Janete Clair dos anos 50, chamada A Noiva das Trevas.
    • O vilão da história, o Senhor de Montserrat, foi um dos melhores personagens da carreira de Carlos Vereza.
    • Os herdeiros de Janete Clair acusam a Globo de ter utilizado a radionovela, A Noiva das Trevas, sem ter comprado os direitos da obra.
    • Foi um grande sucesso na época, tendo um primor no texto com linguajar do século passado nos atores. Gloria Pires e Lauro Corona tiveram grande química com seus personagens. Bom era o tom misteriso sobre a mãe de Adriano que estava viva e louca escondida pelo Senhor de Montserrat num comodo da casa. Ciça interpretou como uma das melhores vilãs de todos os tempos a prima de Rosália, que rouba o namorado da mesma e a inferniza em toda novela. Com Top Model, Fera Radical, Direito de Amar é uma das últimas produções do autor de maior aceitação da crítica e do público.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.

Postar um comentário