domingo, 18 de novembro de 2012

Coluna: Roberta Rodrigues: 'Já fui barraqueira como Vanúbia'



Nascida no Morro do Vidigal há 31 anos, Roberta Rodrigues conhece bem os hábitos da comunidade onde mora com os pais até hoje. Ela aposta que isso ajudou na composição de Maria Vanúbia, moradora do Complexo do Alemão, em “Salve Jorge”:

— Vanúbia, quando fala ao telefone, reproduz o jeito de amigas minhas, por exemplo. Já a falta de pudor dela pesquei observando as meninas nos bailes funk. Apesar de conhecer bem esse universo, acho difícil interpretar a personagem, pois somos diferentes em muitos aspectos — diz Roberta, confessando em seguida: — Assim como ela, já fui barraqueira. Quando adolescente, brigava feio por namorados. É legal interpretar alguém com histórias que já presenciei na vida real.

Segundo a atriz, as primeiras cenas com biquíni foram as mais complicadas:

— Na hora do banho na laje, a equipe brincou dizendo: “Você não pode fazer cara de apavorada”. Relaxei e consegui. Faltam ainda muitos desafios: haverá sequências quentes com Beto (Sacha Bali) e o caso com Pescoço (Nando Cunha).

Com tantos exemplos de figuras da ficção parecidas com aquelas que fazem parte de sua realidade, Roberta se sente em casa em “Salve Jorge”. Ela só não gosta de lembrar os tempos da pré-pacificação, mostrados na estreia do folhetim.

— Há sete anos, passei por um momento tenso por causa da disputa entre traficantes do Vidigal e da Rocinha. Já tive que descer correndo no meio do tiroteio para gravar. Mesmo na guerra, não parei de acreditar. Não vivo aqui pela vista bonita: gosto de me ver num lugar onde conheço os vizinhos.

Fonte: Patricia Kogut, de O Globo. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/cultura/kogut/posts/2012/11/18/roberta-rodrigues-ja-fui-barraqueira-como-vanubia-475281.asp> Acesso em 18.nov. 2012.

Espero que gostem. 
ME



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.