domingo, 12 de fevereiro de 2012

Novela: Brega e Chique

Glória Menezes e Marília Pêra como Rosemere e Rafaela. 
Patrícia Pillar e Marcos Paulo como Ana Cláudia e Luiz Paulo.
Autor: Cassiano Gabus Mendes.
Capítulos: 173.
Horário: 19h.
Exibição: 20 abril-7 novembro 1987.
Elenco: Glória Menezes, Marília Pêra, Marcos Paulo, Nívea Maria, Cássia Kiss, Cássio Gabus Mendes, Fábio Sabag, José Augusto Branco, Patrícia Pillar, Cristina Mullins, Jayme Periard, Patrícia Travassos, Percy Aires, Célia Biar, Hélio Souto, Paula Lavigne, Neuza Amaral, Tarcísio Filho, Tato Gabus Mendes, Kacá Barrete, Fabiane Rocha, Susy Camacho, Bárbara Fazio, Paulo César Grande, Ângela Figueiredo, Valéria Keller, Anita Terrana, Joana Rocha, Marco Nanini, Dennis Carvalho, Jorge Dória e Raul Cortez.
Sinopse: Para escapar da falência, o empresário Herbert Alvaray (Jorge Dória), que sempre escondeu ter duas famílias, simula sua morte e foge do país. A esposa oficial, Rafaela (Marília Pêra), fica endividada e se muda para a periferia de São Paulo, onde conhece a pobre e brega Rosemere da Silva (Glória Menezes), a outra esposa de Herbert, que, inesperadamente, herda uma fortuna em dólares. 
Rosemere ensina Rafaela a economizar, e esta dá aulas de etiqueta para a nova-rica, que é cortejada pelo grosseirão Baltazar (Dennis Carvalho). Rafaela se envolve com o secretário de Herbert, Montenegro (Marco Nanini). A trama dá uma virada quando Herbert, após uma cirurgia plástica, retorna ao país com o nome de Cláudio Serra (Raul Cortez). As duas descobrem toda a farsa e ainda constatam que há outra mulher na vida dele: Zilda (Nívea Maria), amiga de Rafaela. 
No fim da história, Herbert morre dormindo, sonhando com seu verdadeiro rosto. Rafaela, Rosemere e Zilda refazem suas vidas, ao lado, respectivamente, de Montenegro, Baltazar e Pedro (Paulo César Grande), e dividem os dólares que Herbert guardava uma conta na Suíça.
Curiosidades:
  • Teve média de 62 pontos de audiência. 
  • A novela teve diversos destaques, como: Marília Pêra como a afetada Rafaela, Marco Nanini como o atrapalhado Montenegro, Raul Cortez como Cláudio Serra, Dennis Carvalho como o grosseirão Baltazar e Cássio Gabus Mendes como o analfabeto Bruno.
  • Foi a segunda novela em que Marcos Paulo e Tato Gabus Mendes trabalharam juntos, a primeira foi em Sinhá Moça (86), como Rodolfo e José, a terceira foi em Quatro Por Quatro (94), como Gustavo e Alcebíades, e a quarta foi em Páginas da Vida (2006), como Diogo e Leandro.
  • Título Provisório: Goiabada e Caviar.
  • Marcou a volta de Marília Pêra às novelas, depois de afastada de Supermanoela (74).
  • A novela ganhou dois troféus Imprensa em 1987 (melhor novela e melhor atriz) e um prêmio APCA (melhor atriz)
  • A novela foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 31 de julho de 1989 e 19 de janeiro de 1990, em 125 capítulos.
Fontes:
TV Globo: Novelas e Minisséries.

Espero que gostem.
ME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui, incluindo o seu nome, lugar onde mora e o seu comentário.