domingo, 1 de maio de 2011

Novela: Roda de Fogo


Eva Wilma, Tarcisio Meira e Bruna Lombardi


Autor: Lauro César Muniz
Capítulos: 179
Horário: 20h30
Exibição: 25 de agosto 1986-21 março 1987
Elenco: Tarcisio Meira, Eva Wilma, Bruna Lombardi, Paulo Goulart, Joana Fomm, Felipe Camargo, Mário Lago, Silvia Bandeira, Cecil Thiré, Isabela Garcia, Gilberto Martinho, Mayara Magri, Cássio Gabus Mendes, Lúcia Veríssimo, Nelson Dantas, Paulo Castelli, Cláudia Magno, Percy Aires, Cláudia Alencar, Rodolfo Bottino, Ivan Cândido, Jayme Periard, Inês Galvão, Carla Daniel, Carlos Vergueiro, Cláudio Curi, Cristina Sano, Beth Berardo, Walter Mattesco, Osmar Prado, Hugo Carvana, Yara Cortes, Carlos Kroeber, Martha Overbeck e Renata Sorrah.
História: A revelação de um dossiê sobre irregularidades em uma das empresas do inescrupuloso Renato Villar (Tarcísio Meira) causa escândalo no meio empresarial e o autor da denúncia morre misteriosamente. A juíza Lúcia Brandão (Bruna Lombardi), profissional íntegra, assume o caso e Renato pensa em suborná-la para se livrar das acusações, mas os dois se apaixonam.
Ao descobrir que tem, no máximo, seis meses de vida devido a um tumor no cerébro, Renato se transforma: rompe o casamento de apariências com Carolina (Renata Sorrah), destina parte dos lucros da empresa a uma fundação, afasta executivos que o traem e tenta reconquistar o filho, Pedro (Felipe Camargo), fruto de uma relação com a ex-guerrilheira Maura (Eva Wilma). As atitudes de Renato desagradam à família e aos sócios, que passam a lutar por sua destruição liderado por seu ex-braço direito, o advogado Mário Liberato (Cecil Thiré).
Em sua luta pelo poder, que envolve vários assassinatos, Mário tem como cúmplice o criado Jacinto (Cláudio Curi), ex-torturador do regime militar. Renato e Lúcia ficam juntos, mas, mesmo com o público a seu favor, o empresário morre no final da novela.
Curiosidades:
  • Essa novela foi a mais editada em Vale a Pena Ver de Novo, exibindo apenas 35 capítulos em 1990.
  • Primeira novela de Felipe Camargo, Cláudia Alencar (na Globo) e Cláudio Curi.
  • Lúcia Veríssimo desentendeu-se com a produção e foi afastada. A saída da atriz aconteceu no capítulo 123, quando a sua personagem, Laís, viaja ao exterior. 
  • Já o ator Cássio Gabus Mendes, o Júnior, tbm saiu no capítulo 123 da novela, mas só volta nos capítulos finais.
  • Dois anos depois, o programa TV Pirata fez alusão à novela com a sátira "Fogo No Rabo".
  • Um dos destaques da novela foi Osmar Prado, interpretando Tabaco, que mantinha um relacionamento com três mulheres, Patativa (Cláudia Alencar), Bel (Inês Galvão) e Marlene (Carla Daniel). A cena do casamento foi inesquecível. 
  • A trama da luta pelo poder e a onda de assassinatos fez brilhar o vilão Mário Liberato, consagrando o ator Cecil Thiré. 
  • Três atrizes da novela posaram pra revistas masculinas.  A atriz Mayara Magri, a Helena de Roda de fogo, posou pra revista Playboy em novembro de 1986. Já a Claudia Alencar, a Patativa, posou pra Playboy em março de 1987. E a Inês Galvão, a Bel, posou pra revista Ele Ela, em fevereiro de 1987.
  • A Isabela Garcia, intérprete da Ana Maria, já chegou a ser cogitada para posar pra revista Playboy na época da novela, o que acabou não acontecendo. Ela somente posou pra revista em agosto de 1988, quando ela fazia a novela Bebê a bordo. 
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries. Ed. Jorge Zahar, 2010.
http://www.teledramaturgia.com.br/tele/roda86b.asp

Espero que gostem.
Beijos da ME

2 comentários:

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.