Patrícia Pillar e Antônio Fagundes como Luana e Bruno.
Autor: Benedito Ruy Barbosa.
Capítulos: 209.
Horário: 20h30.
Exibição: 17 junho 1996-14 fevereiro 1997.
Elenco: Antônio Fagundes, Glória Pires, Patrícia Pillar, Letícia Spiller, Leonardo Brício, Cláudio Corrêa e Castro, Fábio Assunção, Stênio Garcia, Bete Mendes, Sílvia Pfeifer, Jackson Antunes, Ana Beatriz Nogueira, Walderez de Barros, Ana Rosa, Sérgio Reis, Almir Sater, Leila Lopes, Jairo Mattos, Rogério Marcico, Oscar Magrini, Yara Jamra, Chica Xavier, Luciana Vendramini, Maria Helena Pader, Amilton Monteiro, Paulo Coronato, Marcello Antony, Mariana Lima, Lavínia Vlasak, Caco Ciocler, Manoel Boucinhas, Tarcísio Meira, Eva Wilma, Raul Cortez, Carlos Vereza, Guilherme Fontes e Vera Fischer.
Sinopse: A história conta sobre o romance de Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) com Luana Berdinazzi (Patrícia Pillar), filhos de famílias de imigrantes italianos rivais, os Mezenga e os Berdinazzi. Bruno é filho de Henrico Mezenga (Leonardo Brício) e Giovanna Berdinazzi (Letícia Spiller), que na primeira fase da novela, em 1943, desafiam a autoridade dos pais e fogem para viver um grande amor.
Na segunda fase, em 1996, Luana e Bruno se apaixonam sem saber que ela é Marieta, a sobrinha que o cafeicultor e produtor de leite Geremias Berdinazzi (Raul Cortez), quem tanto procura. Só que ele é enganado pela impostora Rafaela (Glória Pires), que se passa por sua sobrinha, levando as suspeitas de Judite (Walderez de Barros), fiel criada do fazendeiro.
Curiosidades:
- Foi a quinta vez em que Glória Pires e Antônio Fagundes trabalharam juntos: a primeira foi em Dancin' Days (78), como Marisa e Cacá, a segunda foi em Louco Amor (83), como Cláudia e Jorge, a terceira foi em Vale Tudo (88), como Maria de Fátima e Ivan; a quarta foi em O Dono do Mundo (91), como Stela e Felipe, e mais tarde trabalhariam em Insensato Coração (2011), como Norma e Raul.
- A novela abordou diversos temas, como posse de terras, em que Regino (Jackson Antunes) invade uma das fazendas de Bruno (Antônio Fagundes), e a violência contra a mulher, através da relação entre Léia (Silvia Pfeifer) e o amante, Ralf (Oscar Magrini).
- A novela teve excelentes índices de audiência: 60 pontos na média.
- Na primeira fase, Antônio Fagundes teve que engordar para viver Antônio Mezenga, na segunda fase, ele teve que emagrecer para viver Bruno Mezenga.
- Segundo Stênio Garcia, um grupo de atores (ele mesmo, Bete Mendes, Antônio Fagundes, Patrícia Pillar, entre outros) foi escalado para passar um tempo em Mato Grosso. Ele disse que ali, construiu o seu personagem, Zé do Araguaia.
- A novela recebeu o Certificado de Honra e Mérito no San Francisco International Film Festival.
- A novela foi reexibida entre 15 de março e 13 de agosto de 1999 no Vale A Pena Ver De Novo, em 110 capítulos. A partir do dia 9 de fevereiro deste ano, está sendo reexibida no canal Viva às 16h30, nos mesmos 209 capítulos. O final está previsto para fins de novembro.
- O Casseta e Planeta Urgente! fez diversas paródias, como O Rei Drogado, O Rei Cagado e O Rei do Galho. Assim como a rádio Jovem Pan, que satirizou como O Rei Tardado, chegando a lançar um CD com os capítulos da radionovela.
- Primeira novela de Marcello Antony, Lavínia Vlasak, Caco Ciocler e Emílio Orciollo Netto.
- Marcello Antony teve que sair cedo desta novela, porque foi escalado para Salsa e Merengue (96), de Miguel Fallabella e Maria Carmem Barbosa.
- A novela estreou 2 meses depois do massacre de 19 trabalhadores sem-terra em Eldorado dos Carajás.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.
Espero que gostem.
ME
Estou adorando ve-la e recomendo nos meus blogs e programas de radio. Para mim e a primeira vez que vejo pois vivo nos Eatados Unidos. Obrigado e parabens.
ResponderExcluirhttp://revivalmusicradio24.blogspot.com
Um beijo de Claudia Rios.