quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Biografia: Marcos Frota

Marcos Frota em Mulheres de Areia (93).

O ator Marcos Magano Frota nasceu no dia 29 de setembro de 1956, em Guaxupé, Minas Gerais. Filho de Maria Teresa Magano, mantém há vários anos em um circo, em que ele próprio costuma atuar no trapézio, bem como uma escola para formar artistas circenses.

Começou a carreira na novela Vereda Tropical (84), como Téo, que conquistou o público com sua gagueira e sua imaginação fértil. Depois fez a novela Cambalacho (86), do mesmo autor da novela anterior, como Ricardo Pereira, que se apaixona por Tina Pepper (Regina Casé). Logo, em dose dupla, faz as novelas O Outro (87), como Pedro Ernesto, filho de Paulo (Francisco Cuoco) e Laura (Natália do Vale), e Sassaricando (87), como Beto, em que forma o triângulo amoroso entre Tancinha (Cláudia Raia) e Apolo (Alexandre Frota). Nesta última novela, ocorreu um erro de gravação em que o ator e Cláudia Raia estão confinados em algum lugar, e no final, ele derruba a parede.

Depois, em 1989, fez um dos seus maiores sucessos, O Sexo dos Anjos (89), como o surdo-mudo Tomás, e no ano seguinte, faz o personagem Astor na novela Mico Preto (90), fazendo par com Márcia Real, a Áurea da novela. Logo, faz a novela Vamp (91), como Augusto Sérgio.
Mas o auge de sua carreira ocorreria em 1993, como Tonho da Lua em Mulheres de Areia (93) (foto), conhecido por fazer esculturas de mulheres que faz na praia.

Em 1995, fez parte do sucesso de audiência A Próxima Vítima (95), como Diego, noivo traído de Isabela (Cláudia Ohana). Nessa novela, protagonizou uma das cenas fortes, em que ele joga Isabela pela escada. Dois anos depois, fez A Indomada (97), como Artêmio, e logo, faz a novela Era Uma Vez (98), como Horácio, e a minissérie Hilda Furacão (98), como o padre Geraldo.

Em 2000, faz sua segunda parceria com o autor Carlos Lombardi em Uga Uga (2000), como Nikos Júnior, filho de Nikos (Lima Duarte). Nos anos seguintes, na segunda e terceira vez com parceria com a autora Glória Perez, faz as novelas O Clone (2001), como Escobar, e América (2005), como Jatobá. Ambos foram com parceria de Marcello Novaes. Em 2010, após anos afastado da TV, ele faz Ti Ti Ti (2010), como o bandido Massa.

Já foi casado com Cibele Ferreira Frota, com quem ficou viúvo em 1993, e teve 3 filhos: Apoena, Amaralina e Tainã. Entre 1997 e 2004, foi casado com Carolina Dieckmann, com quem teve o filho Davi, nascido em 1999.

Espero que gostem.
ME

Um comentário:

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.