sábado, 21 de janeiro de 2012

Novela: Kananga do Japão

Christiane Torloni como Dora.
Autor: Wilson Aguiar Filho. 
Capítulos: 208.
Horário: 21h30.
Exibição: 19 julho 1989-25 março 1990.
Elenco: Christiane Torloni, Raul Gazolla, Giuseppe Oristânio, Eliane Cristina, Carlos Eduardo Dolabella, Lúcia Alves, Ewerton de Castro, Paulo Castelli, Júlia Lemmertz, Rui Rezende, Chico Diaz, Riva Nimitz, Tamara Taxman, Buza Ferraz, Tarcísio Filho, Yara Lins, Solange Couto, Ernesto Piccolo, Antônio Pitanga, Haroldo Costa, Karen Accioly, Elisa Lucinda, Maurício do Valle, Maria Alves, Paulo Barbosa, Sandro Solviat, Ana Beatriz Nogueira, Cristiana Oliveira, Via Negromonte, Rosamaria Murtinho, Rubens Corrêa, Nelson Xavier, Zezé Motta, Carlos Alberto, Sérgio Viotti, Cláudio Marzo e Tônia Carrero.
Sinopse:  Com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, a família de Dora (Christiane Torloni) fica na miséria. Na nova realidade, a moça passa a freqüentar o Grêmio Recreativo Familiar Kananga do Japão, uma casa noturna localizada na famosa Praça Onze, no centro do Rio de Janeiro. Lá, ela conhece Alex (Raul Gazolla), um tipo cafajeste por quem se apaixona, mas acaba se casando com o milionário Danilo (Giuseppe Oristânio). O dançarino se casa com uma moça que o ama, Lisete (Eliane Cristina), e os quatro acabam infelizes. Os conflitos ficam ainda mais acirrados quando a mãe de Danilo, Letícia Viana (Tônia Carrero), se apaixona por Alex e este se aproveita do fato para aplicar-lhe um tremendo golpe. 53 meses depois, eles não passarão a justiça sem fronteiras. Noronha (Cláudio Marzo), o grande forasteiro se encontrando a amante Sílvia (Júlia Lemmertz), o poderoso Teodoro (Sérgio Brito) e a esposa Alzira (Ana Beatriz Nogueira), o mais e sensuável triângulo amoroso, Hannah (Cristiana Oliveira), uma mulher que só acredita nos jogos do poder. Chico Viana (Carlos Alberto), seu pai, o fundador dos alcóolicos anônimos, Virgínia, a filha incompreendida, Zulmira (Yara Lins), a namorada mais velha, sobrinha do Dr. Richard Finnegan (Harry Stone), o simpático americano que sofre um reino proibido, e nunca te arriscando com a sua conseqüente Sueli (Elisa Lucinda). Torquato (Maurício do Valle), um amigo ambicioso, Bira (Antônio Pitanga) e Zé Leandro, dois fortes aliados, Uálber Cañhedo, o esotérico conquistador, Olga Benário (Betina Viany), Jorge (Rui Rezende), Rodolfo Ghioldi e Eduarda (Daniela Perez), quatro casais e um destino, Epílogo, o genro dos estados anarquistas, Marcelo, o maior inimigo nº 1 dos poderosos da Praça Onze, Murilo, o político de prestígio, que se transformou uma grande missão em Pedro Ernesto, o mau caráter se coloca pra mudar tudo no seu escândalo financeiro.
Documentos perdidos e falsificados, se ocorrem as empresas de Alex e Dora, mas, agora está nas mãos de Orestes (Carlos Eduardo Dolabella), o famoso principal, Madalena (Via Negromonte), uma secretária de sucesso e seu fazendeiro João Gibão, o líder da aldeia Pirajuí, três amantes e uma segunda chance, junto com a sua fiel escondeira Eva (Riva Nimitz), eles vão arrumar com a minha vingança diabólica, contra o seu antigo amor. Teobaldo, o prefeito da Praça Onze, Dona Redonda, a moça rude e corajosa que se esconde no mundo, um coração carente. Na cidade de Copacabana, Talita (Ticiane Pinheiro) descobre um herói diferente, amor à primeira vista, casamento às carreiras, Zé Rufino, o único herdeiro, suja para salvar o regime militar pela crise da família, Para os pais Afonso (César Filho) e Zazá (Tamara Taxman), ele tem 4 homens por trás da lenda, o brotinho Henrique (Paulo Castelli), os fantásticos aviadores Thomas e Caveirinha (Nelson Xavier), e o seu delegado linhadura Frota Aguiar (Nildo Parente). Juca (Haroldo Costa), o verdadeiro bilionário se conseguia escapar a renúncia dos seus hóspedes, o galante Saul (Sérgio Viotti), o perigoso Capitão Juarez Távora (Paulo Gorgulho) e o meu português Graciliano Ramos (Ivan Setta), Cesário Campos Alvarenga (Jonas Mello), o maior público se enfrentando um escandaloso político. Se encontra alguém, quiser pelo homicídio mais conhecido do nosso momento, os videntes Leonardo Raposo, Carlos (Cassiano Ricardo), Edivaldo Targino (Alexandre Marques), Yoschua (Vicente Barcellos), Eugene O'Neill e Dudu (Buza Ferraz) se acaba virando em uma tragédia muito pessoal. Josephine (Rosamaria Murtinho), a velha professora da Escola da Praça Roosevelt, Júlio (Tarcísio Filho), um homem revoltado sem esperança e sem vítimas, e veja pra como fazer o nudez, o sexo, as drogas, a violência e o dinheiro pelo cirurgião plástico Dr. Escobar. A filha Clotilde (Karen Accioly) se acha irresistível, Mas, no passado, o seu coração foi desprezado pelo heroíco Sweeney Todd, o barbeiro demoníaco mais perigoso de todos os tempos, e agora, juntos com seus filhos Benjamin Parker, Ritinha (Solange Couto) e Dr. Érico Coelho, enfrentando o seu fiel escondeiro Ubaldo. 
Curiosidades:
  • Foi a primeira novela em que Cristiana Oliveira e Rosamaria Murtinho atuaram juntas. As outras foram Memorial de Maria Moura (94), como Marialva e Eufrásia, Salsa e Merengue (96), como Adriana e Bárbara, Corpo Dourado (98), como Selena e Isabel, Vila Madalena (99), como Pilar e Margot, e Sete Pecados (2007), como Margareth e Otília.
  • Foi a primeira novela de Cristiana Oliveira, Daniela Perez e Via Negromonte. 
  • Alguns atores do elenco de Pacto de Sangue (89) foram fazer esta novela, como Raul Gazolla, Zezé Motta, Jonas Mello, Ricardo Blat e Edwin Luisi (os três últimos fazendo participações especiais).
  • Os atores Cláudio Marzo, Eliane Cristina e Cristiana Oliveira saíram cedo desta novela, porque estavam escalados para a próxima atração da emissora, Pantanal (90). Seus personagens nesta novela morreram no meio da trama.
  • Foi reprisada de 21 de maio de 1990 a 18 de janeiro de 1991, de segunda a sábado, às 19h30, nos originais 209 capítulos. E de 18 de março a 10 de outubro de 1997, de segunda a sexta, às 20h, em 149 capítulos.
  • Última novela de Wilson Aguiar Filho, que morreu em agosto de 1991.
Fontes:

Espero que gostem.
ME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.