domingo, 25 de março de 2012

Coluna: 'Fina Estampa' se despede com trunfo de alavancar Ibope do horário nobre



Fina Estampa termina com a moral de ter levantado a audiência do horário nobre da Globo/TV Bahia. No geral, a novela teve média de 41 pontos no Ibope - cada ponto corresponde a cerca de 60 mil pessoas. As antecessoras, Insensato Coração e Passione marcaram 35,5 pontos em média.

Um dos responsáveis por deixar o telespectador grudado em frente à TV tem nome e sobrenome: Crodoaldo Valério, o mordomo Crô, interpretado por Marcelo Serrado. “Foi o melhor trabalho da carreira do Serrado, que vinha de uma série de galãs e um vilão dos mais violentos - o delegado Dênis Nogueira, de Vidas Opostas, da Record - e entrou na pele de um gay afeminado”, ressalta Rodolfo Bonventti, colaborador do livro Memória da Telenovela Brasileira.

A falta de compromisso da trama com a realidade também agradou ao público. Para Claudino Mayer, autor do livro Quem Matou... o Romance Policial na Telenovela, “um homem como René (Dalton Vigh) se apaixonando por uma mulher como Griselda (Lilia Cabral) numa esquina de Copacabana... Isso é legal, faz o telespectador sonhar”.

Autorreferência
Autor de Fina Estampa, Aguinaldo Silva comemora o sucesso da novela. “Como as novelas anteriores estavam enfrentando dificuldades de audiência, fiquei surpreso quando conseguimos bater a média de cinco pontos acima do que estava acontecendo. Foi um marco na minha carreira”. Segundo ele, o fato de ter sido uma história sem complexidade agradou. “Era uma novela altamente popular e com linguagem que pegava o povo”.

Responsável também por outros sucessos da teledramaturgia brasileira, Aguinaldo Silva usou a novela para fazer autorreferências e citar suas próprias novelas. O modo como a vilã, Tereza Cristina (Christiane Torloni) matou algumas de suas vítimas lembrou Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), de Senhora do Destino (2004), que assassinava os inimigos empurrando-os escada abaixo.

Além disso, no final, Íris (Eva Wilma) e sua companheira Alice (Thaís de Campos) viajam de caminhão para a fictícia cidade de Greenvile, onde se passava a história de A Indomada (1997).

Fonte:  http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/fina-estampa-se-despede-com-trunfo-de-alavancar-ibope-do-horario-nobre/ 

Espero que gostem. 
ME

Um comentário:

  1. Pode ser que a novela Fina Estampa melhorou a audiência, mas o final decepcionou... Ficaram muitas coisas sem definição, por exemplo: quem era o amante do Crô?

    ResponderExcluir

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.